Buscar

trabalho aprendizagem motora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- elabore uma situação de aprendizagem escolar para uma turminha de 4 anos de idade baseada em Wallon.
Num primeiro momento é necessário o professor conhecer seus alunos e o meio em qual estão inseridos. O professor tem que colocar acima de tudo sentimento de amor, carinho e respeito na sua relação com o aluno.
A prática educativa na escola deve estar relacionada ao afeto e solidariedade, proporcionando situações que dê prazer ao aluno de construir conhecimentos e de crescer junto com o outro.  Pois, para wallon isso constitui um elemento inseparável do processo de construção do conhecimento. Então compreende-se que na interação professor-aluno a aprendizagem é posta em prática , onde surge a afetividade como um fator facilitador desse processo.
do convívio com o outro.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Jogo cooperativo - Equilibrando a bola no lençol.
Objetivo: Promover um jogo que não tenha uma disputa para um só ganhar, que todas as crianças trabalhem em grupo e se envolvam neste jogo; promover diversão e interação durante o jogo; trabalhar o equilíbrio e cordenação motora em grupo, etc.
Materiais: Lençol ou tecido grande e uma bola.
Desenvolvimento das atividades:
A) Montar uma roda com as crianças, onde todos possam segurar o lençol - escolher um lençol ou um tecido grande para que todos possam brincar juntos.
B) Colocar a bola no centro do lençol e explicar para as crianças que tem que sacudir o lençol para cima e para baixo fazendo a bola pular no lençol, mas que todos tem que ajudar para a bola só pular por que a bola não pode cair.
C)Esta parte do jogo, pode começar devagar e depois ficar mais rápido, o que dificulta manter a bola por cima do lençol.
Wallon ao estudar a criança, não coloca a inteligência como o principal componente do desenvolvimento, mas defende que a vida psíquica é formada por três dimensões – afetiva, motora e cognitiva -,
A brincadeira sob o Aspecto Sócio-afetivo: Promove a interação entre as crianças, fazendo com que elas brinquem juntas; promovendo sentimento de igualdade pois sem ter nenhuma disputa de ter o melhor ou pior as crianças ficam com mesmo papel na brincadeira; estimula o gosto por fazer algo em grupo, brincando em grupo todos unidos por um só objetivo, as crianças são estimuladas a perceber como o trabalho em grupo é divertido, e como pode dar certo.
Motor: Desenvolve na criança o equilíbrio para não deixar a bola cair, desenvolve a força para sacudir o lençol fazendo a bola pular e desenvolve a coordenação motora para fazer a bola pular no lençol sem cair.
A brincadeira sob o Aspecto Cognitivo: Apesar das crianças serem pequenas a brincadeira estimula que eles criem uma estratégia de jogo, como para o lençol continuar sendo sacudido sem a bola cair. Esta brincadeira desenvolve na criança a capacidade de elaborar formas para que todos juntos cumpram o objetivo da brincadeira.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes