Buscar

Prática 10 - CINÉTICA QUÍMICA (relatório)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 Prática 10 - CINÉTICA QUÍMICA 
1. Introdução
 A velocidade das reações pode variar conforme a presença de um catalisador, com diferenças de temperatura pressão ou concentração dos reagentes. A cinética química estuda os fatores que alteram a velocidade da reação.
2. Material e Métodos
Materiais utilizados: Copos de Béquer de 250 mL , termômetro, provetas de 10 e 50 mL, cronômetro, solução de HCl 5M, pipetas graduadas, solução de H2C2O4 0,5M, bastão de vidro, solução de KMnO4 0,04M.
Método: 
Foi dividido em 3 experimentos:
1º Numerar quatro copos de Béquer, limpos e secos; No Béquer 1, adicionar em ordem: 10 mL de solução de HCl 5M, 5 mL de solução de ácido oxálico 0,5M, (medidos com proveta) e com auxílio de uma pipeta, adicionar 4 mL de solução de KMnO4 0,04M. Agitar a solução.Contar o tempo de descoramento a partir do instante em que for adicionado metade do KMnO4 e registrar este tempo. No Béquer 2 novamente adicionar 10 mL de solução de HCl 5M, 5 mL de solução de ácido oxálico 0,5M. Acrescentar 50mL de água destilada e agitar a solução, até homogeneizar. Com auxílio de uma pipeta, adicionar 4 mL de solução de KMnO4 0,04M. Agitar a solução econtar o tempo de descoramento. No Béquer 3 repetir as mesmas operações, adicionando 100 ml de água destilada.No Béquer 4 repetir as mesmas operações, adicionando 150 ml de água destilada.
 2º No experimento dois repetiu-se o experimento 1, mas no lugar de variar a concentração, variou-se a temperatura.
 3º No experimento três repetiu-se de novo o procedimento, só que dessa vez variou-se duas vezes a concentração dos reagentes.
 
3 Resultados e Discussão
 
Tivemos resultados diferentes conforme variávamos as condições normais de temperatura e a concentração dos reagentes. E chegamos a uma relação da velocidade da reação com à temperatura e a concentração dos reagentes. 
4 Conclusão
 Conclui-se que em todos os experimentos comprovou-se a existência de fatores que afetam a cinética das reações químicas. Acrescenta-se que a velocidade de uma reação química: 
 É diretamente proporcional a concentração dos produtos, a temperatura.
Referências
1) Relatório e roteiro da aula prática.
Agradecimentos
A UTFPR campus PG e a Professora Elenise Sawer, pela excelente aula ministrada de ótima qualidade didática.
Anna Lessa, Laiza Lara e Julian Jose de Brito
1.Engenharia Eletrônica UTFPR .
 
*
Gráf1
		5
		3.2
		0.8
volume(ml)
Plan1
		Valores X		volume(ml)
				5
		1.8		3.2
		2.6		0.8
		
		
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais