Buscar

Apol ensino da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Leia o excerto abaixo:
“Se, por um lado, não dispomos de muitas reflexões acerca da improvisação, podemos, de outro lado, observar a crescente importância atribuída ao tema, seja por sua presença nas grades curriculares dos cursos de artes cênicas, seja pela aproximação entre improvisação e teatro escolar; seja pela manifestação dos grupos de teatro acerca da utilização de técnicas improvisacionais para a formação do ator”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUTRA, Sandro de Cássio. Improvisação teatral: conceitos e experiências no Brasil. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, 2009. p. 08. 
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a improvisação teatral, analise as assertivas e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas.
(  ) A improvisação é usada raramente, pois se opõe as montagens teatrais.
(  ) A commedia dell’arte tem como característica a improvisação.
( ) Grupos de teatro nos Estados Unidos, a partir dos anos de 1960, começaram a observar e analisar a improvisação.
(  ) No período Renascentista, a improvisação era muito utilizada por atores da commedia dell’arte. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	F – V – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é falsa, pois a improvisação sempre existiu dentro da prática teatral. As afirmativas II, III e IV são verdadeiras, visto que: “Temos o conhecimento do jogo de improvisação que existia no teatro da Renascença, chamado de commedia dell’arte, em que os atores se baseavam num roteiro com situações dramáticas, com personagens-tipos e improvisavam livremente, contracenando e divertindo a plateia. Entretanto, foi a partir dos anos 1960 que grupos de teatro nos Estados Unidos da América e, posteriormente, em todo o mundo passaram a investigar sobre os processos de criação da cena e trouxeram para o primeiro plano as experimentações com improvisação” (livro-base, p. 89).
	
	E
	V – V – F – F
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Analise o excerto de texto abaixo:
“O professor deve fazer um levantamento das formas artísticas que os alunos já conhecem e de suas respectivas habilidades, como tocar um instrumento musical, dançar, desenhar ou representar. Durante o ano letivo, as tendências e habilidades dos alunos para uma ou mais áreas da arte também devem ser detectadas e reconhecidas pelo professor”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Arte. Paraná, 2008. p. 82. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre as habilidades motoras e os estágios que as contemplam. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das vivências a seguir:
1. Habilidades de estabilização
2. Habilidades de locomoção
3. Habilidades de manipulação
4. Estágio cognitivo
5. Estágio associativo
(  ) Capacidade de equilíbrio.
(  ) Aptidão de chutar.
(  ) Competência de maior coordenação.
(  ) Dificuldade de coordenação.
(  ) Possibilidade de saltar e correr. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	B
	3 – 4 – 2 – 1 – 5
	
	C
	1 – 3 – 5 – 4 – 2
Você acertou!
“1. Habilidades de estabilização – equilíbrio estático ou dinâmico, girar, flexionar. 2. Habilidades de locomoção – andar, correr, saltar (na vertical ou horizontal), saltitar, galopar, escalar, rolar, escorregar. 3. Habilidades de manipulação – segurar, chutar, lançar, pegar, bater. 4. Estágio cognitivo – primeiras tentativas; uso exagerado do corpo; sem ritmo e sem coordenação. 5. Estágio associativo – maior controle e coordenação, ainda restritos ou exagerados (livro-base, p. 172-173).”
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4 – 5
	
	E
	1 – 3 – 5 – 2 – 4
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Avalie o trecho abaixo:
“O jogo dramático foi estudado por Peter Slade, pesquisador inglês, pioneiro no campo do teatro para crianças. Em seu livro ‘O Jogo Dramático Infantil’, publicado no Brasil, em 1978, o autor delineia um estudo sobre os jogos dramáticos, baseado em cerca de trinta anos de observação com crianças”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSETO, Robson. Jogos e improvisação teatral – UNICENTRO: Guarapuava, 2012. p. 15. 
Avaliando o fragmento de texto e os conhecimentos sobre Peter Slade, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A condução das propostas de Slade prioriza atividades individuais.
	
	B
	Sensibilização em grupo é parte integrante dos exercícios de Slade.
Você acertou!
“As proposições de Peter Slade (1978) nos conduzem a exercícios mais lúdicos e poéticos que podem ter uma grande recepção por um grupo que se sensibilize com elas” (livro-base, p. 109).
	
	C
	Os exercícios de Slade são em sua grande maioria antipoéticos e constrangedores.
	
	D
	A sensibilização é algo desnecessário para os exercícios de Slade.
	
	E
	As proposições de Peter Slade estão ultrapassadas segundo as propostas metodológicas do ensino de teatro na contemporaneidade.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Leia o excerto de texto a seguir.
“A teoria das inteligências múltiplas foi elaborada à luz das origens biológicas de cada capacidade de resolver problemas. A tendência biológica deve ser vinculada aos estímulos culturais. A linguagem, por exemplo, que é uma capacidade universal, ora pode apresentar-se como oratória, ora como escrita, ou secreta etc.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TRAVASSOS, Luiz Carlos Panisset. ‘Inteligências Múltiplas’. v. 01, n. 02. Revista de Biologia e Ciências da Terra, 2001. p. 04. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre as múltiplas formas de inteligência, enumere as explicações que se relacionam a cada inteligência:
1. Inteligência corporal-cinestésica
2. Inteligência lógico-matemática
3. Inteligência linguística
4. Inteligência espacial
5. Inteligência interpessoal
(  ) Destreza e coordenação são algumas de suas características.
(  ) Classificar, calcular, inferir.
(  ) Sensibilidade às cores, linhas, formas.
(  ) Percepção de expressões faciais, vozes, gestos.
(  ) Facilidade de manipular sons e significados. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 4 – 1 – 2 – 5
	
	B
	4 – 3 – 2 – 5 – 1
	
	C
	1 – 2 – 4 – 5 – 3
Você acertou!
“1. Inteligência corporal-cinestésica – coordenação, balanço, destreza, flexibilidade e velocidade, além da habilidade de tato. 2. Inteligência lógico-matemática – categorização, classificação, inferência, generalização, cálculo e testagem de hipóteses. 3. Inteligência linguística – habilidade de manipular a sintaxe ou a estrutura da língua, a fonologia ou os sons, a semântica ou o significado da língua e suas dimensões ou usos práticos. 4. Inteligência espacial – sensibilidade para a cor, linha, formas, espaço e a relação que existe entre esses elementos. 5. Inteligência interpessoal – capacidade nuclear de perceber distinções entre outros, em especial contrastes em seus estados de ânimo, temperamento, motivações e intenções. Sensibilidade para expressões faciais, voz e gestos” (livro-base, p. 250-251).
	
	D
	1 – 2 – 5 – 4 – 3
	
	E
	4 – 3 – 5 – 2 – 1
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Arte
Veja o excerto abaixo:
 “Durante a época do Império, a dança volta à cena triunfante, mas como jogos de circo e atribuída a cortesãs, quando a indecência é repudiada pela Igreja Católica. Assim, nos afastamos da dança como ato sagrado com intuito de cultuar os deuses e entendemos a sentença de anátemalançada pela Igreja e que será sentida durante quase toda a Idade Média”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, Marta Claus. A Dança e sua característica sagrada – Existência e Arte. Revista Eletrônica do Grupo PET. Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del-Rei, a. I, n. I, 2005, p. 04. 
Observe os assuntos referentes à dança na Idade Média presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte e o fragmento supracitado, e marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Durante a Idade Média, a dança foi excluída da Igreja, por ser considerada profana.
Você acertou!
“Logo na Idade Média, com a cisão entre corpo e espírito, a dança foi banida pela Igreja sob o argumento da erotização do corpo (pecado) e passou a sobreviver nas camadas populares durante a Baixa Idade Média. Nesse período, a dança era praticada de forma camuflada pelos camponeses, fazendo com que essa arte sobrevivesse nos primeiros períodos da Idade das Trevas. [...] Quase no final da Idade Média, surgem os trovadores e os menestréis, que passaram a adaptar e difundir a dança aos nobres (livro-base, p. 152-153).”
	
	B
	A dança, durante a Idade Média, passou a ser valorizada pela Igreja.
	
	C
	A dança era praticada livremente nas ruas e praças, durante a Idade Média.
	
	D
	Na Idade das Trevas, como também era chamada a Idade Média, a dança foi proibida e deixou de ser praticada.
	
	E
	No fim da idade média, trovadores e menestréis surgiram com o intuito de fiscalizar a prática musical da época

Outros materiais