Buscar

Avaliação Complementar Gabarito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Materiais
Prof. Ms. Douglas Ferreira Goios
Aluno: _________________________________________________________ RA: ___________________ 
Avaliação Complementar (2,0 pontos)
(0,7 pontos) Indique as afirmações abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F):
( F ) Quanto maior a força de tração aplicada a um material menor a tensão que ele estará submetido.
( F ) Quanto maior o módulo de elasticidade de um material maior será seu alongamento, quando submetido a forças iguais.
( V ) A área da seção transversal de um material é inversamente proporcional a tensão que ele está submetido quando aplicada uma força de tração sobre ele.
( V ) Corpos de prova com formatos diferentes e seções transversais com mesma área e módulos de elasticidade diferentes, quando sujeitos a forças de tração iguais terão tensões também iguais.
(0,6 pontos) Uma barra de aço foi submetida a uma força de tração cuja carga atingiu 6,5 t. Sabendo que o módulo de elasticidade do aço é de 207 x 10³ MPa, e que a seção transversal da barra de aço é quadrangular cujo lado mede 2,5 cm e possui comprimento de 70 cm, determine:
A tensão aplica sobre esta barra de aço; R: 104 MPa
O alongamento elástico desta barra de aço; R: 0,3517 mm
(0,7 pontos) Em um ensaio de tração utilizou-se um corpo de prova com 8 mm de diâmetro da região útil e comprimento inicial de 70mm. A carga máxima registrada durante o ensaio foi de 8,6 t e a carga durante a ruptura final foi de aproximadamente 7,5t e a deformação plástica teve seu inicio com uma carga de 8 t. A região de ruptura final possuía um diâmetro de 7,5 mm e sua ductilidade quanto ao alongamento foi de 25%. Calcule:
A tensão no momento de maior carga; R: 1.710.915.636 N/m²
A tensão de ruptura; R: 1.697.652.725 N/m²
Ductilidade expressa como estricção. R: 12,1 %
O maior comprimento do corpo de prova. R: 87,5mm
Aluno: _________________________________________________________ RA: ___________________ 
Avaliação Complementar (2,0 pontos)
(0,7 pontos) Indique as afirmações abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F):
( V ) Quanto menor a força de tração aplicada a um material menor a tensão que ele estará submetido.
( V ) Quanto maior o módulo de elasticidade de um material menor será seu alongamento, quando submetido a forças iguais.
( F ) A área da seção transversal de um material é diretamente proporcional a tensão que ele está submetido quando aplicada uma força de tração sobre ele.
( F ) Corpos de prova com formatos diferentes e seções transversais com mesma área e módulos de elasticidade diferentes, quando sujeitos a forças de tração iguais terão tensões diferentes.
(0,6 pontos) Uma barra de aço foi submetida a uma força de tração cuja carga atingiu 6,3 t. Sabendo que o módulo de elasticidade do aço é de 207 x 10³ MPa, e que a seção transversal da barra de aço é quadrangular cujo lado mede 3,5 cm e possui comprimento de 70 cm, determine:
A tensão aplica sobre esta barra de aço; R: 51,42 Mpa
O alongamento elástico desta barra de aço; R: 0,1739 mm
(0,7 pontos) Em um ensaio de tração utilizou-se um corpo de prova com 8 mm de diâmetro da região útil e comprimento inicial de 70mm. A carga máxima registrada durante o ensaio foi de 8,2 t e a carga durante a ruptura final foi de aproximadamente 7,1t e a deformação plástica teve seu inicio com uma carga de 7,8 t. A região de ruptura final possuía um diâmetro de 7,5 mm e sua ductilidade quanto ao alongamento foi de 20%. Calcule:
A tensão no momento de maior carga; R: 1.631.338.165 N/m²
A tensão de ruptura; R: 1.607.111.247 N/m²
Ductilidade expressa como estricção. 12,11%
O maior comprimento do corpo de prova. 84 mm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais