Buscar

APOL EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos, no cenário brasileiro, nasce da união e compromisso estabelecido entre a alfabetização e a educação popular. Aquela [- a educação de adultos -] [...] destinando-se a grandes contingentes populacionais, ao mesmo tempo em que contribuísse para que estas pessoas voltassem a acreditar na possibilidade de mudança e melhoria de suas vidas [...]. Esta – a educação popular – era concebida como um instrumento de libertação das classes subalternas, exploradas e expulsas da mínima condição de sobrevivência digna e humana [...]. Compreendia-se a educação de adultos inserida na educação popular, no sentido de que o compromisso para com a transformação das condições de opressão e dominação da população constituía-se em bússola para orientar os diferentes trabalhos e práticas de educação de adultos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: Intersecções na vida cotidiana. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602007000100005>. Acesso em 20 fev. 2017.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a concepção de educação de adultos versus a concepção de educação popular, assinale a afirmativa correta no que diz respeito à concepção de educação de adultos:
	
	A
	A educação de adultos é um paradigma educacional oriunda de movimentos sociais que dão vida à prática coletiva construída com a classe trabalhadora ou com a classe menos favorecida.
	
	B
	A educação de adultos articula o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.
	
	C
	A educação de adultos foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores.
	
	D
	Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor da educação de adultos no Brasil.
	
	E
	A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.
Questão 2/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A ação educativa junto a adolescentes e adultos no Brasil não é nova. Sabe-se que já no período colonial os religiosos exerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos. [...] No campo dos direitos legais, a primeira Constituição brasileira, de 1824, firmou, sob forte influência europeia, a garantia de uma ‘instrução primária e gratuita para todos os cidadãos’, portanto também para os adultos. Pouco ou quase nada foi realizado nesse sentido durante todo o período imperial, mas essa inspiração iluminista tornou-se semente e enraizou-se definitivamente na cultura jurídica, manifestando-se nas Constituições brasileiras posteriores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  Escolarização de jovens e adultos. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200007>. Acesso em 15 fev. 2017.
 
	Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a educação do adulto na legislação, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas. 
	I. ( ) O adulto, nos primeiros programas governamentais, vivenciava uma educação nos moldes daquela desenvolvida com as crianças.
	II. (  ) Com o acúmulo de experiências e com o avanço da concepção da educação popular, passa a haver uma interrogação acerca dos conteúdos e metodologias que fundamentavam a educação oficial de adultos.
	III. (  ) No âmbito dos direitos legais, aos poucos, novas metodologias passam a integrar a denominada Educação de Jovens e Adultos de modo que os sujeitos dessa modalidade de ensino começam a ser pensados não mais como crianças, mas como trabalhadores ou jovens com saberes adquiridos pela vasta experiência de vida.
	IV. (  ) Atualmente, as metodologias de ensino e de aprendizagem empregadas ao público infantil continuam sendo as mesmas direcionadas aos sujeitos da EJA. Isso, conforme prevê a legislação atual voltada à EJA, se deve ao fato de crianças e adultos terem a mesma vivência e experiência de vida, portanto, não há motivos de a educação ser diferenciada para os dois públicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 3/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Leia o seguinte fragmento de um artigo:  
“Moacir Gadotti acredita que a criação de um novo termo para designar o que Paulo Freire já obtinha em sua alfabetização é, assim como Emília Ferreiro defende, um ‘retrocesso conceitual’, uma supervalorização do que poderia ser chamada ‘cultura escrita’, desvalorizando a visão de Freire, pois alfabetização passa a ser simplesmente codificação e decodificação, mas, na realidade, em Paulo Freire se ultrapassa esta definição, sua visão é como leitura do mundo que precede a da palavra, visão crítica e que traz transformação”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Edmilsa Santana De. Alfabetização e letramento na visão de Paulo Freire. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf>. Acesso em 10 fev. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a quarta característica da concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. A quarta característica refere-se à alfabetização no sentido de conscientização política.
II. Essa característica não leva em consideração a trajetória de vida e os aspectos econômicos dos educandos.
III. Essa característica refere-se a imposições de um ideal político.
IV. Essa característica relaciona-se aos temas geradores que não são propostos aleatoriamente, pois fazem parte da realidade vivenciada pelos educandos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 4/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Atente para o seguinte fragmento de texto:
 “Para Vieira Pinto [...], compete ao educador praticar um método crítico de educação de adultos, dando ao aluno a oportunidade de alcançar a consciência crítica. Neste sentido, não basta formar para o trabalho, o educador tem que se comprometer em trabalhar na intenção de que o educando adulto desenvolva sua consciência crítica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA. Cristiane Rodrigues de Viveiros. Álvaro Vieira Pinto e a educação de adultos. Ler e escrever com histórias do cotidiano. FERNANDES, Adriana Aparecida et al. <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/46%20Prat.%20Marijane%20II.pdf>. Acesso em 20 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a posição de Álvaro Vieira Pinto, autor do livro Sete lições sobre a educação de adultos, sobre a noção crítica de alfabetização:
I. Para o autor, é impossível apresentar ao educando imagens de seu dia a dia, de seu modo de vida a fim de gerar reflexão, ação e crítica.
II. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma consciência crítica de si e de sua realidade.
III. O método crítico, para o autor, permite que o analfabeto seja visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita.
IV. Para o autor, o método críticovisa constituir no educando uma posição de oprimido ou opressor, atuando em uma dessas perspectivas em sua sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 5/5 - Educação de Jovens e Adultos
Considere a seguinte informação: 
“O MEB [Movimento de Educação de Base] apresenta à sociedade brasileira um serviço de capacitação de agentes de educação de base que está sendo operacionalizado através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB [Conferência dos Bispos do Brasil], bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da educação popular [...]. [Sua] concepção e pedagogia privilegiam não apenas o processo e a caminhada de indivíduos analfabetos considerados isoladamente, mas sua inserção e promoção, na busca da autonomia pessoal e de suas comunidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEISIEGEL, C. de R. MEB: Movimento de Educação de Base. <http://www.meb.org.br/quem-somos/>. Acesso em 16 fev. 2016. 
Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os encaminhamentos voltados à Educação de Jovens e Adultos quando da criação do Movimento de Educação de Base (MEB) em março de 1961, analise as afirmativas a seguir:
	I. (  ) Criado em 1961 e vinculado à Igreja Católica, com apoio do Governo Federal, o MEB propunha-se a desenvolver um programa de alfabetização e educação de base a jovens e adultos por meio de escolas radiofônicas.
	II. (  ) Nas escolas radiofônicas que trabalhavam tendo em vista a proposta de educação do MEB, um monitor voluntário estabelecia as ligações entre conteúdos didáticos e a atividade dos alunos e, em seguida, promovia debates sobre os temas focalizados pelo professor-locutor.
	III. (  ) O MEB propunha-se a desenvolver uma educação de base como processo de “conscientização” das camadas populares, para a valorização plena do homem e consciência crítica da realidade, visando sua transformação. Portanto, temas como sindicalismo e processo de sindicalização rural faziam parte das ações educativas do MEB.
	IV. (  ) O MEB, por ser ligado à Igreja Católica, foi constituído para lançar a campanha contra a erradicação do analfabetismo dos católicos do Brasil. Assim sendo, as escolas que se propunham a desenvolver uma educação voltada aos objetivos do referido movimento tinham como prioridade diminuir os índices de analfabetismo dos católicos brasileiros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F

Outros materiais