Buscar

APOL 2 Marketing Aplicado a Logística Negócios Eletrônicos

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Marketing Aplicado a Logística
As empresas sobrevivem da manufatura de matérias primas, porém, em um cenário cada vez mais globalizado se torna um desafio muito maior entregar o que foi produzido, sendo tarefa também da área de marketing auxiliar para que seja efetuada de forma correta e cada vez mais rápida essa etapa tão importante para o cliente, que é o recebimento do produto adquirido. Se a maior missão da empresa é entregar, antes disso acontecer é preciso vender, e é aí que o marketing se faz importante e essencial, pois justamente com as demais áreas da empresa (custos, financeiro e compras), que se realiza uma importante etapa para a empresa.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequencia assinale aquela que expressa o que se faz como uma importante etapa para a empresa, vinculando o marketing as demais áreas da empresa.
Previsão de demanda.
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra D. Rota de Aprendizagem III. Contextualizando. P. 3.
Questão 2/5 - Negócios Eletrônicos
Estamos vivendo uma época onde as empresas estão de todas as formas tentando usar a tecnologia para melhorar sua competitividade. Há organizações que estão bem avançadas nesse sentido, usando tecnologias de ponta e processos que estão aderentes as tecnologias da informação e comunicação, fazendo da TI parte essencial de sua estratégia. Existem outras não tão avançadas, mas que já usam a tecnologia como parte importante de suas atividades operacionais. Outras organizações têm parte de seus processos bem apoiados na tecnologia e outras atividades nem tanto, em algumas situações os custos para implantação de processos automatizados ainda são altos, o que de certa maneira dificulta a implantação. Todavia podemos classificar as organizações em três tipos, de acordo com o nível de uso da tecnologia da informação.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando os três tipos de organização conforme o uso da tecnologia.
 I) Empresas nacionais.
 II) Empresas multinacionais.
 III) Empresas tradicionais.
 IV) Empresas mistas.
 V) Empresas virtuais.
 
Assinale a alternativa correta:
	B
	F – F – V – V – V
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra B. Rota de Aprendizagem III. Tema 5.2: Empresas tradicionais, mistas e virtuais. P. 11.
Questão 3/5 - Negócios Eletrônicos
O e-business pressupõe que a transação comercial seja feita de modo virtual, em sua totalidade. Isso inclui o pagamento e a transferência de fundos, portanto o comércio eletrônico precisa de sistemas que aceitem o pagamento eletrônico. A base dos sistemas de pagamento eletrônico é o Electronic Data Interchange (EDI) – intercâmbio eletrônico de dados. O EDI é a implementação de softwares e protocolos de comunicação que permitem sistemas de tecnologias diferentes enviar e receber dados entre si. O conceito do EDI é antigo, remonta aos anos 1960, e no e-business ele vem sendo aplicado especialmente para os pagamentos eletrônicos. A difusão do e-commerce fez com que esses sistemas tenham evoluído ao longo dos anos para facilitar e agilizar os pagamentos, além de proporcionarem segurança cada vez maior.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se refere aos meios de pagamento utilizados no comércio eletrônico.
 ( ) Pagamento direto no balcão do lojista.
 ( ) Boleto bancário.
 ( ) Cartão de débito / transferência eletrônica.
 ( ) Cartão de crédito.
 ( ) Dinheiro eletrônico.
Assinale a alternativa correta:
	B
	F – V – V – V – V
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra B. Rota de Aprendizagem III. Tema 6.2: Meios de Pagamentos Eletrônicos. P. 14
Questão 4/5 - Marketing Aplicado a Logística
Entender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e, principalmente, como eles fazem suas escolhas pode fazer toda a diferença na hora de colocar algumas estratégias em prática. Para serviços, é importante ainda ir mais fundo e compreender o modo como eles escolhem, constroem suas experiências e avaliam os serviços ofertados. Parece algo bastante subjetivo, mas o comportamento do consumidor é caracterizado pelas atividades mentais e emocionais que ocorrem no momento da seleção, da compra e do uso dos produtos e serviços.
A partir dos materiais disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequencia assinale aquela em que é correto afirmar que
	B
	A cadeia de abastecimento é bem comentada sob esta perspectiva do marketing, pois ela estudará de que forma o produto chegará para o consumidor final, analisando a viabilidade, acessibilidade, os modais, a demanda e o segmento do mercado, que público a empresa quer atingir.
Questão 5/5 - Negócios Eletrônicos
Uma boa gestão de cadeia de suprimentos é feita com base em informações precisas e de qualidade. Todos os elos da cadeia devem compartilhar informações a fim de que o objetivo final seja alcançado: entregar os produtos certos, íntegros e no prazo acordado ao seu comprador. No e-business a informação circula por meios eletrônicos, daí o termo e-SCM, isto é, a gestão eletrônica da cadeia de suprimentos. Esta gestão, em resumo, é a gestão das informações da cadeia usando os sistemas informatizados, baseados na internet. Estes sistemas devem integrar as informações dos fornecedores, lojas e demais elementos da cadeia. Mas o que difere a gestão da cadeia de suprimentos no e-business e o que caracteriza o e-SCM?
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando a gestão da cadeia de suprimentos no e-business e o que caracteriza o e-SCM. 
 ( ) Procura por suprimentos em qualquer lugar do mundo.
 ( ) Estratégia centralizada e global, mas com aplicação local.
 ( ) Desenvolvimento e implantação dos modelos de contabilização.
 ( ) Integração de todos os processos e sistemas de medição de cadeia de suprimentos.
 ( ) Gestão da informação entre a empresa e os setores.
 
Assinale a alternativa correta:
	C
	V – V – V – V – V
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra C. Rota de Aprendizagem III. Tema 8.2: Sistemas de e-SCM. P. 22/23

Outros materiais