Buscar

trabalho de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Filosofia
Grupo: Bárbara Ayôna, Daniela S. Pelisson, Frederico de Souza, Jéssica Ferreira, Maria Carolina Carreiro, Patrick Fernandes, Samuel S. Verdam, Victor Baia.
RELAÇÃO ENTRE O FILME A ONDA E O MITO DA CAVERNA – PLATÃO
1- O que a caverna simboliza?
R- A caverna simboliza o mundo em uma visão paralela da realidade onde os prisioneiros são todas as pessoas; um mundo físico, sensível, em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em nós opiniões por vezes errôneas e equivocadas, (pré-conceitos, pré-juízos).Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais. Só é possível quando saímos desse campo visão e deixamos outras opiniões prevaleceram, sem qualquer tipo de julgamento ou duvida. Só saímos da caverna e nos libertamos quando aceitamos outras culturas e outras sociedades, além da nossa.
2- No texto “A Alegorda Caverna” o que a luz do Sol simboliza? Exemplifique nos dias atuais o que representa a luz do Sol?
R- A luz do Sol simboliza a descoberta, o saber, a verdade , representa a ideia suprema de Bem, ente supremo que governa o inteligível, permite ao homem conhecer e de onde deriva toda a realidade. É o conhecimento impactando em um primeiro momento estimulando a busca pelo novo e pelo desconhecido. Em dias atuais um bom exemplo do que representa a luz do Sol seria o estudo e o conhecimento que ele nos trás.
3- O que representa a sombra e os homens acorrentados?
R- A sombra representa as coisas sensíveis que tomamos por serem verdadeiras; já os homens acorrentados representam as limitações das pessoas, que segundos suas tradições diferentes, hábitos diferentes, culturas diferentes, estão acostumadas com as noções sem refletir para fazer juízos corretos, mas apenas acreditam e usam como às foi transmitido.
4- Por que ao retornar, o homem que reconheceu a luz foi rejeitado?
R- Ele foi incompreendido pelos ex-companheiros, pois não conseguia transmitir todos os conhecimentos que adquiriu fora da caverna devido à visão carregada de preconceitos da realidade dos prisioneiros. Assim como os seres humanos tem dificuldade em acreditar naquilo que não vê, e tem dificuldade em aceitar que está errado que tudo o que conhece é uma mentira. Quando começamos a descobrir a verdade, temos dificuldade para entender e apanhar o real (ofuscamento da visão ao sair da caverna) e para isso, precisamos nos esforçar, estudar, aprender, querer saber.
-Após estes levantamentos façam uma análise entre o texto e o filme A Onda. Destaque a ideia central e três pontos em comum entre o filme e o texto.
‘mito da caverna’ e o filme A Onda ampliou sua compreensão sobre a construção da verdade e a influência do grupo em nossas decisões? -Respondam:  :Como‘mito da caverna’ e o filme A Onda ampliou sua compreensão sobre a construção da verdade e a influência do grupo em nossas decisões?
Tanto o texto quanto o filme retratam como o conhecimento limitado e a pouca visão do mundo como um todo podem distorcer nossa visão sobre a realidade e nos remetem a uma verdadeira clausura intelectual. Por exemplo, no filme a sala de aula poderia corresponder a caverna no texto, o professor seria a luz do Sol que rebate no fundo da caverna e a personagem Karo no filme seria o prisioneiro que deixou a prisão e ao retornar a caverna foi incompreendido e excluído pelos demais prisioneiros assim como Karo foi excluída pelos integrantes do grupo A Onda.
O líder acarreta sobre si uma responsabilidade muito grande, toda decisão do grupo cai sobre ele. Decisões tomadas em conjunto, pela maioria são sempre as que prevalecem ao contrario da voz de um individuo sozinho, porém qualquer decisão gera consequências. Qualquer grupo é uma ameaça dependendo das reais intenções.
Após ter compreendido que o texto e o filme nos fez perceber que não existe uma verdade absoluta e que além das nossas opiniões e pontos de vistas existem outros a serem explorados, passamos a ter uma relação diferente com as coisas que se passam nos dias de hoje em questão de construção da verdade e da influencia que nos leva tomar decisões.
Quando estamos diante de uma situação sozinhos e não temos ninguém para nos mostrar o outro lado da versão, um argumento ou um fato que nos leve acreditar no contrario do que vemos e de cara acreditamos, naturalmente por questão de raciocínio lógico e impulsivo de primeira vista, vamos aceitar essa situação de modo com que tudo que acabamos de ver e vivenciar esteja em sua absoluta verdade. 
Porém, por outro lado quando estamos em um grupo e temos visões diferentes e raciocínios diferentes, as coisas mudam de figura, passamos a opinar e mostrar nossa verdade, e pessoas com visões diferentes e opiniões diferentes começa a nos contestar, mostrando outros pontos de vistas, verdades diferentes das que somos capazes de enxergar ou acreditamos, e muitas vezes, quando essas pessoas ou contextos estão em maior numero no grupo, passamos a ceder de forma em que um grupo de pessoas a maioria sempre ganha. Então de certa forma acabamos nos deixando influenciar ou passamos a acreditar e ter uma visão parecida com as das pessoas que nos contestam. 
Podemos observar como nós seres humanos vivemos em um estado de inércia constante, onde somos influênciados pela mídia, pela cultura, e pelas pessoas ao nosso redor. Quando um ser sai dessas direções pré-definidas é tido pela maioria como louco, pois a maioria se encontram presos em dogmas, caminhos e verdades pré-definidas. 
Mas seriam estes realmente os loucos?
A maior parte da humanidade esta presa o tempo todo sem ao menos perceber, passando suas vidas inteiras baseadas em acompanhar a onda que predomina todo o seu redor, quando um ser sai desse meio, ele não estaria se libertando para realmente ser quem ele é?
Ditaduras da moda, ciência imposta, verdades impostas, a humanidade é manipulada o tempo todo, desde a antiguidade, como por exemplo a politica do pão e circo, que "enganava" toda uma população, mas não estamos livres de tal ato, isto sempre ocorreu e esta presente em todo o lugar, como por exemplo, em meio a uma grande descontentamento da população brasileira a cerca do governo à algum tempo, tudo foi esquecido com a copa do mundo no país, tudo se tornou flores, todos os problemas foram esquecidos, essa situação é imensamente equivalente a política de pão e circo. 
Concluímos que, a humanidade precisa se libertar de todas as influências sofridas o tempo todo ao seu redor, e tomar decisões e opiniões, sem olha para o que esta ao seu redor, ninguém é dono da verdade, o ser humano é um ser racional, isso que nos diferencia dos animais, uma característica que a humanidade não faz jus à ela, apenas se libertando das amarras impostas pelo mundo, poderemos realmente ser nós mesmos e viver como nunca!

Outros materiais