Buscar

4° AED fisiopatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

4º AED Fisiopatologia da Nutrição ENF1270
Segundo a fisiopatologia das pneumonias virais, quais eventos pulmonares estão relacionados com este quadro? R: Os eventos pulmonares que estão relacionados a pneumonia viral são: aumento da secreção, diminuição da atividade ciliar, diminuição da ação bacteriana dos macrófagos alveolares e alteração da produção de anticorpos.
Na doença pulmonar obstrutiva crônica quais alterações funcionais estão ligadas às glândulas secretoras de muco, células caliciformes, aos cílios e bronquíolos? R: Aumento do número de glândulas secretoras da mucosa, aumento das células calciformes, disfunção ciliar, dilatação e destruição dos bronquíolos respiratórios e vasos capilares. 
Na doença pulmonar obstrutiva crônica quais principais alterações nos brônquios, bronquíolos, parênquima e sistema vascular dos pulmões? R: As principais alterações que tem nos brônquios, bronquíolos, parênquima e sistema vascular dos pulmões são: bronquite crônica, bronquiolite constrictiva, enfisema e hipertensão pulmonar, respectivamente.
Quais complicações pulmonares um paciente hipertenso em uso de medicamento -bloqueador pode apresentar? R: O paciente hipertenso geralmente faz o uso de -bloqueadores devido sua eficiência contra a hipertensão arterial. Esse tipo de medicamento é vasoconstritor, e pode levar este paciente a ter um broncoespasmo, que é o estreitamento da luz bronquial como consequência da contração da musculatura dos brônquios.
Na tentativa de minimizar os sintomas pulmonares da DPOC vários pacientes fazem uso de broncodilatadores. De qual forma tal medida pode ajudar estes indivíduos? Quais efeitos negativos, normalmente, são provocados? R: O tônus colinérgico ou broncomotor corresponde a um grau de contração brônquica existente em repouso que depende da ação colinérgica vagal e que pode ser diminuído pelos broncodilatadores (anticolinérgicos). Os anticolinérgicos têm alguns efeitos colaterais, como: taquicardia sinusal, tremores de extremidades e hipocalemia. 
Qual diferença entre as pneumoconioses fibrogênicas e não fibrogênicas? R: As pneumoconioses não fibrogênicas é uma doença pulmonar causada pela exposição a poeiras com baixo potencial fibrinogênico. Normalmente ocorrem após exposições ocupacionais e de longa duração e não costumam causar sintomas respiratórios e geralmente o diagnóstico é incidental ou por um achado de exame periódico.
Quais alterações pancreáticas, hepáticas, intestinais e pulmonares estão presentes na fibrose cística? R: A Fibrose cística é uma doença hereditária, e o indivíduo portador desta patologia produz mais espessas e em grandes quantidades. No que diz respeito às alterações pancreáticas, a insuficiência pancreática é uma das manifestações clínicas mais comuns, sendo que a função pancreática pode variar entre a suficiência pancreática completa e vários graus de insuficiência. Como resultado, o paciente apresenta diarréia constante, em geral com cheiro forte, em grande quantidade e com aspecto gorduroso, pois o intestino não consegue absorver a gordura que normalmente absorveria, sendo esta a alteração intestinal que o paciente pode sofrer.
Em relação as alterações hepáticas, a bile produzida por estes pacientes é espessa e viscosa, causando bloqueio dos ductos biliares intra-hepáticos. Esta obstrução causaria a liberação de agentes pró-inflamatórios e fatores de crescimento que induziria a síntese de colágeno no sistema porta, levando à progressiva fibrose e cirrose hepática.
Assim como no sistema digestivo, o muco atinge também o sistema respiratório, bloqueando as vias pulmonares e assim prejudicando a passagem de ar através dos alvéolos pulmonares, uma vez que o muco (catarro) prende-se nesses "caminhos".

Outros materiais