Buscar

APS Canhão Entregue e Aprovado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome Alunos
	R.A.
	Turma
	Breno Willy Vieira
	C204IG-3
	EM1P
	Bruno Braz Pereira
	C142HB-0
	EM1P
	Daiana Cristine dos Santos Lopes
	C22935-0
	EM1Q
	Fabio Rogério Catarino
	C181GC-6
	EA1Q
	Felipe Barrios Pinto
	C26EAJ-6
	EM1P
	Israel Marques de Moura
	C1831J-6
	EM1Q
	Renan Matheus Rosa Santos
	C05233-7
	EM1Q
	Rodrigo Hiroaki Nakamura Hata
	B9960A-2
	EA1Q
	Washington Luiz de Oliveira Silva
	C206JI-0
	EM1P
CANHÕES DE GUERRA 
O canhão primordial era basicamente um cilindro com uma de suas extremidades lacrada, com capacidade de suportar o calor e a pressão da reação de combustão da pólvora compactada em suas paredes. Conforme consta em “Learn Chinese History�”, na dinastia Tang (618-907 dC) a pólvora até então utilizada para fins medicinais pelos Daoistas (Taoistas), torna-se ferramenta militar ao encher bambus ocos com pólvora. Esta primeira arma de pólvora era um primórdio do canhão e neste caso em especial jogava lanças contra seus inimigos.
Posteriormente em Northern Song (960-1126 dC), Southern Song (1127-1279 dC) e Yuan (1279-1368 dC) estes “canhões” também conhecidos como lanças de fogo, passam a lançar pequenos objetos como pedras e peças de metal.
Todavia, ainda estamos distantes do canhão como o conhecemos, passando a ser produzido de liga metálica, tendo cada vez mais capacidade de propulsão, assim como projéteis com maiores massas. O que nos remete ao canhão Otomano como consta em HISTORYnet.com �;
Este inventado, pelo engenheiro húngaro Orban em 1452 dC, apresentado então ao imperador do Império Bizantino, Constantino XI, que o recusou. Levando Orban a apresentá-lo ao Sultão Mehmed II, imperador Turco Otomano (1432-1481 dC), foi o primeiro Sultão Otomano a reclamar o título de Califa. Ao adquiri-lo e utilizou para transpor as muralhas de Constantinopla.
Vemos em E-Guia do Estudante� que o canhão de Carlos VII (1403-1461 dC) muda o conceito, pois diferente dos seus antecessores onde o canhão era pesado de baixa mobilidade, sendo utilizado em fortes e em cercos, com baixa capacidade de disparos. Carlos VII utiliza um modelo menor, com maior mobilidade, e passa a ser montado em carruagens.
No decorrer da história os canhões passam a ter variar entre tamanho, poder de fogo, locomoção. Conta no livro “Medieval Warfare – A History” “Mon’s Meg” um canhão medieval datado de 1460, instalado no Castelo de Edinburgh com calibre de 510mm.
O TANQUE DE GUERRA
Conforme consta em Deutsche Welle�, setembro de 1916, em Flers, entra em cena o “Big Willie” primeiro Tanque de Guerra, fabricado por William Tritton, diretor da Fosters, e Walter Wilson, da Reserva Real da Marinha, passando por cima das trincheiras, arames ou qualquer outro obstáculo. E sua “couraça”, era capas de repelir os tiros das metralhadoras alemãs.
O “Big Willie” fabricado pelos aliados ingleses e franceses em total sigilo recebera o nome codinome “Tanque” afim de em caso de interceptação de informações o inimigo acreditasse que se tratava de um reservatório (água ou combustível).
Ao capturar um tanque inglês foi descrito da seguinte forma pelos militares alemães: 
"Nos lados, ele tem chapa de blindagem de dois centímetros e meio de espessura e uma torre giratória de canhão, do formato de um ninho de andorinha. É dirigido através de uma peça traseira de articulação que pode ser movida para cima e para baixo. O veículo é tão pesado, que um vagão de trem sucumbiu sob o seu peso. Eles transportam muita munição, alimentos e uma gaiola com pombos-correio"�.
INDÚSTRIA BÉLICA
O termo Indústria Bélica se dá as empresas que atuam na área de desenvolvimento militar. Todavia, inúmeros produtos do nosso cotidiano foram desenvolvidos para os militares e após seu uso restrito passam a domínio público. conforme consta em Tecnmundo� a “Internet”, por ser hoje o invento militar utilizado no período da “Guerra Fria” e hoje ainda em desenvolvimento e enraizado na população mundial.
Faz-se necessária este tipo de indústria para que o Estado, garanta sua soberania quando a diplomacia não é suficiente.Utilizam-se do poderio bélico afim de defender seus direitos e territórios.
O CANHÃO DA EQUIPE
Conforme as regras fora optado confeccionar o canhão da competição utilizando-se de materiais metálicos, molas em lâminas, roldanas, laser para o dispositivo de mira.
O sistema de disparo é baseado no projeto da Besta Composta. Onde o sistema de roldanas móveis reduz a força necessária para comprimir as molas.
UTILIZAMOS:
Tubo Galvanizado de diâmetro 70mm interno, parede de 3,8mm e comprimento de 720mm.
Lâminas de aço carbono 1095
Volante de motor diesel para a base.
Tubo de aço carbono para suporte do canhão rotação no eixo X.
1 tubo de aço carbono como suporte do tubo de disparo, base do sistema de elevação no eixo Y e sistema de rotação no eixo X.
4 pedaços de metal de ½” para fixação a base de solda elétrica nas partes a serem parafusadas
2 cantoneiras de metal para suporte das lâminas
Foto: Daiana Cristine dos Santos Lopes
CONCLUSÃO
Verificamos com este experimento o quesito das forças atuantes sobre o projétil, sobre o momento inicial do disparo, e a trajetória do mesmo.
Pudemos também avaliar a importância do trabalho em equipe e a importância do comprometimento de cada membro para com sua parte no projeto e sua atenção nos prazos.
�
REFERÊNCIAS 
Learn Chinese History
<http://www.learnchinesehistory.com/chinese-cannons-history/>
Acesso em 19/04/2014.
HISTORYnet.com – The Guns of Constantinople
<http://www.historynet.com/the-guns-of-constantinople.htm>
Acesso em 19/04/2014.
E-Guia do Estudante
<http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/espada-ao-canhao-434416.shtml>
Acesso em 19/04/2014.
Deutsche Welle
<http://www.dw.de/1916-primeiro-tanque-de-guerra-em-a%C3%A7%C3%A3o/a-319497>
Acesso em 19/04/2014.
Veja na História
<http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1916-julho-batalha-somme/tanque-blindado-canhao-novo-veiculo-guerra.shtml>
Acesso em 19/04/2014.
Tecmundo
<http://www.tecmundo.com.br/infografico/9847-a-historia-da-internet-pre-decada-de-60-ate-anos-80-infografico-.htm>
Acesso em 19/04/2014.
� <� HYPERLINK "http://www.learnchinesehistory.com/chinese-cannons-history/" �http://www.learnchinesehistory.com/chinese-cannons-history/�>
� <� HYPERLINK "http://www.historynet.com/the-guns-of-constantinople.htm" �http://www.historynet.com/the-guns-of-constantinople.htm�>
� <� HYPERLINK "http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/espada-ao-canhao-434416.shtml" �http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/espada-ao-canhao-434416.shtml�>
� <� HYPERLINK "http://www.dw.de/1916-primeiro-tanque-de-guerra-em-a%C3%A7%C3%A3o/a-319497" �http://www.dw.de/1916-primeiro-tanque-de-guerra-em-a%C3%A7%C3%A3o/a-319497�>
� Fragmento na íntegra de Deutsche Welle. 
� <� HYPERLINK "http://www.tecmundo.com.br/infografico/9847-a-historia-da-internet-pre-decada-de-60-ate-anos-80-infografico-.htm" �http://www.tecmundo.com.br/infografico/9847-a-historia-da-internet-pre-decada-de-60-ate-anos-80-infografico-.htm�>

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais