Buscar

Atividade 2 - Antropologia e Cultura Brasileira FMU

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
O Estruturalismo que dissociava a natureza e a Cultura e que busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado que é produzido dentro de uma cultura teve como maior expoente o antropólogo:
Resposta Selecionada:	e. Lévi-Strauss.
Resposta Correta:	e. Lévi-Strauss.
Feedback da resposta:
O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Já na década de 1930 predominou o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de Lévi-Strauss – que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem”.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Leia atentamente os dois excertos a seguir e marque a alternativa que melhor os
interpreta:
“Essa concepção aceita que as identidades não são nunca unificadas; que elas são, na modernidade tardia, cada vez mais fragmentadas e fraturadas; que elas não são, nunca, singulares, mas multiplamente construídas ao longo de discursos, práticas e posições que podem se cruzar ou ser antagônicos.”
“[...] as identidades são construídas por meio da diferença e não fora dela. Isso implica o reconhecimento radicalmente perturbador de que é apenas por meio da relação com
o Outro, da relação com aquilo que não é, com precisamente aquilo que falta, com aquilo que tem sido chamado de seu exterior constitutivo, que o significado ‘positivo’ de qualquer termo – e, assim, sua ‘identidade’ – pode ser construído.”
(Excertos de HALL, Stuart. “Quem precisa de identidade?”. In: Silva, Tomaz T. Identidade e Diferença. São Paulo: Vozes, 2009.)
Resposta Selecionada:
 c.
As identidades são marcadas por um caráter relacional e de contraste com a diferenças, ou seja, são vivenciadas a partir de uma interação com o outro.
Resposta Correta:
 c.
As identidades são marcadas por um caráter relacional e de contraste com a diferenças, ou seja, são vivenciadas a partir de uma interação com o outro.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Ele “é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a Sociologia, refletindo também nas demais ciências humanas. Para ele, a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, e cada órgão tinha uma função de interdependência com os demais.” A que sociólogo estamos nos referindo?
Resposta Selecionada: e. Émile Durkheim.
Resposta Correta:	e. Émile Durkheim.
Feedback da resposta:
O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 06): “Émile Durkheim (1858-1917) é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a Sociologia, refletindo também nas demais ciências humanas. Para ele, a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, e cada órgão tinha uma função de interdependência com os demais”.
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
Falar a mesma língua, estar radicado no mesmo território, possuir as mesmas tradições são fatores que constituem a base fundamental das relações ordinárias da vida cotidiana".
(Fonte: BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política. Brasília: UnB, 2000).
Essas premissas caracterizam o conceito de 	, que envolve a distinção entre grupos e indivíduos pelo estilo das vestimentas, da língua, da região e de outras características que são culturalmente percebidas e aprendidas.
Assinale a alternativa que contenha o termo que preenche corretamente a lacuna:
Resposta Selecionada:
Resposta Correta:
Pergunta 5
Etnicidade.
 b.
Etnicidade.
b.
0,2 em 0,2 pontos
Analise as frases a seguir, classificando-as como verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa correta:
- A pós-modernidade tem como característica principal o conhecimento como fator estratégico de riqueza e poder.
- Pós-modernidade é um conceito estático, haja vista os paradigmas modernos que não se alteram, os quais são enclausurados por um sistema homogêneo.
- A globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política que atende às demandas do capitalismo contemporâneo que se resume em não alcançar novos mercados;
- A pós-modernidade não é um conceito estático. As mudanças são frequentes e os fenômenos se modificam mesmo antes de serem compreendidos.
São respectivamente Verdadeiro e Falso:
Resposta Selecionada:
Resposta Correta:
verdadeiro, falso, falso e verdadeiro;
a.
verdadeiro, falso, falso e verdadeiro;
a.
Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
A sociedade do conhecimento está intimamente ligada à pós-modernidade. Tal processo trouxe uma série de mudanças na vida cotidiana. A que âmbitos da vida estamos nos referindo ao tratar dessas mudanças?
Resposta Selecionada:
Resposta Correta:
Organização social, cultural, econômica e científica.
e.
Organização social, cultural, econômica e científica.
e.
Feedback
O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “Em suma, a
da resposta:
sociedade do conhecimento se refere ao tipo de organização social, cultural, econômica e científica, cujo termo advém das discussões sobre a Pós-Modernidade. Muitas pessoas ainda confundem o termo Sociedade do Conhecimento – que tem um aspecto mais amplo, sendo o propulsor econômico de uma sociedade – com Sociedade da Informação – que se refere a uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação e de trocas de informação; é ela que otimizaria o compartilhamento das informações”.
Pergunta 7
0,2 em 0,2 pontos
18 - Podemos definir 		[1] 	como os aspecto social que impulsiona a economia, e 	[2] 	como o aspecto social que otimiza o compartilhamento das informações. Os termos que melhor preenchem as lacunas [1] e [2], são:
Resposta Selecionada:
Resposta Correta:
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
b.
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
b.
Feedback da resposta:
De acordo com o material referencial: "Muitas pessoas ainda confundem o termo Sociedade do Conhecimento - que tem um aspecto mais amplo, sendo o propulsor econômico de uma sociedade - com Sociedade da Informação - que se refere a uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação e de trocas de informação; é ela que otimizaria o compartilhamento das informações".
Pergunta 8
0,2 em 0,2 pontos
Segundo o material referencial, o fenômeno da industrialização (desde fins do século
XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Pra compreender tal processo, diferentes autores como o Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporâneas. Assinale a alternativa que corresponde àquela proposta por Karl Marx:
Resposta Selecionada:
c.
Uma visão que pensa a sociedade industrial dividida em duas classes antagônicas: os capitalistas, donos dos meios de produção, e o proletariado, que tem apenas a força de trabalho para vender.
Resposta Correta:
Feedback da resposta:
c.
Uma visão que pensa a sociedade industrial dividida em duas classes antagônicas: os capitalistas, donos dos meios de produção, e o proletariado, que tem apenas a força de trabalho para vender.
Karl Marx (1818-1883), um economista alemão que contribuiu significativamente para o desenvolvimentoda Sociologia e das demais Ciências Sociais, foi fundador da doutrina comunista moderna e tinha uma visão revolucionária. Para ele, a sociedade estava dividida em duas classes: a dos capitalistas, ou seja, daqueles que detêm os meios de produção; e o proletariado, cuja única posse é a sua força de trabalho.
	Logo, as diferenças entre o capital e o trabalho geram uma sociedade dividida em classes. Os meios de produção se originam das relações de produção, o modo como os indivíduos se organizam para executar a atividade produtiva, o que impactam em desigualdades, dando origem à luta de classes. (Pág. 07 – Unidade 2)
	
Pergunta 9	0,2 em 0,2 pontos
A relação entre trocas culturais e globalização é uma questão central para o debate sobre o 	. Tal fenômeno pode ser compreendido como uma espécie de miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Resposta Selecionada:	Hibridismo cultural
 d.
Resposta Correta:	Hibridismo cultural
 d.
	
Pergunta 10	0,2 em 0,2 pontos
A Antropologia Interpretativa, predominante na década de 1960, possuía influências de diversas perspectivas teóricas. Assinale a alternativa que não contém uma dessas influências:
Resposta	 e.
Selecionada:	Pós-Modernismo, que destaca a politização da relação entre o observador e o observado.
Resposta	 e.
Correta:	Pós-Modernismo, que destaca a politização da relação entre o observador e o observado.
Feedback Na década de 1960, predominou a Antropologia Interpretativa, com da	abordagem hermenêutica, ou seja, em que se busca a interpretação, resposta: origem e a hierarquização dos sentidos e dos significados – com
inspirações oriundas de Nietzsche e seu perspectivismo (quando o ponto de vista é alterável), a semiótica de Pierce (com a análise dos signos e de suas relações) e a Escola de Frankfurt (que propunha uma crítica do fazer científico e influenciou os interpretativistas a fazerem uma autocrítica), por exemplo. No fim da década de 1980 e início de 1990, se fixou a chamada Antropologia Pós-Moderna, com a preocupação de explicar a politização da relação observador-observado, ou seja, faz-se uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo. (Pág. 07-08 – Unidade 2)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes