Buscar

O que é Oceano Azul em um mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Oceano Azul em um mercado? Qual a diferença para o oceano vermelho?
O oceano azul em um mercado, representa os espaços de negócios que ainda não foram explorados, livres da concorrência com oportunidade e crescimento rentável. Enquanto o oceano vermelho representa todas as empresas existentes no mercado, ou seja, uma demanda já conhecida e explorada.
Em que sistema de Produção (continua, massa, em lotes, sob encomenda) você acha que essa teoria se aplica facilmente?
O Oceano Azul para a produção sob encomenda pois possibilita conhecer a necessidade de um nicho não explorado. Como o caso de uma empreendedora que por possuir dificuldade em encontrar sapatos de numeração 33/34 abriu uma plataforma para atender a essa população especifica de clientes. Além de ajudar as empresas de sapatos a escoarem aqueles produtos que não tinham saída. O mesmo ocorreu com o Uber que veio com uma proposta diferente que atende atendia bem as expectativas do mercado e mostrou-se revolucionário e ganhando muitos adeptos. Mudou a forma do cliente se locomover, como fez com que os taxistas saíssem da comodidade com a qual estavam habituados. Já o oceano vermelho atende bem a produção em massa, cuja padronização e tecnologia são conhecidas dificultando a diferenciação e inovação tecnológica. 
Por que você acha, em geral que os livros apenas descrevem estratégias (neste caso de inovação que deram certo) onde estão as que deram errado? Por exemplo, a do relógio da Apple que ainda não emplacou? Você acha que a Apple não conhecia esta análise de Oceano Azul?
Os livros trazem conceitos de estratégias que deram certo e ainda colocam um caso de sucesso pela aplicação do conceito estudado. Acredito que publicar algo que deu certo como uma receita de bolo chame mais a atenção do público, do que ler algo que foi um fracasso. É comum pessoas com algum problema buscarem soluções eficazes de efeito imediato, embora deixem de perceber que grandes empresas de sucesso tiveram que errar muito para alavancar. As empresas que deram errado servem de base para estudo. A partir do momento que buscamos entender o problema que levou as empresas a fecharem suas portas é possível traçar estratégias que diminuam o risco que traga aquele problema para a sua empresa. Aplicar técnicas de melhoria continua por exemplo é uma forma de prevenir muitos problemas. Quanto ao relógio da Apple Watch podemos definir: como a revolução que não veio. A Apple elevou as expectativas do público fazendo-os acreditar que traria um produto revolucionário que mudaria mais uma vez o mercado. Com a expectativa do produto ser tão revolucionário quanto o Iphone, Ipad onde hoje em dia não conseguimos viver sem eles, o relógio lançado pela Apple deixou a deseja no quesito inovação. Quando o Iphone surgiu, era o único em seu mercado (Oceano Azul). O Ipad quando surgiu mostrou ao mundo como deveria ser um tablete. Estes produtos nos mostraram novos conceitos de manipularmos as coisas do dia-dia. O Watch não apresentou nenhuma diferença do conceito em relação aos produtos que já existem no mercado. Ele é relativamente grosso para um relógio e o incômodo de ter que tirá-lo no final do dia para carregar a bateria é algo que só faz quem gosta de ter muitas informações no pulso. Logo, para que ele tivesse sido revolucionário precisaria alterar nossos hábitos, status quo. Ele não consegue substituir o Iphone ou Ipad e não faz nada que o Iphone já não faça hoje. Logo ele entrou em um mercado que já existe, de uma forma não muito diferente do que a concorrência já oferece. A Apple com certeza conhece os conceitos do Oceano Azul e Vermelho e já provaram que conseguem explorar novos mercados ainda não existentes. O erro principal do relógio não ter emplacado pode ter sido por erro nas estratégias adotadas, como: exclusividade em características observadas pelos clientes, qualidade do produto que neste caso por não ser a prova de água precisa ser melhorado. Então o conjunto de decisões mal avaliadas causam impactos diretamente ao produto.

Outros materiais