Buscar

Avaliação na Educação Infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil? 
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL  
 ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Alfabetização ou Letramento?
Como avaliar as crianças na Educação Infantil?
Qual a função de um centro de educação infantil (creche e pré-escola)? 
Devemos pensar em aproveitar a infância das crianças para treiná-las para o futuro? Preparando-as para serem integradas ao ensino fundamental? 
Como fazer para que as crianças sejam cidadãs criativas e reflexivas dominando a língua escrita e capazes de compreender os códigos e instrumentos de nossa cultura?
Diferença entre alfabetizar e letrar
Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Magda Soares (1998)
*
*
Alfabetização - processo pelo qual se adquire uma tecnologia – a escrita alfabética e as habilidades de utiliza-la para ler e escrever. Para adquirir tal tecnologia é importante compreender o funcionamento do alfabeto, memorizar as convenções letra-som e dominar o seu traçado, usando instrumentos como lápis, papel ou outros que os substituam.
Letramento - relaciona-se ao exercício efetivo e competente daquela tecnologia da escrita, nas situações em que precisamos ler e produzir textos reais. É o exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.
Compreensão e valorização da cultura escrita: capacidades, conhecimentos e atitudes
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade
- Conhecer os usos e funções sociais da escrita
- Conhecer usos da escrita na cultura escolar
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar
*
*
Vygotsky destaca diretrizes para que a escrita se torne um instrumento de expressão e conhecimento do mundo para uma criança leitora e produtora de textos:
 que o ensino da escrita se apresente de modo que a criança sinta necessidade dela.
 que a escrita seja apresentada não como um ato motor, mas como uma atividade cultural complexa,
 que a necessidade de aprender e escrever seja natural, da mesma forma como a necessidade de falar,
 que ensinemos à criança a linguagem escrita e não as letras.
*
*
Como podemos compreender a criança nas suas formas próprias de ser, pensar e agir?
Como vê-la como alguém que inquieta o nosso olhar, desloca nossos saberes e nos ajuda a enxergar o mundo e a nós mesmos? 
Como podemos ajudar a criança a se constituir como sujeito no mundo? 
De que forma a compreensão sobre o significado do brincar na vida e na constituição dos sujeitos situa o papel dos adultos e da escola na relação com as crianças e os adolescentes? 
Como avaliar as crianças na Educação Infantil?
Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental” (Lei 9394/96, artigo 31).
O processo de avaliação na educação infantil deverá representar um reflexo da forma como todos os conteúdos são construídos com as crianças de forma descontraída e prazerosa, garantindo o interesse da criança a todos os assuntos que lhes são oferecidos.
A avaliação não tem o objetivo de aprovar ou reprovar a criança. Ela representa um momento de trabalhar a auto-estima das crianças. Mostrar como elas avançaram.
Uma criança precisa aprender sobre si mesma que ela é capaz, tem boas ideias, faz bons desenhos, conta boas histórias e pode contribuir com o mundo adulto oferecendo seu conhecimento já conquistado.
Pontos Importantes:
*
*
Um processo avaliativo deve representar uma avaliação que não fique restrita apenas as crianças, mas que envolva todos os personagens ativos na tarefa de auxiliar a educação delas. Portanto, significa incluir a família e os educadores.
A inclusão desses dois personagens é fundamental, pois considerando que uma criança é um ser em desenvolvimento, sozinha ela não conseguirá conquistar com qualidade novas etapas, será necessário que ela esteja - “acompanhada” - ou seja - “estar em companhia” - significa ter um olhar atento de um adulto que auxilia e observa os progressos conquistados pela criança, seja na creche ou em casa.
*
*
Uma instituição infantil de qualidade deverá deixar claro para a família aspectos fundamentais relacionados a construção de sua proposta pedagógica:
1) Quais os objetivos da educação infantil?
2) Como é realizado o processo avaliativo?
3) Qual a criança que pretende ajudar a formar?
*
*
A educação infantil tem um fim em si mesma, não deve representar preparação para o ensino fundamental. 
Atualmente, vivemos em uma sociedade cada vez mais adultizada em que o tempo da infância corre o risco de diminuir 
Infância como um conceito social necessário para criar possibilidades para que a criança possa vivenciar as necessidades especificas desse período da vida.
*
*
É importante garantir a possibilidade de oferecer as crianças “coisas de criança” para que possam expressar seus pensamentos e suas ações assimilando o mundo que vivem em doses gradativas e toleráveis, pois a pressa poderá representar ausência de determinados aspectos que serão necessários para as novas etapas.
A educação infantil deve garantir além de outros aspectos que a criança seja tratada como criança e tenha direito ao ócio para organizar suas ideias e testar suas hipóteses através da atividade principal da infância, a brincadeira.
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais