Buscar

TRABALHO DE GENÉTICA função gênica1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo dirigido s
obre função gênica
Como os genes atuam na determinação de um fenótipo?
	R: A função de um gene é controlar o genótipo e influenciar o fenótipo, através do controle do desenvolvimento e do funcionamento dos organismos.
este controle é exercido através do controle do metabolismo celular e que os genes controlam o metabolismo especificando a estrutura de enzimas e outras proteínas, sendo que as enzimas são os catalizadores que modulam toda a atividade química nos organismos vivos.
Como e que estabeleceu pela primeira vez a ligação entre genes e enzimas?
	R: A 1ª sugestão de uma ligação entre Genes e Enzimas foi dada por Garrod (1902) que descreveu uma doença, a Alcaptonuria, que é herdada de acordo com as leis de Mendel, como um traço autossômico recessivo.
Os alcaptonúricos sofrem: 1. Artrite, 2. Produzem urina que escurece em contato com o ar.
Quem formulou a precisa relação entre genes e enzimas e em que consiste a hipótese um gene uma enzima?
R: A precisa relação entre genes e enzimas foi formulada por Beadle e Tatum em 1941 com a hipótese um gene – uma enzima, a qual afirma que todos os processos bioquímicos, em todos os organismos, estão sob controle gênico e (globais) podem ser subdivididos em uma série de reações individuais escalonadas. Cada reação acha-se controlada, de forma primária, por um só gene, ou seja, existe uma correspondência 1:1 entre o gene e a reação bioquímica, de modo que a mutação em um só gene traz consigo alterações da capacidade, por parte da célula, de levar a cabo uma só reação primária. Em síntese, cada gene controla a produção, a função e a especificidade de uma determinada enzima, desta forma o produto final de um processo metabólico acha-se afetado por uma sucessão de enzimas, cada uma produzida por um determinado gene.
Qual a técnica utilizada para analisar o efeito bioquímico dos genes utilizada por Beadle e Tatum em seus estudos com neurospora?
	R: Para analisar o efeito bioquímico dos genes, Beadle e Tatum, usaram mutantes de Neurospora, uma vez que este é um organismo simples, que pode ser cultivado em um “meio mínimo” definido, além disto, pode se isolar e cultivas mutantes metabólicos deste organismo, descobrindo-se os compostos suplementares necessários para o crescimento destes mutantes no meio mínimo
Como podem ser obtidos os mutantes necessários para estes estudos?
	R: Pode se conseguir mutantes metabólicos deste organismo, descobrindo-se os compostos suplementares necessários para o crescimento destes mutantes no meio mínimo., que só cresciam quanto da adição de uma só substância.
Uma série de mutantes auxotróficos (que necessitam de complementação nutricional) de Salmonela typhymurium são incapazes de sintetizar triptofânio. Estes mutantes podem ser colocados em quatro grupos de acordo com seus requerimentos nutricionais necessários ao seu crescimento em meio mínimo. Mutantes do grupo A, que só crescem se suplementados com ácido antranílico (AA), Indol-gliceroposfato (IGP), Indol, e Triptofanio (Trp). Mutantes do grupo B que podem crescer com a adição de IGP, Indol e Trp. Mutantes do grupo C, que crescem se suplementados com Indol e Trp. Mutantes do grupo D que somente crescem quando suplementados com Trp. O que indicam estes resultados e qual a conseqüência das diferentes classes de mutação.
	
R: Estes resultados indicam a presença de uma via metabólica para a síntese de triptofânio, que pode ser interrompida em muitos passos ao longo da via. Como deve ser esperado, uma mutação que bloqueia um passo particular dessa rota causaria a acumulação de algum composto precursor na rota bloqueada.
Como se estabelece a seqüência de uma rota metabólica?
	R: Na análise da genética das rotas metabólicas, nota-se que substâncias que permitem o crescimento de uma linhagem mutante são produzidas DEPOIS do bloqueio causado pela mutação.
Como se estabelece onde age uma mutação em uma rota metabólica?
	R: quanto mais cedo uma mutação age na rota metabólica, mais substâncias intermediárias podem ser usadas para crescimento, enquanto que mutantes que agem mais tarde na rota só podem utilizar poucas substâncias, produzidas no fim da rota.
Porque a hipótese um gene – uma proteína foi modificada para um gene – um polipeptídeo?
	R: O conceito 1 GENE – 1 ENZIMA foi mais tarde modificado para 1 GENE – 1 POLIPEPTÍDEO quando se descobriu que nem sempre os genes codificam 1 enzima como tal, e que existem enzimas que contém mais de uma cadeia polipeptídica, reguladas por genes diferentes.
Imagine que as mutações 1 e 2 em um certo organismo resultem no bloqueio de uma mesma rota metabólica. O mutante 1 pode utilizar as substâncias X, Y e Z para produzir uma substância necessária a seu crescimento, mas o mutante 2 só pode utilizar as substâncias X e Y. Por que a substância Z dever vir antes das substâncias X e Y na rota metabólica em questão?
	R: Porque se a substância Z fosse produzida depois da síntese de X e Y, ambos os mutantes 1 e 2, que estão bloqueados nos passos X e Y, deveriam ser capazes de utilizar Z para crescer.

Outros materiais