Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODOLOGIA CIENTÍFICA
DANIELA S PELISSON
FREDERICO DE SOUZA
MARIA CAROLINA S CARREIRO
MELLINE CAMPOS GOIS
PESQUISAS EXPLORATÓRIAS
Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a tomá-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: 
a) levantamento bibliográfico; 
b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e 
c) análise de exemplos que “estimulem a compreensão” (Selltiz et aI., 1967, p. 63).
 O que é pesquisa documental?
Conceituação A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas. As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.
QUE É LEVANTAMENTO? 
Características básicas dos levantamentos As pesquisas deste tipo caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportaménto se deseja conhecer. Basicamente, procede- se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Quando o levantamento recolhe informações de todos os integrantes do universo pesquisado, temse um censo. Pelas dificuldades materiais que envolvem sua realização, os censos só podem ser desenvolvidos pelos governos ou por instituições de amplos recursos. São extremamente úteis, pois proporcionam informações gerais acerca das populações, que são indispensáveis em boa parte das investigações sociais. 
QUE É ESTUDO DE CASO? 
O estudo de caso pode ser visto como técnica psicoterápica, como método didático ou como método de pesquisa. Neste último sentido, que é o que interessa neste trabalho, pode ser definido como: um conjunto de dados que descrevem uma fase ou a totalidade do processo social de uma unidade, em suas várias relações internas e nas suas fixações culturais, quer seja essa unidade uma pessoa, uma família, um profissional, uma instituição social, uma comunidade ou uma nação” (Young, 1960, p. 269). A maior utilidade do estudo de caso é verificada nas pesquisas exploratórias. Por sua flexibilidade, é recomendável nas fases iniciais de uma investigação sobre temas complexos, para a construção de hipóteses ou reformulação do problema.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais