Buscar

GENETICA MENDEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MENDELISMO: As Leis da Segregação e da Segregação Independente
PARTE A: REVENDO CONCEITOS BÁSICOS
Preencha os espaços em branco nas frases de 1 a 8 usando o termo abaixo mais apropriado.
(a) autofecundação		 (e) hibridação
(b) espécie 			 (f) híbrido
(c) fecundação cruzada 	 (g) óvulo
(d) grão-de-pólen		 (h) variedade
1. A estrutura da flor que contém os gametas masculinos, ou núcleos gaméticos, é o ( D ).
2. O ( G ) das plantas angiospermas é uma estrutura multicelular onde se forma o gameta feminino, a oofera.
3. Na ervilha ocorre (A ) , isto é, o gameta masculino fecunda o gameta feminino da mesma flor.
4. O desenvolvimento do pólen de uma planta no estigma da flor de outra planta é um (a) ( C ).
5. A (E ) em ervilha é feita removendo-se as anteras de uma flor, antes de sua maturação e, mais tarde, colocando-se pólen de outra planta sobre o seu estigma.
6. O termo (F ), empregado por Mendel, refere-se ao indivíduo proveniente do cruzamento entre duas plantas de linhagens diferentes.
7. ( H ) era o termo usado para designar plantas cultivadas que diferiam entre si quanto a uma ou algumas características contrastantes, transmissíveis aos descendentes.
8. ( B ) é o termo usado para designar grupos de populações naturais capazes de se cruzar, produzindo descendência fértil.
Preencha os espaços em branco nas frases de 9 a 16 usando o termo abaixo mais apropriado.
(a) dominante	 (d) geração F1	 (g) monoíbrido
(b) fenótipo 	 (e) geração P	 (h) recessivo
(c) genótipo 		 (f) geração F2
9. As duas linhagens puras com uma ou mais características em seus estados contrastantes que são cruzadas em um experimento genético constituem o (a)( E ).
10. Mendel chamou de ( A ) o estado da característica que aparecia em todas as plantas da primeira geração híbrida.
11. O estado da característica que não aparecia nos indivíduos híbridos foi denominado por Mendel de ( H ).
12. A primeira geração híbrida, ou seja, aquela resultante do cruzamento entre indivíduos de variedades diferentes, é chamada ( D ).
13. A descendência resultante da autofecundação da primeira geração híbrida é chamada ( F ).
14.O termo (B ) é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas, ou comportamentais.
15. O termo ( C ) refere-se à constituição genética do indivíduo, isto é, aos fatores hereditários, ou genes, que ele possui.
16. Um cruzamento ( G ) envolve indivíduos que diferem apenas quanto a um caráter, com dois estados contrastantes.
Preencha os espaços em branco nas frases de 17 a 21 usando o termo abaixo mais apropriado.
(a) associação dos fatores
(b) haplóide
(c) diplóide
(d) pureza dos gametas
(e) segregação dos fatores
17. Gameta é uma célula (B), pois apresenta apenas um lote de cromossomos.
18. O zigoto, por possuir dois lotes cromossômicos, é uma célula ( C ).
19. A expressão ( D ) significa que um gameta contém apenas um fator para cada característica hereditária.
20. A ( E ) ocorreria, segundo Mendel, na formação dos gametas e seria responsável por sua pureza.
21. Uma das premissas do modelo mendeliano de monoibridismo é que a ( A ) se dê aleatoriamente na fertilização, por meio da combinação ao acaso dos gametas masculinos e femininos.
PARTE B: LIGANDO CONCEITOS E FATOS
Utilize as alternativas abaixo para completar as frases de 22 a 26.
