Buscar

Metabolismo. resumo docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metabolismo 
É um conjunto de ocorrências dentro da célula , que juntas visam conceder à célula : energia química , através da degradação de alguns nutrientes , formação de macromoléculas como proteínas, ácidos nucleicos e polissacarídeos ,sintetizar e degradar biomoléculas .
Os organismos vivos podem se dividir em :
Autotróficos – seres que por si só utilizam o dióxido de carbono como fonte de carbono . Podem obter energia através da luz solar . Ex: Plantas e cianobactérias 
Heterotróficos – seres que não possuem a capacidade de utilizar o CO2 da atmosfera como fonte de carbono , e então obtém esse carbono através de algumas moléculas , como glicose.
Existe um equilíbrio entre autotrófico e heterotrófico no ambiente , enquanto os autotróficos absorvem energia solar e geram componentes como legumes e frutas , esses componentes serão utilizados pelo outro ( heterotróficos ) como obtenção de energia, através da alimentação . 
Catabolismo : é a forma degradativa do metabolismo , onde moléculas grandes são degradadas em moléculas menores e mais simples, neste processo ocorre liberação de energia , que pode ser armazenada na forma de ATP ou de transportadores de elétrons ou liberada como calor . São vias convergentes.
Anabolismo ou biossíntese : moléculas menores e simples se juntam formando moléculas maiores. Estas reações requerem o fornecimento de energia , que pode vim da transferência do fosfato do ATP ,ou do poder redutor de transportadores de elétrons ( NADH,NADPH ou FADH2). São vias divergentes .
Na célula , quando uma via está ocorrendo , a outra esta sendo inibida . Para que as vias anabólicas ou catabólicas sejam irreversíveis , um sentido da reação deve ser termodinamicamente favorável , ou seja , o sentido oposto tem que ser quase impossível ocorrer .
As reações catabolicas e anabólicas ocorrem em diferentes compartimentos celulares . Catabolismo de ácidos graxos na mitocôndria e a síntese ( anabolismo ) no citosol .
As vias metabólicas são reguladas em 3 níveis intra e extracelulares :
1.Disponibilidade de substrato – forma de regulação cuja resposta é mais rápida ;
2.Regulação alostérica – por intermediários metabolitos ou coenzimas que sinalizam o estado metabólico dentro da célula .
3.Sinais extracelulares alteram a concentração de uma enzima por interferência na sua velocidade de síntese ou degradação .
Glisólise 
A glicose é degradada por uma série de enzimas para liberar duas moléculas de piruvato contendo cada uma delas 3 átomos de Carbono . Durante a glicólise parte da energia da glicose é armazenada na parte de ATP e de NADH.
A insulina é um hormônio que sai do pâncreas e se liga aos receptores de membrana das células no fígado , e então serve como um sinalizador celular para que a glicose que está em excesso na corrente sanguínea entre nas células e o nível glicêmico do sangue volte a se estabilizar . ( No período após alimentação )
 Quando estamos em situação de jejum ( baixo nível de glicose ), o processo é inverso , desta vez , o pâncreas libera o hormônio glucagon que vai se ligar aos receptores de membrana das células do fígado e então vai fazer a quebra do glicogênio e liberar glicose para a corrente sanguínea , até que o nível se estabilize 
Fígado é o principal armazenador de glicose em forma de glicogênio .

Outros materiais