Buscar

ok portifolio

Prévia do material em texto

A internet quebrou as barreiras do Mundo
	Hoje tudo está conectado
Giovana Matos da Silva– RU 941114
Claudia Severo Carneiro Borghardt – RU 1780684
Polo Cruz Alta
 A internet é uma das maiores criações tecnológicas, devido ao fator globalizador que ela desencadeou em nossa sociedade. Hoje tudo está conectado. Todas as pessoas. Todas as informações. A internet quebrou as barreiras do mundo, as barreiras geográficas, intelectuais, inventivas. Hoje é possível conversar, ouvir e ver uma pessoa do outro lado do mundo em tempo real. É possível ter acesso a livros, filmes, conteúdos antigos e, até mesmo proibidos. Hoje você pode se tornar um influenciador, uma celebridade, uma pessoa reconhecida pelo seu trabalho, sem precisar sair de casa. E não há dúvidas de que a internet ainda vai poder fazer muito mais.
A internet surgiu em plena guerra fria, foi criada com objetivos militares, ou seja, foi uma das formas encontrada para haver a comunicação entre norte americano caso ataques de inimigos destruíssem os meios de comunicações convencionais. Os Estados Unidos criou então um sistema de compartilhamento de informações, a fim de facilitar as estratégias de guerra.
Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a "Arpanet" (Advanced Research Projects Agency).O acesso à ARPANET era restrito a militares e pesquisadores, demorou chegar ao público em geral, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados. Ela atuava com um sistema chamado chaveamento de pacotes, onde as informações eram divididas em pequenos pacotes que cotiam trechos dos dados, os endereços de destinatários e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. Era uma forma de codificação da época, para garantir a segurança do país, que estava preocupado em se proteger de possíveis ataques soviéticos.
Notas relacionadas à Arpa mostram início do projeto
Assim, no dia 29 de outubro de 1969, foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford, momento histórico: o primeiro e-mail enviado.
Em 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação de estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, que passaram a trocar ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. Nessa década que surge o termo internet, esse período foi fundamental para a mudança de padrão de conexão que permitiu que os atuais protocolos de Internet nascessem. São os protocolos TCP/IP, vindos de trabalhos experimentais em cooperação entre a ARPA e outras agências.
Khan e Cerf foram dois dos responsáveis pela Internet atual (Foto: Reprodução/ComputerHistory)
A primeira descrição de protocolos TCP foi feita no ano de 1973, pelos especialistas Net Vinton Cerf e Bob Kahn. O dia 1 de janeiro de 1983 marcou a entrada no ar da primeira rede de grande extensão baseada em TCP/IP. Todos os computadores que usavam a tal ARPANET trocaram os antigos sistemas de pacotes pela nova tecnologia. Dois anos depois, nasceu a National Science Foundation Network, um conjunto de redes universitárias interconectadas em 56 kilobits por segundo (kbps).
Diagrama mostra modelo de hipertexto sugerido
nos anos 80 (Foto: Reprodução/ComputerHistory)
O Protocolo de Internet (Internet Protocol) permitia a transição de dados entre redes. Assim, todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet poderiam navegar pelos arquivos e trocar mensagens. Então, nasceram os backbones, computadores que fazem estas tarefas. Estava estabelecido o modo de conexão.
Mas foi somente em 1988, com a abertura da rede para interesses comerciais, começou a “popularização” da grande rede. Serviços de correio eletrônico e provedores que faziam a conexão à rede pelo antigo método dial-up começaram a surgir no final dos anos 80.
 Em 1992, o cientista Tim Berners-Lee criou a World Wide Web.A rede nasceu na Organização Europeia para a Investigação Nuclear, que propôs a criação dos hipertextos para permitir que várias pessoas trabalhassem juntas acessando os mesmos documentos. Esta foi a gêneses do processo de conexão à Internet atual.
Foi também nos anos 90 que a empresa norte-americana Netscape criou um protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), que garantia o envio de dados criptografados pela web. Assim nascia a Internet atual. Causando um grande “boom” e também o interesse mundial em torno desta nova ferramenta foi enorme.
Com o surgimento da Internet para o público, era necessário consolida-la entre as pessoas. E esta tarefa não foi muito difícil dada às facilidades impostas para aquisição de computadores e também às grandes novidades que a web recebeu nos anos 2000. A tecnologia evoluiu muito e, assim, permitiu avanços significativos. A Internet discada deu lugar à Banda Larga e até à conexão no seu próprio celular, com a rede 3G (e agora 4G). Ao invés de uma ferramenta de difícil acesso e ainda crescendo, a Internet virou praticamente uma necessidade diária, seja no dia a dia das empresas ou na casa de um usuário que busca entretenimento ou faz pesquisas para o dever de casa. Veio a era das redes sociais, para reunir amigos e fazer os novos contatos, com Orkut, MySpace, Twitter, Facebook e etc. Os simples ICQ e MSN deram lugar ao Skype e ferramentas que permitem fazer até ligações para telefones comuns.
 A Internet tornou se um mundo de grandes possibilidades. E não há dúvida de que o futuro ainda reserva mais novidades, a ideia de estar sempre conectado à Internet ganhou muita força nos últimos anos e com os tablets e smartphones, a conexão à web se tornou quase que uma necessidade diária de boa parte da população. E o investimento das empresas nesta área só aumenta, o consumo de conteúdo via web é enorme, com a demanda aumentando constantemente. As redes sociais seguem se reinventando, os aplicativos móveis seguem nascendo a cada dia e, nos próximos anos, a expectativa é de que o foco esteja cada vez mais na convergência das mídias para a Internet.
Assistir televisão, ouvir rádio, entrar no Facebook, mandar uma mensagem e ligar para alguém, tudo “ao mesmo tempo”, do mesmo lugar, sempre conectado. Por ser uma ferramenta em um ambiente livre, a Internet permite muitas possibilidades, o estudo a distancia é um grande exemplo, se permite ter acesso a estudo com maior facilidade e com qualidade e com todos os avanços tecnológicos atuais, não é difícil crer que ela vai se perpetuar por um longo tempo.
Referências 
Vieira, Eduardo. Os Bastidores da Internet no Brasil. Eduardo Vieira, -Barueri, SP:Manoele,2003 il.
http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-surgiu-a-internet.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes