Buscar

Fenômenos de Transporte

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
Engenharia mecatrônica
Adnilson de lima freire batista RA- 254632013
portfólio
Fluidoestática
Guarulhos
2017
Adnilson de lima freire batista
portfólio
Fluidoestática
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina Fenômenos dos Transportes.
Prof. Luciano Galdino 
Guarulhos
2017
1. A Figura apresenta quatro situações nas quais um líquido vermelho e um líquido cinza estão em um tubo U. Em uma situação, os líquidos não podem estar em equilíbrio estático. (a) Que situação é essa? (b) Para as outras três situações, suponha que estão em equilíbrio estático. Para cada uma delas, a massa específica do líquido vermelho é maior, menor ou igual à massa específica do líquido cinza?
2. Três líquidos imiscíveis são despejados dentro de um recipiente cilíndrico. Os volumes e as massas específicas dos líquidos são 0,5L e 2,6 g/cm3; 0,25L e 1,0 g/cm3 ; 0,4L e 0,80 g/cm3 . Qual a força que estes líquidos exercem sobre o fundo do recipiente? Um litro = 1L = 1000 cm3 = 1dm3. (Ignore a contribuição devida à atmosfera.)
3. Uma janela e escritório possui dimensões 3,4 m por 2,1 m. Em consequência da passagem de uma tempestade, a pressão do ar externo cai para 0,96 atm, mas no interior a pressão é mantida a 1,0 atm. Qual a força resultante que empurra a janela para fora? 
4. Você calibra os pneus dianteiros do seu carro com 28 psi. Mas tarde, você mede a sua pressão sanguínea, obtendo uma leitura de 120/80 em mm Hg. Nos países que adotam o sistema métrico (que são a maioria), estas pressões são normalmente feitas em quilopascals (kPa). Em quilopascals, qual (a) a pressão dos seus pneus e (b) a pressão do seu sangue?
5. A saída do esgoto de uma casa construída em uma ladeira está 8,2 m abaixo do nível da rua. Se a rede pública de esgotos estiver 2,1 m abaixo do nível da rua, encontre a diferença de pressão mínima que deve ser criada pela bomba de esgoto para transferir resíduos com uma massa específica medida de 900 kg/m3 da saída de esgoto para a rede pública.
6. Uma piscina mede 24 m X 9,0 m X 2,5 m. Quando se encher a piscina com água, qual será a força (resultante apenas da água) sobre (a) o fundo, (b) cada lado menor e (c) cada lado maior? (d) Se você estivesse preocupado com a possibilidade de as paredes e o piso de concreto se romperem, seria apropriado levar em consideração a pressão atmosférica? Por quê? 
7.Um pistão com pequena área de seção transversal “a” é usado em uma prensa hidráulica para exercer uma pequena força f sobre o líquido confinado. Uma tubulação de ligação conduz a um pistão maior com área de seção transversal “A”, conforme figura. (a) Qual a intensidade F da força que o pistão maior resistirá sem se mover? (b) Se o pistão menor possuir um diâmetro de 3,80 cm e o pistão maior um diâmetro de 53,0 cm, que intensidade da força sobre o pistão menor equilibrará uma força de 20,0 kN sobre o pistão maior? 
8. Na prensa hidráulica do Exercício anterior (exercício 7), qual a distância que o pistão maior deve se mover para suspender o pistão menor de uma distância de 0,85 m? 
09. Na Figura a seguir, um objeto cúbico com a dimensão L = 0,600 m de lado e com uma massa de 450 kg está pendurado por uma corda em um tanque aberto com líquido de massa específica igual a 1030 kg/m3. (a) Determine a intensidade da força total para baixo que o líquido e a atmosfera exercem sobre a parte de cima do objeto, supondo que a pressão atmosférica seja de 1,00 atm. (b) Determine a intensidade da força total para cima sobre o fundo do objeto. (c) Determine a tração na corda. (d) Calcule a intensidade da força de empuxo sobre o objeto usando o princípio de Arquimedes.
Conclusão
Com a pesquisa para responder o portfólio consegui aplicar a matéria dada em sala de aula e entender que é de suma importância estar preparado para aplicar a física que está sempre presente em diversas área na engenharia..

Continue navegando