(a). 1 : 1 		(d). 1 : 1 : 1 : 1
(b). 1 : 2 : 1 		(e). 9 : 3 : 3 : 1
(c). 3 : 1
22. Nos cruzamentos envolvendo apenas um par de caracteres contrastantes, Mendel obteve na geração F2 indivíduos com características dominante e recessiva, na proporção de ( C ).
23. Quando Mendel seguiu a herança de duas características, isto é, em cruzamentos diíbridos, encontrou na geração F2 indivíduos com ambos os estados dominantes para as duas características analisadas, com um dominante e o outro recessivo, com o primeiro recessivo e o outro dominante e com ambos recessivos, respectivamente, na proporção de ( D ).
24. A proporção de ( B ) na geração F2 corresponderia, segundo o modelo do monoibridismo, aos genótipos dos indivíduos dominantes puros, híbridos e recessivos, respectivamente.
25. Um organismo heretorozigótico quanto a um par de fatores formará gametas na ( A ).
26. Um organismo duplo-heterozigótico quanto a dois pares de fatores com segregação independente formará gametas na proporção ( E ).
27. Mendel selecionou 22 ( D ) de ervilha capazes de se cruzar e produzir descendência fértil, para seus experimentos de hibridação.
a. espécies 		c. populações
b. fatores		d. variedades
28. De acordo com o modelo do monoibridismo, os indivíduos da geração F2
a.são todos puros.
b. são todos híbridos.
c. são metade puros e metade híbridos.
d. são 3/4 puros e 1/4 híbridos.
29. Se você tem uma drosófila com uma determinada característica dominante, que tipo de teste poderia ser feito para se determinar se ela é pura (AA) ou híbrida (Aa)?
Utilize as alternativas abaixo para responder às questões 30 e 31.
a. associação
b. dominância
c. segregação independente
d. segregação
30. A pureza dos gametas é resultado da ( D ) dos fatores de cada par na formação dos gametas.
31. Os quatro tipos de gametas que um diíbrido forma resulta da ( C ) dos fatores dos dois pares.
PARTE C: QUESTÕES PARA PENSAR E DISCUTIR
32. No que a análise de Mendel diferiu da de seus predecessores que trabalharam com hibridação de plantas?
O sucesso do trabalho de Mendel pode ser atribuído principalmente a dois motivos, não considerados por outros cientistas da época: o material biológico escolhido e o método empregado na organização das experimentações, associado a aplicação da estatística no tratamento dos dados. Durante vários anos, Mendel cultivou ervilhas e analisou cuidadosamente os descendentes de cada cruzamento. Mendel observou que os diferentes indivíduos dessa espécie apresentavam características com variedades definidas, sem formas intermediarias. Mendel considerou sete características sendo que cada uma delas apresentava variedades distintas. 
33. Quais as razões que levaram Mendel a escolher ervilha como material para os seus experimentos?
Escolher um ser vivo com ciclo de vida longo, reprodução demorada, com gerações espaçadas no tempo e com características difíceis de serem observadas não seria boa ideia, pois seria inviável para a pesquisa genética com um único pesquisador. No caso especial das ervilhas, uma grande vantagem é que ela é uma planta que possui grande variedade, se reproduz por autofecundação, além de ser de fácil polinização e apresentar desenvolvimento rápido, com grande número de descendentes férteis e características bem visíveis e fáceis de serem observadas.
34. Qual foi a hipótese levantada por Mendel para explicar a proporção 3 : 1 obtida em cruzamentos monoíbridos?
Para explicar esses resultados, Mendel propôs que cada caráter é determinado por um par de fatores e que em cada variedade pura da geração parental esses fatores são iguais. Por exemplo, considerando o par de fatores para a variedade lisa seja representado por RR e a variedade rugosa por rr. Na formação dos gametas, esses fatores se separam e para cada gameta vai apenas um fator de cada par: a variedade RR produz gametas apenas R e a variedade rr produz gametas com apenas o fator r. A união entre esse gametas da origem F1, que será hibrida, possuindo R e r (Rr). Na autofecundação de F1, esses gametas unem-se ao acaso, formando ¾ dominantes e ¼ recessivo, onde 3:1.
35. Como pode ser derivada a proporção 9 : 3 : 3 : 1, típica de um cruzamento diíbrido, a partir da proporção 3 : 1, típica de um cruzamento monoíbrido?
A proporção 3:1 é mantida para cada um dos pares de estados das características consideradas. Por exemplo, as plantas da geração F1, exibiam dos dois estados dominantes das características analisadas e em F2, apareceram quatro tipos de planta na proporção 9:3:3:1. Isto é, 9/16 de F2 mostrava ambos
os estados dominantes, 3/16 mostrava um dominante e outro recessivo, 3/16 mostrava o primeiro recessivo e o outro dominante, e 1/16 tinha ambos estados recessivos dos caráteres. 
36. Quais das condições necessárias para que o modelo mendeliano fosse válido podiam ser considerados fatos?
Em todos os casos os números observados foram bem próximos dos esperados. E os valores esperados basearam-se na probabilidade dos gametas se comportarem de acordo com regras precisas. No entanto os números observados e esperados nunca foram idênticos.
37. Como se explica o fato de Mendel não ter encontrado as proporções previstas por suas leis em cruzamentos de plantas de Hieracium?
Em Hieracium, ocorre um tipo de desenvolvimento partenogenético, em que há formação de um novo individuo a partir de um óvulo não fecundado. Assim nenhuma proporção uniforme era de se esperar, se parte da prole era resultado de fertilização e parte de apomixia.
38. Admitindo-se a segregação independente, quantos tipos de gameta cada indivíduo abaixo produz?
I. AaBbCCdd; II. AaBbcc; III. AAbbCCDDEe
AaBbCCdd		AaBbcc		AAbbCCDDEe
2n= 22= 4		2n= 22= 4		2n= 21= 2
39. Enuncie a primeira e a segunda leis de Mendel.
A Primeira Lei de Mendel também chamada de Lei da Segregação ou Lei da Pureza dos Gametas apresenta que cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo apenas um dos fatores do par para cada gameta, que é, portanto puro, caracterizando o monoibridismo. Já a Segunda Lei de Mendel também denominada Lei da Segregação Independente estabelece que na formação dos gametas, o par de fatores responsável por uma característica separa-se independentemente de outro par de fatores resposavel por outra característica, deste modo quando se analisa mais de uma característica fala-se em dihibridismo, trihibridismo, polihibridismo.
40. Com base nas hipóteses e observações de Mendel, esquematize os resultados esperados nos seguintes cruzamentos:
a. ervilha alta homozigótica (dominante) com ervilha anã.
b. F1 do cruzamento (a) entre si.
c. F1 do cruzamento (a) com a ervilha anã original.
a) AA X aa
F1= Aa Aa Aa Aa / 100% Dominante heterozigota
b) Aa X Aa
					AA: ¼ dominante homozigota 25%
	
	A
	a
	A
	AA
	Aa
	a
	Aa
	aa
Aa: 2/4 dominante heterozigota 50%
Aa: ¼ recessivo 25%
c)Aa X aa
	
	a
	a
	A
	Aa
	Aa
	a
	aa
	aa
Aa: 2/4 dominante heterozigota 50%
aa: 2/4 recessivo 50%
41. O biólogo francês Cuenot, no início do século, cruzou camundongos selvagens de cor cinza, com camundongos brancos (albinos). Na primeira geração todos os indivíduos tinham cor cinza. O cruzamento desses últimos indivíduos entre si produziu uma geração F2 constituída por 198 camundongos cinzas e 72 brancos.
a) Proponha uma hipótese para explicar esses resultados.
Estes, podem ser explicados pela Primeira Lei de Mendel com a proporção 3:1. Cruzou-se dominante com recessivo e na F1 nasceram apenas dominantes heterozigotos, já na F2 apareceram as características que haviam ficadas “escondidas”, aparecendo ¾ de camundongos cinzas e ¼ branco.
b) Com base na sua hipótese faça um diagrama do cruzamento e compare os resultados observados com os esperados de acordo com o diagrama.
BB X bb = Bb
Bb X Bb
	
	B
	b
	B
	BB
	Bb
	b
	Bb
	bb
42. Um dos diferentes tipos de albinismo que ocorrem na espécie humana é determinado por um fator recessivo a.
a. Do casamento entre uma mulher portadora do fator para albinismo (Aa) e um homem albino, qual a proporção esperada de filhos albinos?
Aa X aa
	
	a
	a
	A
	Aa
	Aa
	a
	aa
	aa
Aa: 2/4 dominante heterozigota 50%
aa: 2/4 recessivo 50%
A proporção esperada para este casal ter filhos albinos é de 1:1, ou seja, 50% de chances.
b.Do casamento entre dois portadores (Aa), qual a proporção esperada de filhos albinos?
Aa X Aa
					AA: ¼ dominante homozigota 25%
	
	A
	a
	A
	AA
	Aa
	a
	Aa
	aa
Aa: 2/4 dominante heterozigota 50%
Aa: ¼ recessivo 25%
A proporção esperada para este casal ter filhos albinos é de 3:1, ou seja, 25% de chances.
43. Em algumas variedades de gado bovino, a ausência de chifres é condicionada por um fator dominante (C). Um touro sem chifres foi cruzado com três vacas. No cruzamento com a vaca I, portadora de chifres, foi produzido um bezerro sem chifres. No cruzamento com a vaca II, portadora de chifres, foi produzido um bezerro com chifres. No cruzamento com a vaca III, sem chifres, foi produzido um bezerro com chifres.
a. Proponha uma hipótese para explicar esses resultados.
Estes resultados podem ser obtidos por meio da lei de monoibridismo. Considerando que o touro fosse dominante heterozigoto (Cc) que ao ser cruzado com três vacas, sendo a vaca I e II com chifre (cc) e a vaca III sem chifre sendo dominante heterozigota (Cc).
b.Com base na sua hipótese faça um diagrama do cruzamento e compare os resultados observados com os esperados de acordo com o diagrama.
Vaca I: Cc X cc = Cc
	CcCccccc
Vaca II: Cc X cc = Cc
	CcCccccc
Vaca III: Cc X Cc=cc
	CC CcCccc
44. Uma planta de flores longas e brancas foi cruzada com outra de flores curtas e vermelhas. Os descendentes obtidos, todos de flores longas e vermelhas, foram autofecundados produzindo os seguintes tipos de descendente: 63 com flores longas e vermelhas, 21 com flores longas e brancas, 20 com flores curtas e vermelhas e 8 com flores curtas e brancas.
a. Proponha uma hipótese para explicar esses resultados.
Estes resultados correspondemà proporção 9:3:3:1 que pode ser explicada pelo dihibridismo. Sendo que na F1 foram obtidas apenas flores vermelhas longas (CcBb) que quando em F2 autofecundadas obtêm a proporção 9:3:3:1.
b.Com base na sua hipótese faça um diagrama do cruzamento e compare os resultados observados com os esperados pelo diagrama.
CCbb X ccBB
CcBb
CcBb X CcBb
	
	CB
	Cb
	cB
	cb
	CB
	CCBB
	CCBb
	CcBB
	CcBb
	Cb
	CCBb
	CCbb
	CcBb
	Ccbb
	cB
	CcBB
	CcBb
	ccBB
	ccBb
	cb
	CcBb
	Ccbb
	ccBb
	ccbb
CCBB 1/16 
CCBb 2/16
CcBB 2/16 9/16 Vermelha Longa
CcBb 4/16
ccBB 1/16
ccBb 2/16 3/16 Vermelha curta
CCbb 1/16
Ccbb 2/16 3/16 Branca Longa
ccbb 1/16 1/16 Branca Curta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais