Buscar

1º Exercício patologia veterinária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1º Exercício –Patologia veterinária 
1)Cite 4 alterações cadavéricas.
Rigor Mortis,intuscepção post mortem, algor mortis e coagulação sanguínea.
2)Ao realizar a necropsia de uma vaca, foi observado a presença de coágulo na cavidade cardíaca (coração), entretanto não se tratou de uma patologia pois o mesmo foi observado na cavidade onde normalmente podem ser encontrados. Em qual cavidade encontrava se o coágulo? Diferencie coágulo de trombo.
Coágulo encontrado no ventrículo direito porque ele tem menos força de contração. Trombo é uma coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo. Ocorre pela agregação plaquetária, diferente do coágulo, que ocorre pela formação de polímeros de fibrinogênio (fibrina).
3)Diferencie e de exemplos de patologias que causam dilatação cardíca, hipertrofica excentrica e concentrica.
Na dilatação cardíaca há aumento das câmaras,enfraquecimento da musculatura, elevação do volume sanguíneo e baixa força contrátil. Ex: Miocardiopatia
Hipertrofia excêntrica há o aumento da massa muscular e do volume diastólico. Na Hipertrofia concêntrica há diminuição das câmaras cardíacas, aumento de massa muscular sem o aumento do volume diastólico final. Ex: Arritmia,insuficiência cardíaca 
4)Explique o Sistema Renina Angiotensia Aldosterona, qual sua finalidade?
O sistema renina-angiotensina-aldosterona (S-RAA) é descrito como um eixo endócrino no qual cada componente de uma cascata é produzido por diferentes órgãos, para manter a estabilidade hemodinâmica.
Estão identificados no corpo dois diferentes tipos de sistemas renina-angiotensina: o circulante, descrito há bastante tempo, e o local, descrito mais recentemente e que parece desempenhar papel importante na homeostase circulatória.
No SRAA circulante, o angiotensinogênio é produzido pelo fígado, que requer glicocorticóides do córtex adrenal e estrógeno das gônadas; a renina é liberada pelos rins, enquanto que a enzima de conversão de angiotensina I em angiotensina II (ECA) é encontrada no endotélio vascular de vários órgãos. A aldosterona é liberada pelo córtex suprarrenal estimulado pela angiotensina II.
Uma vez ativada a cascata, surgem a angiotensina I e a angiotensina II, que circulam pelo sangue ativando suas estruturas-alvo: vasos sanguíneos (sobretudo arteríolas sistêmicas), rins, coração, suprarrenais e o sistema nervoso simpático.
A lógica fundamental que preside o funcionamento do sistema é responder a uma instabilidade hemodinâmica e evitar a redução na perfusão tecidual sistêmica. Atua de modo a reverter a tendência à hipotensão arterial através da indução de vasoconstricção arteriolar periférica e aumento na volemia por meio de retenção renal de sódio (através da aldosterona) e água (através da liberação de ADH-vasopressina).
Portanto, o sistema renina-angiotensina-aldosterona se soma ao sistema simpático e ao ADH, compondo o trio de sistemas neuro-hormonais de compensação cardiovascular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais