Buscar

Por que não ensinamos cálculo na escola de segundo grau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"Por que não ensinamos cálculo na escola de segundo grau? Será que é um assunto muito difícil? ... E nos outros países, como é a situação? É ou não conveniente introduzir o cálculo no ensino? Por que? Como fazer isso? (ÁVILA, 1991, p.1). Relate a sua opinião em relação a esses questionamentos. 
 Segundo nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s) (BRASIL-1998) encontra-se que o currículo do Ensino Médio precisa ser estruturado de forma a garantir ao aluno que amplie e aprofunde os conhecimentos matemáticos adquiridos anteriormente, integrando-o com outras áreas do conhecimento. Porém na prática não é bem assim que os conteúdos são trabalhados já que as avaliações institucionais como o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação Escolar da Educação Básica) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), promovidos pelo Governo Federal revelam que o aluno se forma com muita defasagem matemática tendo dificuldades em conceitos e procedimentos fundamentais, tais como operar com números reais, interpretar gráficos e tabelas, dentre outros problemas que envolve a matemática.
 No ingresso do ensino superior esses mesmos alunos se deparam com disciplinas que envolvem calculo diferencial e integral, matéria da qual alguns cursos obrigam como obrigatórias e obtém os maiores índices de reprovação e é dai que surge uma grande opinião, um questionamento sobre introduzir esse método de ensino em escolas públicas e particulares no Brasil. Mas como se os alunos não entendem nem o básico do calculo I.
 Segundo Ganem, Joseph um PH.D um professor de física na Loyola University Maryland e autor do livro premiado: The Two Headed Quarter: Como ver através de números enganosos para economizar dinheiro em tudo o que você compra, que ensina um raciocínio quantitativo aplicado às decisões financeiras.
Estamos no meio do paradoxo na educação matemática. À medida que mais estados se esforçam para melhorar os currículos de matemática e aumentar os resultados de testes padronizados, mais alunos aparecem na faculdade despreparados para matemática de nível universitário. O fracasso da educação matemática pré-universitária tem profundas implicações para o futuro dos programas de física nos Estados Unidos. (...). (Joseph Ganem, PH.D, 2010).
 Segundo o mesmo autor explica ainda que a matemática é extremamente difícil reduzir o desenvolvimento até porque a caminhada não é ensinada a crianças de seis meses e a leitura não é ensinada a crianças de dois anos porque as crianças não estão preparadas para o desenvolvimento nessas idades para essas habilidades. O autor explica também que ensinar álgebra avançada no ensino médio empurra conceitos sobre estudantes que estão além do desenvolvimento normal naquela idade. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parametros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
GANEM, J. Aprendizagem, Inovação e Tecnologia. Bombas e Descobertas. Por que nossos filhos não recebem matemática. Paradoxo de matemática: The Widening Gap entre o ensino médio e as matemáticas da faculdade. Três razões surpreendentes por que? Disponível em: <https://www.thedailyriff.com/articles/can-america-figure-out-math-43.php&prev=search> Acesso em 14 out. 2017.

Outros materiais