Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

29/03/2018 22:05:20 (Finalizada)
	Disciplina: CEL0246 - POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
	 
	Ref.: 201608332201
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na política educacional dos anos 90, as principais reformas foram influenciadas por tendências neoliberais indicadas pelo chamado/a:
		
	 
	Banco Mundial.
	 
	ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente).
	
	FUNDEF(Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).
	
	OCDE (Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).
	
	ONU(Organização das Nações Unidas).
	
	 
	Ref.: 201608150696
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As orientações internacionais que influenciaram na política educacional interna do país nos anos 90, defendiam que uma recessão inicial com a aplicação das medidas propostas pelo Banco Mundial seriam necessárias para conduzir o país ao desenvolvimento, com o decorrer dos anos ficou constatado:
		
	
	Igualdade entre as classes sociais
	 
	crescimento dos índices de pobreza e miséria.
	 
	diminuição do desemprego entre as classes populares.
	
	melhor distribuição de renda no país.
	
	desenvolvimento autônomo e sustentável do país.
	
	 
	Ref.: 201608336773
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Nos anos 90, a política educacional brasileira estava aliada a uma visão Neoliberal e sob a orientação do Banco Mundial. Assim, foram sendo instituídas e implementadas um conjunto articulado de reformas educacionais. Qual o presidente do Brasil no momento narrado acima?
		
	
	( ) Tancredo Neves
	 
	( ) Fernando Henrique Cardoso
	
	( ) Rodrigues Alves
	
	( ) Jânio Quadros.
	
	( ) Juscelino Kubitschek
	
	 
	Ref.: 201608150671
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A ideologia neoliberal, apresentada como única via para enfrentar a crise econômica nacional, ocupou paulatinamente credibilidade junto às elites brasileiras e tornou-se hegemônica a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Diante dessa afirmativa é INCORRETO afirmar que?
		
	
	O Estado repassa a responsabilidade do investimento na educação para outros setores da sociedade e a formulação e o controle da aplicação dessa política são altamente centralizados
	 
	A concepção neoliberal que passou a orientar essa política educacional tratou a educação não mais como um direito do cidadão, mas sim como uma mercadoria.
	
	A política educacional se caracteriza pela ideologia do racional e eficiente e é apontada como capaz de reduzir os custos, o que implica na divisão de responsabilidades entre o Estado e a sociedade.
	
	A política educacional brasileira dos anos 90 foi implementada através de um conjunto articulado de reformas. Essas reformas foram orientadas por órgãos internacionais que preconizavam uma ideologia neoliberal no que tange à educação. Esses órgãos foram: Banco Mundial e FMI.
	 
	A sociedade, organizada nas mais diversas dimensões, participa da elaboração das reformas educacionais na política dos anos 90, entendendo a Educação como um direito do cidadão.
	
	 
	Ref.: 201608150684
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A política educacional brasileira, dos anos 90, foi implementada através de:
		
	
	Princípios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente
	 
	Um diagnóstico feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas do MEC.
	
	Projetos e programas do MEC, com orientação do Conselho Nacional de Educação.
	
	Normas Nacionais com orientações dos órgãos da sociedade que militam na educação brasileira.
	 
	Um conjunto articulado de reformas, com orientação do Banco Mundial.
	
	 
	Ref.: 201608150593
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA: A "Conferência de Educação para Todos", que aconteceu em março de 1990, em Jomtien, na Tailândia, foi organizada e financiada por diferentes Agências Internacionais, como por exemplo, o Banco Mundial. Ela estabeleceu que a educação deve ser assegurada:
		
	
	pela Igreja
	 
	apenas pelas ONGs
	
	apenas pelo Estado
	
	pelo Estado e pelas ONGs
	 
	todos os setores da sociedade
	
	 
	Ref.: 201608150693
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma das principais articulações do governo federal para ampliar o atendimento ao ensino fundamental, sem aumentar os recursos destinados a esse nível de ensino foi:
		
	
	redução ao atendimento na educação infantil.
	
	salas de recursos especiais em cada escola
	
	assistência técnica aos estados e municípios.
	
	criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino - FNDE.
	 
	processos de municipalização do ensino.
	
	 
	Ref.: 201608715769
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em 1989, no bojo do reaganismo e do tatcherismo, diversos economistas latino-americanos de perfil liberal, funcionários de agências financeiras internacionais e representantes do governo norte-americano reuniram-se em Washington para avaliar as reformas econômicas em curso na América Latina. As conclusões do encontro, resumidas em dez regras gerais, ficaram conhecidas como Consenso de Washington. Embora tivessem, em princípio, caráter acadêmico, as conclusões do Consenso converteram- se em receituário imposto por agências internacionais para concessão de créditos: os países que quisessem empréstimos do FMI, por exemplo, deveriam adequar suas economias às novas regras. (Adaptado de João José Negrão. Para conhecer o Neoliberalismo. Publisher Brasil, 1998) Indique a alternativa que expõe corretamente algumas das regras do Consenso de Washington:
		
	
	Ampliação da legislação de controle do processo econômico e das relações trabalhistas; disciplina fiscal, por meio da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando o deficit público; eliminação de restrições ao capital externo, permitindo o investimento estrangeiro direto.
	 
	Eliminação de restrições ao capital externo, permitindo o investimento estrangeiro direto; disciplina fiscal, por meio da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando o deficit público; privatização, com a venda de empresas estatais.
	
	Privatização, com a venda de empresas estatais; focalização dos gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura; restrição ao comércio exterior, com o aumento das alíquotas de importação.
	
	Estatização de empresas de energia; focalização dos gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura; disciplina fiscal, por meio da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando o déficit público.
	 
	Focalização dos gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura; ampliação das restrições ao capital externo, limitando o investimento estrangeiro direto; privatização, com a venda de empresas estatais.

Outros materiais