Buscar

ESTUDO DIRIGIDO CASOS CLÍNICOS FARMACOLOGIA BÁSICA FARMÁCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º) Paciente Ana, 55 anos, queixa-se de dores gástricas, principalmente pela manhã. Ao consultar-se com um gastroenterologista, tem solicitada uma endoscopia. Após a realização do exame, o médico constata que a paciente tem gastrite e que pode ser portadora de Helicobacter pylori, sendo solicitada uma biópsia. Em sua prescrição, estava o medicamento omeprazol de 20 mg (cápsulas) em jejum e aguardaria o resultado da biópsia para verificar a necessidade do uso de antibióticos para o tratamento da possível infecção por H. pylori. Alguns dias depois do resultado da biópsia, não havia presença da bactéria. A paciente iniciou com o medicamento e relatou ao médico que continuava sentindo as dores gástricas, mesmo com o uso do omeprazol. Ao verificar a pouca eficácia do medicamento na dosagem de 20 mg, o médico aumentou a dosagem para 40 mg. A paciente continuou sentindo as dores. Ao chegar à drogaria onde comprou o medicamento, relatou ao farmacêutico que a medicação não estaria tendo eficácia para o seu tratamento, pois “tratava-se de um genérico e genérico não presta”. O farmacêutico, notando a irritação da paciente, levou-a até a sala da atenção farmacêutica e começou a entrevistar a mesma.
Farmacêutico: - Sra. Ana, a senhora tem tomado a medicação em jejum, conforme a prescrição?
Sra. Ana: - Sim, doutor. Inclusive é a primeira coisa que faço no dia, antes até de escovar os dentes.
Farmacêutico: - OK. Mas a senhora toma café imediatamente?
Sra. Ana: - Não demoro muito, pois tenho de trabalhar. Às vezes não consigo engolir a cápsula e abro, retiro o pó que tem dentro e “coloco” na água. 
De acordo com os seus conhecimentos, responda ao que se pede:
Houve alguma ineficácia no tratamento? A prescrição foi adequada?
Quais teriam sido os erros da Sra. Ana?
O medicamento genérico funcionaria? Por quê?
Explique o que pode ter afetado a qualidade do tratamento. Fale sobre o pH do estômago e do intestino, o pK do fármaco, ionização e não ionização e confronte estas informações com o percentual de absorção encontrado.
O efeito do omeprazol em cápsulas seria local ou sistêmico? Diferencie as duas modalidades.
2º) O senhor Luiz, aposentado, 78 anos, hipertenso, diabético, com histórico de IAM, AVC, dá entrada em um pronto-socorro de um hospital queixando-se de fortes dores no peito e na cabeça. Relatou estar vindo de um churrasco regado a bebida alcoólica e ser usuário de losartana potássica 50 mg e hidroclorotiazida 25 mg. Após a aferição de sua P.A., constatou-se um resultado expressivo: o paciente estava com 180 mmHg de pressão sistólica e 120 mmHg de pressão diastólica. Também se realizou o ECG do paciente, não sendo encontrados problemas maiores. Imediatamente, foi colocado um comprimido de captopril 25 mg sublingual e o paciente ficou em observação. Após 30 minutos, uma nova aferição de P.A. foi realizada, verificando-se uma redução para 130 mmHg por 80 mmHg. O paciente recebeu alta em seguida.
Responda ao que se pede:
Por que a opção pela via sublingual ao invés da via oral? Justifique explicando o conceito de Efeito de primeira passagem e Biodisponibilidade e a correlação existente entre esses dois conceitos.
Efeito de primeira passagem é sempre maléfico ao efeito do fármaco? Como o efeito de primeira passagem pode prejudicar a eficácia de um fármaco?
Quais fatores interferem na absorção de um fármaco?
Como os alimentos interferem?
Todas as vias de administração de fármacos necessitam de absorção? Justifique exemplificando.
3º) Paciente João dá entrada em uma emergência queixando-se de fortes dores intestinais. Imediatamente, o médico do pronto socorro solicita que seja aplicado o medicamento escopolamina (Buscopam®) intravenoso no indivíduo. Após a verificação de melhoras no quadro clínico do paciente, ele recebeu alta e pode ir para sua casa.
Justifique a opção pela via intravenosa.
Aponte vantagens e desvantagens da via intravenosa.
4º) Paciente M.S, 25 anos, possuidora de sinusite inicia o tratamento com AMOXICILINA, VO, 875 mg, 12-12 h; porém, é época de festa e M. gosta de “tomar uma”. Lamentando-se que se esqueceu de perguntar ao médico no consultório, ela lembra que existe um bom profissional para informá-la e reporta-se à farmácia. Chegando ao estabelecimento, pergunta ao farmacêutico se pode fazer uso de bebida alcoólica durante o fim de semana, pois ouviu falar que “corta o efeito”. 
A dúvida dela de fato procede?
Como você justificaria a resposta da pergunta acima com os conhecimentos de farmacocinética? Explique inibição enzimática e indução enzimática.
Como você orientaria a paciente? Escreva o texto com sua fala.
Quais fatores podem afetar a metabolização de um fármaco?
O que é o complexo CYP450 e como atua?
5º) Paciente A.C., 30 anos, dá entrada no hospital devido a uma infecção causada pela Chlamydia e lhe é receitada Tetraciclina VO, 6,625-12,5 mg/kg, 6/6h. Porém por ser uma droga que apresenta caráter ácido, lhe causa grande ardência epigástrica e por isso é pedido leite ou um antiácido. O seu pedido é negado.
Por que o pedido foi negado?
Explique a interação com o leite e com o antiácido. 
Como você orientaria a paciente?

Outros materiais