PORTFÓLIO 7ª SEMANA Bioquímica e Farmacologia
4 pág.

PORTFÓLIO 7ª SEMANA Bioquímica e Farmacologia


DisciplinaBioquímica I47.703 materiais1.105.742 seguidores
Pré-visualização1 página
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Bacharelado
	Disciplina: Bioquímica e Farmacologia 
 RA: 8032501 / Tarefa: Portfólio 7ª Semana 
	NOME: ANA LUIZA FIGUEIREDO RODRIGUES 
	TURMA: (DGEFB1701BHOA0S) 
	PARECER DO TUTOR: João Marcelo Alves
Importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. 
Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.
Os pHs encontrados em nosso organismo são:
Neutro: pH7 (ex: água pura)
Básico ou alcalinos: Acima de 7
Ácidos: Abaixo de 7
O pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7.35-7.45 e contém cerca de 90 a 95% de água) abaixo ou acima dessa faixa surge sintomas e até mesmo doenças como: artrite reumatoide,diabetes,lúpus,tuberculose,osteoporose,hipertensão arterial bem como desenvolvimento da maior parte dos cânceres (a maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Sendo que, segundo o Dr. Otto Warburg, o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo e dessa forma, afetam sobremaneira o nosso organismo. 
Para melhor ilustrar:
Escala de pH, disponível em: <http://virtualmarketingpro.com/blog/paulomartins/2014/05/16/a-importancia-do-ph-no-corpo-humano/>. Acesso em 30 de Agosto 2017.
O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue. Em primeiro lugar, sob a forma de amônia os rins excretam o excesso de ácido. Os rins possuem uma capacidade determinada de alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, porém, geralmente, esse processo demora vários dias. Em segundo lugar, o corpo utiliza soluções tampão1 do sangue para se defender contra alterações súbitas da acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (um composto ácido). Mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos á medida que mais ácido ingressa na corrente sanguínea. À medida que mais base entra na corrente sanguínea, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato são produzidos. Nos dois casos, o efeito sobre o pH é minimizado. O terceiro mecanismo de controlo do pH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigênio e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células. O dióxido de carbono é transportado pelo sangue até os pulmões, onde é expirado. No cérebro existem centros de controle respiratório que regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado através do controle da velocidade e profundidade da respiração. A concentração de dióxido de carbono quando a respiração aumenta, diminui e o sangue torna-se mais básico. Quando a respiração diminui, a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna-se mais ácido. Através do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, os centros de controlo respiratório e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto. Uma alteração em um ou mais desses mecanismos de controlo do pH pode produzir uma das principais alterações do equilíbrio ácido-base.
O pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver, além de várias outras conseqüências como:
Diminuição da capacidade de absorção de minerais e nutrientes
Diminuição da produção de energia em nível celular
Redução da capacidade de reparação das células danificadas
Diminuição da capacidade de desintoxicação por metais pesados
Favorece o aumento e propagação de células cancerígenas
Torna o corpo mais suscetível a cansaço e a doenças
Alimentos fornecedores de acidose:
Carnes, ovos, laticínios, alimentos processados como (farinha branca e açúcar), também em bebidas como refrigerantes e café.
Alimentos fornecedores de alcalinidade:
Frutas (maçâ, melão, melancia, etc.), legumes frescos, brócolis, coco, bardana, figo (seco) feijão, ervilha, lentilha, ervas e temperos, sementes e nozes.
Importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano
O equilíbrio ácido-básico é fundamental para a saúde. Sendo importantíssimo para o bom funcionamento de toda estrutura do nosso corpo humano. 
Dessa forma, a hiperacidez é a causa de muitas doenças, e a melhor forma de corrigir um corpo excessivamente ácido é mudar a dieta e o estilo de vida. Estudiosos da Nutrologia sugerem que uma dieta ideal deve consistir de: 60% de alimentos formadores de alcalinidade e 40% formadores de ácidos. Para restaurar a saúde os parâmetros mudam e a dieta deverá consistir em 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos.
Concluímos então que, um dos requisitos mais importantes para o bom funcionamento do corpo humano é uma dieta saudável, incluindo a combinação de mais alimentos alcalinos, e menos acidificantes.
Ressaltamos ainda que, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Então, não basta ter uma alimentação bem equilibrada entre ácidos e bases, é preciso também manter a desintoxicação da mente e das atitudes, é preciso manter a inteligência emocional em alta, a consciência ambiental em ação, uma postura ativa de cidadão planetário e de ser humano que se fundamenta na solidariedade, no \u201camai aos outros como a ti mesmo\u201d. Tudo isso é fundamental para se ter um estilo de vida \u2018\u2019leve\u2019\u2019 e com saúde e assim encontrar o caminho da longevidade.
Sites pesquisados:
Disponível em: < https://www.blogsoestado.com/pedrobrito/2016/06/16/o-ph-do-organismo-humano/>. Acesso em 30 de Agosto 2017.
<http://virtualmarketingpro.com/blog/paulomartins/2014/05/16/a-importancia-do-ph-no-corpo-humano/>. />. Acesso em 30 de Agosto 2017.
https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/3267-ph-corpo-basico-acido-neutro>. Acesso em 30 de Agosto 2017
Referências:
CAMPBELL, M. K. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. L. Princípios de Bioquímica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 2006. PEREIRA, L. V. Sequenciaram o genoma humano... E agora? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. v. 1. SACKHEIM, G. I. Química e Bioquímica para Ciências Biomédicas. 8. ed. Barueri: Manole, 2001. VOET, D.; VOET, J. G. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DAU,	A.	P.	A.	(Org.).	Bioquímica Humana.	São	Paulo,	Pearson,	2015. HARVEY,	R.	A.;	FERRIER,	D.	R.	Bioquímica ilustrada.	5.	ed.	Porto	Alegre:	Artmed,	2012.	MORAN,	L.	A.	et	al.	Bioquímica.	5.	ed.	São	Paulo,	Pearson,	2013. SACKHEIM,	G.	I.;	LEHMAN,	D.	D.	Química e Bioquímica para Ciências Biomédicas.	8.	ed.	São	Paulo:	Manole,	2001.