Buscar

Sistema excretor

Prévia do material em texto

Sistema excretor
1. O que é concentração osmótica? Como determinar a concentração osmótica de uma solução?
É o numero de solutos livres por litro de uma solução. Pode ser calculada medindo sua temperatura de congelamento.
2. Esquematize um rim humano, indicando as vias de entrada e de saída, a córtex e a medula renais.
3. Esquematize a bexiga urinária humana, nomeando as estruturas e indicando os locais de inervação do SNA.
4. Explique como se dá o processo de micção.
O aumento da pressão no interior da bexiga devido ao seu enchimento ativa fibras tipo C e informam o sistema nervoso pontinho para que o parassimpático contraia os músculos do órgão. Com isso o esfíncter uretral interno é deslocado e a urina chega a uretra. O relaxamento volutario do esfíncter externo completa o ato de micção.
5. Esquematize os dois tipos de néfrons (cortical e justamedular) e aponte as principais diferenças entre eles.
Justamedular: concentrar e diluir urina (possui vasa recta e alça de henle mais longa). Cortical: retornar nutrientes reabsorvidos ao sistema circulatório. (corpúsculo renal superficial, capilares peritubulares, alça de henle curta)
6. Esquematize os principais mecanismos de reabsorção de solutos e de água que ocorrem no néfron. Qual é a importância da bomba Na+-K+-ATPase?
A bomba de sódio potássio ATPase cria um gradiente osmótico para reabsorção de sódio. O sódio está acopladoa outros solutos, com isso gera-se um gradiente osmótico para reabsorção de agua. 
 2K+ 3Na+
Na+ Na+ Cl- 	 H20
	sangue
7. O que é efeito multiplicador em contracorrente? Onde ocorre? Qual a importância? Faça um esquema para ilustrar sua explicação.
O efeito multiplicador contra corrente é um mecanismo presente na alça de henle que permite a reabsorção de agua e soluto, nas partes descendente e ascendente da estrutura, respectivamente.
8. Quais os mecanismos de controle da taxa de filtração glomerular?
A filtração glomerular possui mecanismo autoregulatório miogênico, no qual a arteríola aferente sofre vasoconstricção. E de fluxo tubular, em que células da macula densa enviam sinapses elétricas, e a arteríola aferente vasodilata em contato com o NO, aumentanto a quantidade de filtrato produzido. 
A macula densa tambem sinaliza para celulas glomerulares produtoras de renina, enzima que cliva angiotensinogenio em angiotensina I, esta é transformada em angiotensina II pela ECA para promover vasoconstricção na arteríola eferente. Com isso, a reabsorção de agua na vasa recta é amplificada, e a pressão arterial se eleva a níveis adequados. Em hipotensão prolongada, a angiotensina atua também na arteríola aferente, diminuindo o volume do filtrado produzido. 
Por fim, o sistema nervoso simpático, promove a vasoconstricção da arteríola aferente durante o exercício físico e a hipotensão, através da secreção de epinefrina e noraepinefrina pelas suprarrenais. 
Na hipertensãp, o ANP aumenta a excreção de sódio e agua, dilatando a aferente e comprimindo a eferente. 
9. Quais os mecanismos de controle da reabsorção de sódio pelos túbulos renais?
A angiotensina II estimula a produção de aldosterona pelas suprarrenais. Tal hormônio age sobre receptores nucleares de células da alça de henle e do túbulo distal, aumntanto a produção de transportadores de sódio, cuja função acaba por elevar a pressão arterial. 
10. Quais os mecanismos de controle da reabsorção de água pelos túbulos renais?
a detecção de desitratação por barro receptor, receptores volêmicos atriais e quimiorecpetores hipotalâmicos desencadeiam a secreção de ADH armazenado na neuro hipófise, com isso ocorre vasoconstricção periférica e aumenta-se a permeabilidade do túbulo coletor.
11. Faça uma tabela listando as principais alterações do pH dos líquidos corporais, e indicando se o pH está aumentado ou reduzido, qual componente que promoveu a alteração do pH e quais são os mecanismos
de defesa adotados pelo organismo para corrigir o pH.
	Alteração do pH
	pH
	Causa
	Mecanismo de defesa
	Acidose metabólica 
	Diminui
	Queda a concentração de HCO-3
	Hiperventilação, aumento da reabsorção de HCO3 e da secreção de H+
	Alcalose metabólica
	Aumenta
	Queda na concentração de H+ o plasma e aumento de HCO-3
	Diminuição da frequência respiratória, e da reabsorção de HCO3
	Alcalose respiratória
	Aumenta
	Hiperventilaçao forçada (queda da pCO2; aumento da concentração de HCO-3)
	Tamponamento, aumento da excreção de HCO3
	Acidose respiratória
	Diminui 
	Aumento da concentração de CO2; diminuição da de HCO-3
	Hiperventilação, diminuição da excreção de HCO3

Outros materiais

Perguntas Recentes