Buscar

Deficiência e Dificuldades de Aprendizagem na Educação Especial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Educação Especial
Gabriela Maffei 
Moreira Malagolli
Aula 9
Deficiência e dificuldades de aprendizagem
 * “ Muitas crianças experimentam dificuldades de aprendizagem e, portanto, possuem necessidades educacionais especiais em algum ponto durante a sua escolarização.” 
 (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, 1994, p.03).
* As NEE não dizem respeito somente aos casos de deficiências, mas também de dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem.
2
2
Deficiência
De acordo com a Classificação Internacional das Deficiências, Atividades e Participação:
um manual da dimensão das incapacidades e da saúde – CIDDM – 2, a deficiência é concebida como “uma perda ou anormalidade de uma parte do corpo (estrutura) ou função corporal (fisiológica), incluindo as funções mentais”.
3
3
Deficiência
Deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos.
4
4
Deficiência
Incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida. 
 (BRASIL. Decreto Nº 3.298, 1999, p.1)
5
5
Deficiência
Em 2004, esse decreto recebe nova redação e passa a ser regido pelo Decreto nº 5.296, o qual define ainda que a deficiência pode ser dividida em física, auditiva, visual e intelectual.
6
bbel.com.br
6
Deficiência
Já a Organização Mundial de Saúde (OMS), define a deficiência como o termo que se refere à ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa.
7
7
A deficiência não é definida pela capacidade ou dificuldade em assimilar conteúdos escolares. Obviamente que uma criança com deficiência intelectual apresentará uma aprendizagem diferente das demais, apesar de mesmo assim haver uma grande variação do grau do déficit cognitivo entre os alunos com deficiência intelectual. 
8
8
As demais deficiências também podem vir a afetar a aquisição dos conteúdos sociais e historicamente construídos e que são o foco do processo ensino aprendizagem nas escolas. 
9
www.namemystory.com
9
Essa dificuldade na aprendizagem é advinda da deficiência e pode ser minimizada com as adaptações que a escola possa realizar em seu processo de inclusão visando atender as especificidades desses alunos.
10
10
Dificuldades de aprendizagem
Segundo Weiss (1997, p. 16), a dificuldade de aprendizagem pode ser considerada como uma “resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola”. Para compreender melhor sua causa, há que se enfocar as três diferentes perspectivas que a compõem: 
 a da sociedade, a da escola e a do aluno. 
11
11
Dificuldades de aprendizagem
12
4.bp.blogspot.com
Cultura
Condições econômicas 
Estrutura social
12
Dificuldades de aprendizagem
13
Ideologias dominantes 
Relações 
 implícitas ou explícitas do processo que 
 envolve a educação escolar
4.bp.blogspot.com
13
O que pode afetar a aprendizagem?
Pobreza
Falta de oportunidades 
Condições de saúde
Alimentação 
Políticas educacionais
Questões cognitivas e/ou emocionais
Desvalorização do magistério pela sociedade.
Não utilização de metodologias adequadas às necessidades das crianças.
 
14
14
Dificuldades de aprendizagem
Para Ferreira, Befi-Lopes e Limongi (2004, p. 868) o termo dificuldades de aprendizagem refere-se a uma nomenclatura mais abrangente, suas causas são relacionadas 
 ao sujeito que aprende, aos conteúdos pedagógicos, aos métodos de ensino, ao ambiente físico e social da escola.
15
15
Não são restringíveis nem a causas físicas ou psicológicas, nem a análises das conjunturas sociais. É preciso compreendê-los a partir de um enfoque multidimensal, que amalgame fatores orgânicos, cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos, percebidos dentro das articulações 
 sociais. 
16
www.oagora.com
16
Tanto quanto a análise, as ações sobre os problemas de aprendizagem devem inserir-se num movimento mais amplo de luta pela transformação da sociedade 
 (SCOZ, 1994,p. 22).
17
www.oagora.com
17
Referências
A.P.A. (American Psychiatric Association). Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. DSM – IV. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
__________________________________. Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. DSM – IV, - 4.ed. revisada. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
GUERRA, L. B. A criança com dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Enelivros, 2002.
WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. São Paulo: DP&A, 1997.
18
18
Educação Especial
Gabriela Maffei 
Moreira Malagolli
Atividade 9
20
Reflexão
Qual é a diferença entre deficiência e dificuldade de aprendizagem?
21
Reflexão
Deficiência = perda ou anormalidade de uma parte do corpo (estrutura) ou função corporal (fisiológica), incluindo as funções mentais.
Dificuldade de aprendizagem = multiplicidade de fatores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes