Buscar

ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO-3-UNIDADES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade 03 - Economia e Modelos de Gestão
- Web Aula - 905333
Nesta unidade vamos falar sobre as bases históricas da administração e as primeiras teorias.
Unidade 3
Web Aula 1 – Conceitos Básicos, Abordagem Clássica e Abordagem Humanística
Olá a todos! 
Sejam bem-vindos!
Antes de iniciarmos nossos trabalhos, você terá uma visão geral da unidade II.
Esta unidade, visa sensibilizar o futuro profissional para a importância da Administração de Recursos Humanos diante do atual cenário de mudanças constantes e velozes.
	Orientações:
Caro Aluno,
OLÁ!
Esta é a nossa primeira web aula da terceira unidade. Por esse motivo, vamos usá-la para aprofundar o conhecimento sobre importância da administração, fundamentos, princípios e história.
ADMINISTRAÇÃO: Conceito e importância
"Administrar é, portanto, um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma administração." KWASNICKA (pág. 17, 1995) 
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO
Segundo Kwasnicka (1995, p.17), a tarefa de administrar, é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária que não se encontra restrito às fábricas, hospitais, lojas e escolas. É importante em qualquer atividade formalmente estruturada que envolva recursos humanos e materiais, tecnologia, restrição ambiental, entre outros. Trata-se de um processo consistente de tomada de decisões, envolvendo recursos e objetivos com o intuito de assegurar a eficiência e eficácia, na obtenção de resultados específicos. Portanto, administrar é um processo realizado em uma organização, um departamento, um setor ou área, independente da sua ordem de grandeza.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Os princípios estabelecidos para a administração no início do século XX previam uma administração rígida, onde o chefe ou o proprietário, no caso da pequena empresa, eram os donos absolutos das decisões; a autoridade vinha de cima para baixo e as suas atividades principais eram mandar fazer as tarefas e controlá-las com muito rigor. O objetivo principal era produzir mais e com mais eficiência, para que o lucro fosse maior.
Não havia qualquer tipo de comunicação entre as pessoas do setor administrativo da empresa ou pessoas próprias para executar tal tarefa (administração); não havia confiança para delegar ou tomar decisões, apenas os donos das empresas executavam as ideias que achavam certas.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
Onde se inicia a história da administração é puramente uma questão de escolha. Nós podemos, por exemplo, começar pela Antiguidade, Idade Média ou Renascimento; outros preferem iniciar pela Revolução Industrial.
A Antiguidade caracteriza-se por ter sido uma época particularmente profícua para as ciências. Seus pensadores e filósofos criaram e desenvolveram muitas áreas do conhecimento humano com tal profundidade que até hoje se fazem sentir os efeitos dos seus trabalhos.
No que se refere à administração, nunca foram encontradas obras que comprovem seu desenvolvimento na Antiguidade, entretanto, a construção de uma pirâmide, a estrutura da uma cidade como Atenas e a administração de um império tão vasto, como o Império Romano, certamente revelam conhecimentos de administração. É difícil compreender, à primeira vista, por que a administração não recebeu igual tratamento na época; porém, a realidade social contemporânea torna mais fácil a compreensão deste fenômeno. Predominava, nessa época, um forte preconceito em relação ao trabalho, a tal ponto que era considerado uma atividade desprezível.
Uma das principais razões para esse preconceito foi a escravidão, que na época era legalizada, oferecendo solução fácil aos problemas práticos e, ao mesmo tempo, criando uma inevitável correlação entre trabalho e escravo.
Outra razão, também importante, foi a orientação de povos primitivos para a guerra, na sobressai a importância do soldado e, consequentemente, a inferioridade social daqueles que trabalham e que, portanto, não podem dedicar-se às guerras.
Os antigos acreditavam que havia dois campos antagônicos de atuação: o intectual, cabível aos cidadãos, e o material, cabível aos escravos. A aplicação das ciências em problemas práticos era condenada
ENFOQUES TEÓRICOS
PRINCÍPIOS DE TAYLOR:
Frederick Winslow Taylor entrou em contato com os problemas de administração em 1884. Ele reconheceu que eram os trabalhadores que moviam as fábricas.
A primeira apresentação sistemática de Taylor foi formulada após ele verificar que no sistema de pagamento, por dia de trabalho, os homens diminuíam a produção, prolongando assim os dias de trabalho, evitando desta forma os possíveis cortes de funcionários. Taylor intitulou este trabalho "A piece-rate system", usando dois métodos no tratamento desta questão:
O estudo do tempo base para obter o tempo-padrão, concebendo um método para a fixação prévia e precisa de um padrão de desempenho que permitia a extensão do sistema para o trabalho não repetitivo.
Projetou um esquema de pagamento por peça, diminuindo os ganhos daqueles que não atingissem os padrões, salários substancialmente altos aos bons trabalhadores, assegurando-lhes que, se mantivessem o ritmo de trabalho especificado, seus salários nunca seriam cortados.
Taylor viu, assim, que uma das formas de atingir seus objetivos era introduzir métodos de trabalho eficientes que incluíam:
padronização de ferramentas e equipamentos;
rotina de programação;
cartões de instrução;
estudos de movimentos;
seleção de trabalhadores mais adequados;
garantia de amplo material para os trabalhadores;
introdução de símbolos como índices.
A alteração mais evidente na organização foi a introdução de um departamento de planejamento que Taylor definiu como centro cerebral da empresa.
As descobertas de Taylor representam uma evolução que continuou sendo aperfeiçoada, mesmo depois de sua morte, por Henry Laurence Gantt, que se preocupou com o aspecto psicológico e humanístico, insistindo na importância do elemento humano na produtividade. Gantt desenvolveu um plano de salários e incentivos ao trabalho operário e o auxílio do planejamento do trabalho do indivíduo, desenvolvendo um gráfico de distribuição de carga de trabalho, denominado Gráfico de Gantt.
Outro nome que contribuiu para o desenvolvimento do trabalho de Taylor foi Frank Buncker Gilbreth, seguidor da mesma linha de Gantt.
CONTRIBUIÇÕES DE HENRY FAYOL
O trabalho de Henry Fayol foi considerado uma das maiores contribuições para o campo da gerência e da administração.
Ao contrário de Taylor, Fayol trabalhou nos níveis organizacionais, preocupado com a função administrativa da direção. Com isso, concluiu que há uma necessidade definida e uma possibilidade de ensinar administração. Publicou um trabalho em 1908 que intitulou "Os Princípios da Administração", onde procurou, de forma mais clara, os elementos primários do processo administrativo, que vêm sendo utilizados até hoje:
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, E CONTROLE.
	A Tarefa
Você está sendo convidado a realizar um pequeno estudo de caso para verificar se ficou bem clara a distinção entre esses dois autores da abordagem Clássica. (Taylor e Fayol)
	Processo
1) Após a leitura, resolva este "case".
O Faraó Quéps reúne-se com dois grandes consultores em administração que vieram do futuro.O Faraó pretende construir uma grande pirâmide, com cerca de 2.300.000 blocos de pedra. Ele quer recomendações desses consultores para assegurar a realização do projeto. Um escriba anota as recomendações, mas registra erradamente os nomes dos consultores. Corrija o trabalho do escriba. Escreva embaixo de cada recomendação o nome do consultor que pode tê-la feito. Os consultores que estavam presentes na reunião eram: Taylor e Fayol.
Recomendações:
a) Não se esqueça de que você é o Faraó. Sua principal tarefa é garantir a construção da Pirâmide. Não se perca com detalhes operacionais. Mantenha-se em seu papel de executivo do projeto.
Autor:________________
b) Uma das formas para você atingir seus objetivos é o trabalho ser realizado
de acordo com ferramentas padronizadas, uma rotina de programação, e com trabalhadores adequados.
Autor:________________
	Aprofundando o conhecimento: Explore mais esse assunto por meio da leitura da Unidade 2 da sua apostila (Teorias da Administração).
Continuando:
	Considerações: Esta leitura auxilia no desenvolvimento das habilidades conceituais, para que se possa compreender o que são as teorias e sua importância para a administração.
Abordagem Humanística 
	A Tarefa
Dando sequência à contextualização teórica, vamos aprofundar o conhecimento sobre a Abordagem Humanística.
Leia o texto abaixo:
RELACÕES HUMANAS
FILOSOFIA DAS RELACÕES HUMANAS
Um dos fundadores da escola humana da filosofia da administração foi Elton Mayo.
O "Experimento de Hawthorne" é o estudo mais citado para investigar o complexo da natureza humana no trabalho. O propósito inicial do experimento era verificar o efeito da iluminação no trabalhador e em seu trabalho. Grupos de funcionários foram selecionados para tal estudo. Estes funcionários sentiram-se motivados e, consequentemente, a produtividade aumentou. O "Estudo de Hawthorne" foi um marco na teoria comportamental humana. As conclusões mais importantes foram:
Determinação do nível de produção por normas sociais e integração do indivíduo ao grupo.
Os indivíduos não agem isoladamente, mas seguem o grupo.
As recompensas e sanções impostas pelo grupo determinam o comportamento do indivíduo.
O reconhecimento da existência de grupos informais bem estruturados.
As relações humanas constituem as interações entre pessoas e grupos.
A importância do conteúdo do cargo no moral do indivíduo.
	Processo
1 - Após realizar a webaula 1 e fazer a leitura do texto da webaula 2, observe o quadro abaixo.
COMPARAÇÃO ENTRE A TEORIA CLÁSSICA E A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
	TEORIA CLÁSSICA
	TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
	Trata a organização como máquina
	Trata a organização como grupos de pessoas;
	Enfatiza as tarefas ou a tecnologia
	Enfatiza as pessoas
	Inspirada em sistemas de engenharia
	Inspirada em sistema de psicologia
	Autoridade centralizada
	Delegação de autoridade
	Linhas claras de autoridade
	Autonomia dos empregados
	Especialização e competência técnica
	Confiança e abertura
	Acentuada divisão do trabalho
	Ênfase nas relações entre as pessoas
	Confiança nas regras e nos regulamentos
	Confiança nas pessoas
	Clara separação entre linha e staff
	Dinâmica grupal e interpessoal
Fala-se agora em:
Motivação;
Liderança;
Comunicação;
Organização informal;
Dinâmica de grupo, etc 
MOTIVAÇÃO HUMANA
A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam.
O ser humano é motivado, não por estímulos econômicos e salariais, mas por recompensas sociais, simbólicas e não materiais.
	1. TEORIA DE CAMPO DE LEWIN
Kurt Lewin elaborou a teoria de campo que se baseia no seguinte:
O comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente.
	Campo dinâmico é o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico.
Para Lewin, toda necessidade cria um estado de tensão no indivíduo, uma predisposição à ação.
	2. NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
A TRH constatou a existência das necessidades humanas básicas.
Necessidades ou motivos são forças conscientes ou inconscientes que levam o indivíduo a um determinado comportamento.
A motivação refere-se ao comportamento que é causado por necessidade dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer essas necessidades.
O ser humano é considerado um animal dotado de necessidades. 
Satisfeita uma necessidade, surge outra em seu lugar, e, assim por diante, contínua e infinitamente.
Ao longo de sua vida, o homem evolui por três níveis ou estágios de Motivação: à medida que cresce e amadurece, vai ultrapassando os estágios mais baixos e desenvolvendo necessidades de níveis mais elevados.
a) Necessidades Fisiológicas:
São as necessidades primárias, vitais ou vegetativas, relacionadas com a sobrevivência do indivíduo. São inatas e instintivas.
Exige satisfação periódica e cíclica.
São as de alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, abrigo, proteção contra os perigos.
b) Necessidades Psicológicas
São necessidades secundárias e exclusivas do homem.
São aprendidas e adquiridas no decorrer da vida e representam um padrão mais elevado e complexo de necessidades.
As necessidades psicológicas são:
Necessidade de segurança íntima: leva o indivíduo à autodefesa, procura de proteção contra o perigo, ameaça ou privação.
Necessidade de participação: aprovação social, reconhecimento do grupo, de dar e receber amizade.
Necessidade de autoconfiança: refere-se à maneira pela qual cada pessoa se vê e se avalia, ao autorrespeito e à consideração que tem para consigo mesmo.
Necessidade de afeição: é a necessidade de dar e receber afeto, amor e carinho.
c) Necessidades de Autorrealização
São as necessidades mais elevadas e decorrem da educação e da cultura da pessoa.
É o impulso de realizar o próprio potencial de estar em contínuo autodesenvolvimento.
	3. CICLO MOTIVACIONAL
O ciclo motivacional começa com o surgimento de uma necessidade.
Toda vez que surge uma necessidade, esta rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio.
Esse estado leva o indivíduo a um comportamento ou ação capaz de descarregar a tensão ou de livrá-lo do desconforto e do desequilíbrio.
Satisfeita a necessidade, o organismo volta ao equilíbrio, caso contrário, ela pode ser frustrada. 
Outras vezes a necessidade não é satisfeita nem frustrada, mas transferida ou compensada, ou seja, quando o motivo de uma promoção para um cargo superior é contornado por um bom aumento de salário ou por uma nova 
	4. MORAL E CLIMA ORGANIZACIONAL
O moral é uma decorrência do estado motivacional provocado pela satisfação ou não satisfação das necessidades individuais das pessoas.
O moral é responsável pelas atitudes das pessoas.
O moral elevado é acompanhado de uma atitude de interesse, identificação, aceitação, entusiasmo e impulso positivo em relação ao trabalho.
O moral baixo é acompanhado por atitudes de desinteresse, negação, rejeição, pessimismo e apatia com relação ao trabalho.
Clima Organizacional é o ambiente psicológico e social que existe em uma organização e que condiciona o comportamento de seus membros.
LIDERANÇA
	LIDERANÇA: TEORIAS DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE
traços físicos: energia, aparência e peso
traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança
traços sociais: cooperação, habilidades administrativas e interpessoais
traços relacionados à tarefa: iniciativa, persistência e impulso de realização
	LIDERANÇA: TEORIA SOBRE ESTILOS DE LIDERANÇAS
AUTOCRÁTICA - centralização total da autoridade e das decisões na pessoa do líder.
	
	Autocrática: o trabalho somente se desenvolve com a presença física do líder.
LIBERAL - total liberdade do grupo para tomada de decisões; o líder apenas participa quando é solicitado.
	Liberal: pouco respeito em relação ao líder e forte individualismo agressivo
	
DEMOCRÁTICA - caracterizada pela figura do líder como orientador do grupo. As decisões são discutidas pelo grupo com a presença do líder.
	
	Democrática: líder e subordinados desenvolvem uma comunicação franca, espontânea e cordial. Há um sentido de responsabilidade mútua.
	LIDERANÇA: TEORIA SITUACIONAL
Não existe um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação.
É primordial que o gerente tenha consciência de qual estilo é mais presente na sua administração com o objetivo de melhor avaliar a situação e poder fortalecer o seu desempenho.
Enfim, o melhor estilo é aquele em que o gerente tenha abertura para perceber a situação, de uma forma tal que consiga optar pelo estilo mais adequado.
Quanto menor o uso de autoridade pelo
administrador, maior a área de liberdade dos subordinados e vice-versa.
	COMUNICAÇÃO
Proporciona informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas;
proporciona as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos;
a pessoa trabalha melhor quando conhece os padrões de seu trabalho;
a organização opera mais eficientemente quando a pessoa e seu chefe têm um entendimento comum de suas responsabilidades e padrões de desempenho que a empresa espera obter deles.
cada pessoa pode ser auxiliada a dar a máxima contribuição à organização e a utilizar ao máximo as suas habilidades e capacidades.
	ORGANIZAÇÃO INFORMAL
Conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas.
Características:
Relação de coesão ou de antagonismo: relações pessoais de simpatia ou de antipatia, de diferentes intensidades. 
Status: o prestígio está mais ligado na participação do indivíduo na organização informal (grupo), do que propriamente na organização formal (cargo). 
Colaboração espontânea 
A possibilidade da oposição à organização informal: esta pode se desenvolver contra a organização formal, devido à inabilidade da direção de propiciar um clima favorável. 
Padrões de relações e atitudes 
Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais: devido à mudança de pessoal na organização formal. 
	DINÂMICA DE GRUPO
Kurt Lewin é fundador da Escola da Dinâmica de Grupo;
Dinâmica de grupo é a soma de interesse dos componentes dos grupos e que pode ser ativada por meio de estímulos e motivações, no intuito de maior harmonia e melhor relacionamento humano.
O comportamento, as atitudes, as crenças e os valores do indivíduo baseiam-se firmemente nos grupos aos quais pertencem.
	ATIVIDADE
Para refletir:
Assista ao vídeo:
Gladiador: como vencer conflitos preservando os valores éticos.
http://www.youtube.com/watch?v=I1JAud8xWc8
	Conclusão
Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais de administração passam a ser contestados.
O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo;
O método e a máquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo.
O homo economicus cede o lugar ao homem social.
Essa revolução na Administração ocorreu nos prenúncios da Segundo Guerra Mundial, ressaltando o caráter democrático.
A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas.
Parabéns a todos que chegaram até aqui!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais