Buscar

Fisioterapia Aquática: Princípios e Equipamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ISIOTERAPIA AQUÁTICA
	Simulado: SDE0117_SM_201503098117 V.1 
	Aluno(a): VANUZA LUCAS
	Matrícula: 201503098117
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 05/05/2017 08:03:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503685900)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a densidade relativa, é correto afirmar
		
	 
	> 1,0, o objeto irá afundar
	
	= 2,0, o objeto irá flutuar.
	
	< 1,0, o objeto irá afundar
	
	> 1,0, o objeto irá flutuar
	
	= 1,0, o objeto irá flutuar totalmente
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503717185)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Redução de Edema, fortalecimento de musculatura respiratória, melhora de reações de equilíbrio, estabilização de articulações enfraquecidas. Assinale a alternativa que apresenta o princípios físicos da água que gera os efeitos fisiológicos gerados acima:
		
	 
	Pressão Hidrostática
	
	Fluxo Laminar
	
	Flutuação
	
	Densidade
	
	Temperatura
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503698289)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O organismo quando em imersão na água passa por algumas alterações fisiológicas. Essas alterações ocorrem de maneira mais acentuada em alguns sistemas:
I - Cardiovascular: ocorre o reflexo de mergulho caracterizado por bradicardia, vasocontrição periférica e desvio de sangue para áreas vitais.
II - Renal: aumento da diurese, diminuição do volume plasmático, aumento da natriurese, aumento da eliminação de potássio pela urina, inibição da vasopressina (ADH).
III - Respiratório: a pressão hidrostática aumenta a compressão na caixa torácica e com isso ocorre aumento do trabalho respiratório e diminuição da capacidade vital.
IV - Nervoso: ocorre redução da sensibilidade das terminações nervosas e diminuição do tônus muscular promovendo alívio de possíveis dores e relaxamento.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e II
	 
	I, II, III e IV
	
	II e III
	
	II, III e IV
	
	I, III e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503798823)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conhecimento a respeito dos equipamentos aquáticos é indispensável para o fisioterapeuta. Com relação aos mesmos e as suas utilizações, analise as alternativas e assinale a que você considerar adequada a prática da fisioterapia aquática.
		
	 
	Os flutuadores fazem parte da técnica de Bad Ragaz na sua concepção, já no Watsu o terapeuta precisa dar sustentação ao corpo do paciente, podendo utilizar em caso de extrema necessidade flutuadores nos MMII.
	
	Os hálteres podem variar de tamanho. Quando utilizamos um de maior superfície, exigimos do paciente menos força muscular, pois o atrito entre o equipamento e as moléculas de água será menor.
	
	A utilização de equipamentos submersos na água, impossibilita a utilização da resistência da água para execução de exercícios de fortalecimento para os MMSS e MMII
	
	Existem diversas modalidades de equipamentos que podem auxiliar na flutuação, dentre eles podemos citar o bastão e o cinto pélvico.
	
	Os flutuadores nunca podem ser utilizados como resistores dependendo do tipo de exercício que o paciente esteja executando.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503757178)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A água, por si só, permite alterações específicas que podem contribuir ou dificultar as respostas dos diferentes pacientes que são submetidos à reabilitação aquática. De acordo com as propriedades físicas da água, analise as sentenças abaixo e marque a alternativa que reflete sua reflexão :
		
	
	A gravidade específica traduz o percentual do corpo do paciente que sofre ação da gravidade, ou seja, quanto do corpo está fora da água desconsiderando sua flutuação.
	
	A viscosidade é uma propriedade relacionada à quantidade de glândulas sebáceas do corpo e quanto isto interfere no atrito com a água, dificultando a acessibilidade de alguns pacientes neste meio.
	
	A densidade relativa permite manter todos os pacientes em flutuação sem a necessidade de flutuadores externos.
	 
	A estimulação de ondas na água traduz o aumento da resistência gerada por este meio, facilitando fortalecimento muscular, feedback sensitivo e / ou repostas motoras mais adequadas.
	
	A pressão hidrostática tende a manter estabilização articular, maior nas cinturas e menor conforme o segmento se torna mais distal.

Outros materiais