Buscar

Cálculo e Metodologia - não enviei ainda minha apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão Cálculo: Conceitos
Leia o excerto de texto a seguir.
A Matemática desenvolveu-se extensamente nos tempos modernos (isto é, a partir do século XVI), até o início do século XIX, mesmo sem qualquer fundamentação dos diferentes sistemas numéricos. Trabalhavam-se livremente com os números racionais e irracionais, desenvolvendo todas as suas propriedades, sem que houvesse uma teoria embasando esse desenvolvimento. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ÁVILA, G. S. S. Análise Matemática para Licenciatura. São Paulo: Edgard Blücher, 2006. p. 55
Fundamentados no livro-base Tópicos de Matemática Aplicada podemos afirmar que números irracionais possuem representação decimal com infinitos algarismos dispostos de maneira não periódica (dízimas não periódicas). Os números √15 e √85 são exemplos de números irracionais. 
Nessas condições, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de números inteiros entre √15 e √85.
	
	D
	6
Resposta correta 6, porque? A Raiz quadrada de 15 é: 3,87298334 e de 85 é: 9,219544457, sendo assim, os números inteiros de 4,5,6,7,8 e 9 podem descrever uma reta como sendo números inteiros 6 mesmo. 
Questão Cálculo: Conceitos
Leia o fragmento de texto e analise o gráfico a seguir:
O termo gráfico em matemática, geralmente é usado quando estamos descrevendo uma figura por meio de uma condição que é satisfeita pelos pontos da figura e por nenhum outro ponto. Uma das representações gráficas mais comuns e importantes em matemática é o gráfico de uma função. Podemos representar graficamente uma função usando vários tipos de gráficos: gráficos de barras, correspondência ou relação entre conjuntos, gráfico cartesiano.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap61.html>. Acesso em: 05jun. 2017.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Tópicos de Matemática Aplicada, sobre funções, assinale a alternativa correta.
	
	D
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=ax,f(x)=ax,  com a>1a>1.
	
	
	
Correta porque Função exponencial crescente f (x) = (2) ^x para a = 2
F (x) = a ^x A > 1 ou 0 < a < 1 
X domínio f (x) imagem
A = termo numérico ou algébrico
Questão Cálculo: Conceitos
Leio o fragmento de texto a seguir:
Entre dois números inteiros nem sempre existe outro número inteiro. Entre dois racionais sempre existe outro racional. Por exemplo, entre os racionais 0,5210,521 e 0,75430,7543, podemos encontrar infinitos racionais; entre eles 0,625850,62585. Mas isso não significa que os racionais preenchem toda a reta. Os números racionais são insuficientes para medir todos os segmentos de reta. Por exemplo, a medida da hipotenusa, de um triângulo retângulo, de catetos medindo uma unidade, é um número não racional. Embora as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão por um número diferente de zero) sejam sempre definidas em Q, uma equação como x2=2x2=2 não pode ser resolvida em Q.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://mtm.ufsc.br/~bosing/15_2/Conjuntos.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Tópicos de Matemática Aplicada, sobre equações e conjuntos numéricos, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A equação x2=−2x2=−2 não pode ser resolvida em Q, pois não existe racional que satisfaça a igualdade, ou seja, nenhum número racional elevado ao quadrado resulta em menos dois.
Página 60/62 – equação de 2º. Grau. Q = {x| x = a/b, com A E Z, B E Z e B # 0
Questão Cálculo: Conceitos
Uma função polinomial do segundo grau é dada, de forma geral, pela lei de formação 
Fundamentando-se nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo sobre funções do 2º. grau e assinale v para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 I.(  ) Toda função do 2º. grau possui duas raízes reais distintas, que são os pontos onde o gráfico que representa a função corta o eixo das abscissas (eixo x). Só possui raiz distintas reais se A => 0
II.( ) A representação gráfica de uma função 2º. grau é dada por uma curva, a qual intercepta o eixo das ordenadas (eixo y) no ponto de coordenada (O, C).Verdadeira Página 120/124 livro
III.( ) Toda representação gráfica de uma equação do 2º. Grau, possui simultaneamente, um ponto de máximo e um ponto de mínimo. Apresenta um ponto máximo e outro de mínimo.
 Agora, assinale a sequência correta:
	
	D
	F, V, F
Questão Cálculo: Conceitos
Certa localidade brasileira apresenta crescimento populacional de acordo com a função f(x)=22+x−13f(x)=22+x−13
mil habitantes, onde x representa o tempo decorrido (dado em anos).
Mantendo-se esse ritmo de crescimento populacional, sobre a população desta localidade analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
I.( ) Dentro de 10 anos a população será mais de 30 mil habitantes.
f(10) = 22+10-1/3 – f(10) = 22+9/3 – f(10) 22+3 = 25
II.( ) Para que alcance uma população de mais de 30 mil habitantes serão necessários mais de 16 anos.
f (16) =22+16-1/3 – f(16) = 22+5 – f(16) = 27 sim 27 milhões seria com 16 anos...
III.( ) A população dentro de 4 anos será de 23 mil habitantes.
f(4)= 22 +4-1/3 – f(4) = 23 verdadeiro
IV.( ) A representação gráfica desta função é uma reta.
Verdadeiro página 117 a 120 livro. Função do 1º. Grau, função do 2º. Grau é é curva, U para cima ou pra baixo. 
Agora marque a sequência correta:
	
	D
	F, V, V, V
Questão Metodologia do Ensino de Matemática
Leia a seguinte citação: 
“Com o PNLD, as editoras passaram a se preocupar mais com toda a estrutura dos livros didáticos, que para serem selecionados, é necessário passar por uma análise criteriosa de especialistas, logo não é qualquer material que consegue se inserir no mercado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BIEHL, J. V., BAYER, A. A escolha do livro didático de Matemática. ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2009. Ijuí. Anais... Ijuí, 2009. p. 1-12.< http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_43.pdf>. Acesso em: 26 de ago. 2017
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre os critérios do MEC que desaprovam uma coleção de livros didáticos de Matemática, leia as afirmativas a seguir:
I. Quando a coleção de livros der atenção apenas ao trabalho mecânico com procedimentos, em detrimento da exploração dos conceitos matemáticos e de sua utilidade para resolver problemas.
II. Quando não apresentar publicidade de produtos ou empresas que podem ter patrocinado a elaboração da coleção.
III. A coleção é eliminada se contemplar todos os campos da Matemática, a saber, números e operações, álgebra, geometria, grandezas e medidas e estatística e probabilidade.
IV. É critério de eliminação quando o livro didático focaliza apenas o trabalho individual.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	C
	I e IV.
Questão Metodologia do Ensino de Matemática
Atente para o trecho de texto a seguir: 
“Para estudarmos a aquisição da linguagem, torna-se necessária uma análise sobre o pensamento de Vygotsky e Piaget, uma vez que o primeiro voltou-se mais para o estudo das funções psicológicas superiores, abrindo-nos o caminho para discutirmos sobre instrumentos e signos, linguagem e pensamento. Já Piaget preocupou-se, principalmente, com o desenvolvimento cognitivo da criança, fazendo-nos mergulhar na língua, passando por fases sucessivas no desenvolvimento da inteligência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NÓBREGA, E. V. B. da. Vygotsky e Piaget: uma visão paralela. Graphos Revista da Pós-Graduação em Letras - UFPB João Pessoa, v. 6., n.2/1, 2004, p. 225-231
Conforme o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre as teorias do pensamento, leia as afirmativas a seguir:
I. ( ) Para Vygotsky a criança não pensa antes que tenha alguma forma de linguagem, visto que um depende do outro. verdadeira
II. ( ) Segundo Piaget, a formação do pensamento não depende da escrita. verdadeira
III. (   ) Antes de saber pensar, segundo Piaget, a criança escreve ou desenha. Antes de escrever ou desenhar a criança pensa.
IV. ( ) A estrutura do pensamento da criança não depende da linguagem, segundo Vygotsky. É por meio da linguagem que a criança estrutura seu pensamento o quer vem a dar origem a imaginação, planejamento da ação e o uso da memória.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	E
	V – V – F – F
Questão Metodologia do Ensino de Matemática
Considere a citação a seguir: 
“Convém registrar que não são todos os temas da realidade que permitem usar a Modelagem Matemática, por isso que é fundamental a escolha do tema. Com essa escolha, o professor pode propor sugestões em que ela passa a ser um conjunto de símbolos e relações matemáticas que busca resolver, de alguma forma, um fenômeno de situação real”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, A. S. Modelagem matemática: uma estratégia possível para a melhoria da prática pedagógica dos professores do Ensino Médio. Ponto de Partida, Marabá, v. 1, n. 2, p. 61-72, jul. 2013. Disponível em: < http://www.revistapontodepartida.ufpa.br/index.php/rpp/article/view/62>. Acesso em: 31 jul. 2017.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre as características da primeira fase de aplicação da modelagem matemática – que é a escolha do tema –, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
I. ( ) A escolha do tema não pode ser realizada pelo professor, pois desestimula a criatividade dos alunos. Falsa 
II. ( ) A escolha do tema pode ser realizada pelos alunos ao proporem ao professor o trabalho sobre um assunto que lhes desperte interesse. Verdadeira 
III. (  ) Para a escolha do tema é possível utilizar diferentes fontes, como por exemplo, livros, revistas, textos da internet ou relatos de experiência. Verdadeira
IV. ( ) A escolha do tema depende, não do nível de escolaridade dos alunos, mas sim da motivação que o tema proporciona aos envolvidos.  Que deve verificar que assunto se adapta mais ao nível escolar dos alunos.
Assinale, agora, a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	B
	F – V – V – F
Questão Metodologia do Ensino de Matemática
Considere o excerto de texto a seguir: 
“O Manual do Professor é um instrumento importante no diálogo que deve ser estabelecido entre o autor do livro e o usuário professor. Na explicitação da fundamentação teórica que justifica as opções metodológicas, o autor propõe e argumenta sobre uma forma de trabalho pedagógico. Essa proposta pode ser aceita, modificada ou negada pelo professor. Pode-se trabalhar inferindo sobre essas concepções do autor. No entanto, a fundamentação das proposições do autor tornará a reflexão do professor mais autônoma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIMÕES, P. M. U. Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático por gestores de escolas do Recife. <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/patricia_avaliacao.pdf>. Acesso em 28 Ago. 2017. 
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre o manual do professor que acompanha o livro didático, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas
I. ( ) Nesse material são apresentadas orientações metodológicas para o desenvolvimento do trabalho com os alunos. Verdadeiro
II. ( ) O texto do manual do professor visa contribuir com reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem do aluno. Verdadeiro
III. (  ) O manual do professor está dividido em quatro itens: Identificação, visão geral, descrição da obra/coleção e análise da obra. Falso – Várias Obras 
IV. ( ) No manual do professor são desnecessárias informações que digam respeito à formação do professor. Falso, É necessário que ele contribua para formação do professor.
Assinale, agora, a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	D
	V – V – F – F
Questão Metodologia do Ensino de Matemática
Considere a seguinte passagem: 
“Estabelecer regularidades nas tabuadas é uma boa metodologia de ensino que terá como resultado uma aprendizagem significativa sem correr o risco do conceito estudado cair no esquecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MICHELS, J. O processo ensino aprendizagem da tabuada: desvendando práticas e criando possibilidades. Monografia (Pós-graduação da Unesc). Criciúma, 2009.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre o ensino da Matemática, é correto afirmar que:
	
	D
	O aluno deve compreender os conceitos antes de memorizá-los.

Outros materiais