Buscar

Relatório e Reflexão do Filme mentes brilhantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Relatório e Reflexão do Filme: “Uma Mente Brilhante”.
Gênero: Drama
Direção: Ron Howard
 Ano de produção: 2001
País de produção: Estados Unidos
Duração: 02h00 e 35 minutos
No dia 22 de maio de 2015, os alunos do Curso Normal Pós – Médio da Escola Estadual São Vicente, fizeram o primeiro vídeo debate sobre as questões visionalizadas do filme Uma Mente brilhante com a docente Rosana.
O filme constitui uma boa introdução ao problema filosófico da natureza do conhecimento, na medida em que nem tudo o que John Nash conhece e acredita que faz é real. Muitos acontecimentos e pessoas são criações da sua mente, não saber o que é real ou fantasia provoca estranheza e dor. O conflito com a sua própria mente leva-o a descobrir e a aceitar que algumas das pessoas queridas que o acompanhavam há longo tempo eram apenas produto das suas alucinações.
Ao abandonar a medicação, pois os neurolépticos reduziam, consideravelmente, as suas capacidades intelectuais e físicas, John Nash recorreu à terapia cognitiva. Inicia, então, um processo de confrontação com as suas próprias fantasias para conseguir distinguir o delírio da realidade.
Exemplo disso é a cena em que percebe, que se a sobrinha de Charles nunca cresce, logo não poderá ser real. O realizador faz com que o espectador, durante grande parte do filme, também não saiba, exatamente, o que é real e o que é fantasia do protagonista.
Conclui-se que o bacana dessa produção é como ela é contata, em ordem cronológica, e de forma bem precisa. Passamos por diversas fases da vida de Nash, e pelo trabalho tanto do diretor, quanto dos atores, é possível realmente seguir junto com a narrativa, que em nada deixa a desejar. Um roteiro coerente, passagens importantes, atuações fantásticas e a história de um homem que conseguiu viver de uma forma coesa, convivendo com a esquizofrenia e todas as suas alucinações.

Outros materiais