Buscar

Questão DIDATICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 2/5 
A Pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento iniciou-se com um 
grupo de reflexão e avaliação em busca desta construção, a fim de: 
“abrir novos caminhos para a elaboração de propostas concretas para o ensino, desenhando o contorno dos referenciais para a avaliação escolar. a organização desse trabalho previa dois processos simultâneos: um processo de investigação exploratória sobre a prática docente um processo de formação daquele grupo de professores, viabilizando a unidade pesquisa -formação. Imaginava-se que, por meio da reflexão da prática, seria possível constituir ‘um 
processo que ultrapassasse o nível da crítica e da denúncia para produzir, de 
forma coletiva, propostas concretas de ações transformadoras”.
DALBEN, Ângela. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão 
pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 120. 
O texto dado descreve o processo inicial de investigação e elaboração da proposta da “sistematização coletiva do conhecimento” por Pura Martins. Com base nos conteúdos abordados no livro-base e na s aulas descreva duas das principais características da “pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento”.
RESPOSTA DO PROFESSOR CORRETA: 
É importante que o aluno cite ao menos duas características: é Esta concepção acredita na alteração do processo de construção de conhecimento e das relações sociais. é Enfatizam que a compreensão social se dá a partir da prática sobre a realidade social e não da assimilação 
de “bons conteúdos”. 
é Propõe a reorganização das relações sociais dentro da escola, isso a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na pratica social dos envolvidos no processo, para assim chegar à alteração das relações sociais. e Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento. e Considera a teoria expressão da prática assim, a prática é o elemento central na sua proposta. 
 (LIVRO-BASE, p. 23) 
Questão 5/5 
No período após o Golpe Militar de 1964, os debates sobre a didática alcançam 
importância no meio educacional, isto se deve em suma ao fato de a educação tornar-se prioridade do Plano Nacional de Desenvolvimento, com vistas ao crescimento econômico e ao desenvolvimento industrial. Neste período a racionalização do processo de trabalho e a hierarquização das organizações ganham força, sendo que se estabelece uma relação unilateral entre aqueles que pensam e dão as ordens e os trabalhadores, aqueles que executam. No caso da educação, por exemplo, o professor está subordinado ao pedagogo e ao psicólogo, por exemplo, devendo apenas dominar técnicas de intervenção derivadas do conhecimento científico.
Qual era o enfoque dado na formação do professor? (60%) 
Qual o enfoque da didática neste período? (40%) 
Nota: 20.0 
A formação do professor passa a ser por meio de treinamentos, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários à aplicação do conhecimento cientifico fundado na qualidade dos produtos, na eficiência e na eficácia. O professor é um técnico que domina as aplicações do conhecimento cientifico produzido por outros e convertido em regras de atuação. O professor deve aprender conhecimentos e desenvolver competências e atitudes adequadas para sua intervenção prática, apoiando-se nos conhecimentos que elaboram os cientistas básicos e aplicados. Não necessita chegar ao conhecimento cientifico, senão dominar as rotinas de intervenção técnica que se derivam daqueles. É O planejamento passa a ser o enfoque central da didática neste período. (LIVRO-BASE, p. 18-19) 
Resposta:
Diante da discussão dos 2 encontros nacional dos professores de didática em 1972 e 1982 respectivamente a formação dos professores passam a ser feitos por meio de treinamento, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários `a aplicação do conhecimento científico e no encontro de 1982 enfatiza-se a necessidade de formar educadores críticos e conscientes do papel da educação na sociedade, e mais comprometidos com as demandas das camadas populares cada vez mais presentes na escola e cedo dela excluidos. O enfoque da didática passa s ser fundamental a contextualização da prática pedagógica na busca por compreender a intima relação entre didática pensada e didática vivida.
Questão 1/5 
Didática teórica é aquela desenvolvida nos programas da disciplina, segundo pressupostos científicos que visam à ação educativa, mas distancia dos desta. São pressupostos abstratos que se acumulam sobre o processo de ensino, na busca de torná-lo mais eficiente. Didática prática é aquela vivenciada pelos professores nas escolas de 1º grau, a partir do trabalho prático em sala de aula, dentro da organização escolar, em relação com as exigências sociais. Esta não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudados em livros ou experimentados em laboratórios, mas tem em vista o aluno, seus interesses e necessidades práticas. MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002. p. 21. 
A partir destas definições Martins busca evidenciar a dicotomia entre teoria e prática que estão presentes nos cursos de formação docente. Com base nessas definições , nos conteúdos abordados nas aulas e no livro -base, descreva como é a relação teoria-prática na “pedagogia da 
sistematização coletiva do conhecimento”. 
O aluno deve ter claro que nesta proposta a teoria é a expressão da prática, sendo que as práticas são múltiplas e a ênfase esta na didática prática sobre a teórica, uma didática que parte do processo dado em sala de aula. Para estes teóricos o conhecimento é meio e não o objetivo. O elemento central é a ação prática, uma ação material e social determinante do processo. Assim é importante a alteração das formas de agir, pensar e sentir a própria situação escolar. Valoriza-se a prática do aluno e o problema posto por esta pratica. Deixam de cingir-se à transmissão-assimilação de conteúdos, ainda que críticos, e valorizam o próprio processo de fazer como elemento educativo. 
(LIVRO-BASE, p. 23) 
Resposta:
A teoria é a expressão da prática, sendo que as práticas são múltiplas e a ênfase está na didática prática sobre a teórica, uma didática q parte do processo dado em sala de aula, para estes teóricos conhecimento é meio não objetivo. elemento central é a ação prática, uma ação material e social determinante do processo. Assim é importante a alteração das formas de agir de pensar e sentir a própria situação escolar. valoriza-se a prática do aluno e o problema posto por esta prática. deixam a cingir -se à transmissão - assimilação de conteúdos, ainda que críticos, e valorizam o próprio processo de fazer como elemento educativo.

Outros materiais