Buscar

Plexos nervosos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo sobre: PLEXOS NERVOSOS
 Plexo Braquial: O plexo braquial é formado pela união dos ramos ventrais dos quatro nervos cervicais inferiores e pela maior parte do ramo ventral do primeiro nervo torácico, mas, frequentemente, recebe também contribuições do quarto nervo cervical ou do segundo nervo torácico, ou de ambos.
 Quando a contribuição do quarto cervical é grande e a contribuição do primeiro torácico é pequena, o plexo é descrito como prefixado em relação a coluna vertebral. Ao contrario, quando a contribuição do primeiro e do segundo nervos torácicos é grande, o plexo é chamado pos-fixado.
 Os ramos ventrais (o quinto e sexto nervos cervicais) unem-se para formar o tronco superior. O sétimo permanece isolado como o tronco médio. E o oitavo cervical e o primeiro torácico unem-se para formar o tronco inferior.
 Cada tronco, a seguir, fornece uma divisão anterior e uma posterior, e essas divisões propiciam uma indicação geral de quais fibras seguem para frente do membro e quais seguem para tras. As divisões anteriores dos troncos superior e médio unem-se para formar o fascículo lateral. A divisão anterior do tronco inferior permanece isolada formando o fascículo medial. As três divisões posteriores unem-se para formar o fascículo posterior.
 O plexo braquial é, assim, composto sucessivamente de:
Ramos ventrais e troncos situados no pescoço em relação com a artéria subclávia;
Divisões que, em geral, se descrevem como localizadas, aproximadamente, atrás da clavícula e;
Fascículos e ramos situados na axila, em relação com a artéria axilar.
 Os ramos mais importantes do plexo braquial são os nervos mediano, ulnar, radial, musculocutaneo e axilar.
 Plexo cervical: Os ramos ventrais dos quatro primeiros nervos cervicais unem-se para formar o plexo cervical, enquanto que os quatro inferiores, juntamente com grande parte do primeiro torácico, se reúnem para formar o plexo braquial. 
 Cada um dos ramos ventrais recebe um ou mais ramos comunicantes a partir dos gânglios cervicais no tronco simpático. Esses ramos comunicantes contem fibras pos-ganglionares.
 Plexo sacral: O ramo ventral do quarto nervo sacral apresenta uma divisão superior e outra inferior; a divisão superior e os primeiros três ramos ventrais, combinam-se no tronco lombossacral para formar o plexo sacral. Cada ramo que contribui para o plexo sacral conecta-se a um único gânglio do tronco simpático sacral por um ou mais ramos comunicantes

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes