Buscar

OBJETIVOS ESPECÍFICOS CAPÍTULO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBJETIVOS ESPECÍFICOS CAPÍTULO 3 - Junturas
1. conceituar junturas: Juntura significa conexões e no esqueleto, tem afinalidade de unir os ossos e permitir a sua mobilidade.
2. classificar as junturas de acordo com o elemento quese interpõe às peças que se articulam e definir cadatipo:  Junturas fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
3. citar exemplos de junturas fibrosas e cartilaginosas: No esqueleto temos dois tipos de junturas fibrosas: assuturas encontradas em ossos do crânio e sindesmosestíbio-fibular existentes nas extremidades distais da tíbia efíbula; junturas cartilaginosas: temos as sincondroses dacartilagem hialina mais comumente encontrada na regiãoesfeno-occiptal na base do crânio.
4. identificar junturas fibrosas e cartilaginosas em peçaspreparadas: Peças fibrosas no crânio: Sutura plana entre os ossosnasais, Suturas escamosas entre os ossos do parietal etemporal e as Suturas serreadas ou denteadas entre osossos parietais tem mobilidade extremamente reduzidaembora o tecido interposto confira uma certaelasticidade. As peças cartilaginosas de natureza hialina,se apresentam na sínfise púbica, disco intervertebral e nasincondrose esfeno-occiptal onde estas peçasapresentam uma mobilidade reduzida.
5. definir, morfológica e funcionalmente fontanelas eidentifica-las em crânios fetais: As fontanelas ou fontículos ou ainda denominadavulgaramente de moleiras, estão situadas na regiãosuperior antero-posterior (AP) ou frontal e superiorpostero-anterior (Pa) ou posterior. São regiões onde acalcificação ainda não foi completada tendo grandevolume de tecido conjuntivo fibroso, possibilitando ummaior distanciamento e mobilidade dos ossos que, facilitauma redução bastante apreciável da cabeça do feto nomomento do parto.
6. citar as características de uma juntura sinovial: Junturas sinoviais se encontram onde existe anecessidade de deslizamento ósseo contra outro comonas articulações. São constituídos de uma cápsulaarticular (espécie de manguito que envolve a articulaçãoprendendo-se nos ossos que se articulam) e um líquidodenominado de sinóvia ou líquido sinovial.
7. definir juntura sinovial simples e compostaexemplificando: Juntura simples se define na articulação de apenas doisossos como a articulação do joelho (fêmur e tíbia), e acomposta, quando a articulação envolve mais de doisossos como no cotovelo, três ossos (úmero, rádio e ulna).
8. definir a cartilagem articular considerando o aspectomacroscópico e funções:  A cartilagem articular tem composição hialina erepresenta a parte não calcificada do osso. Em virtudedeste revestimento, as superfícies se apresentam de coresbranquiçada, lisa e polida. Devido a estascaracterísticas, possibilita grande mobilidade.
9. identificar a cartilagem articular em peçaspreparadas: A cartilagem articular se encontra nas convexidades deossos como omoplata e nas partes distais e proximais deossos longos em suas coneções.
10. definir morfológica e funcionalmente discos emeniscos e identifica-los em peças preparadas: Os discos e meniscos são constituídos de materialfribrocatilaginoso e seriam destinadas a receber violentaspressões.
11. definir morfológica e funcionalmente, a cápsulaarticular: A cápsula articular se apresenta com duas camadas: amembrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial(interna). A membrana externa e mais resistente e podeestar reforçada em alguns pontos por feixes tambémfibrosos que constituem os ligamentos capsularesdestinados a aumentar sua resistência, bem como, emalgumas junturas sinoviais existirem ligamentosindependentes da cápsula denominadas de extra-capsular ou acessórias, como no joelho, aparecemtambém ligamentos intra-articulares. A membranaInterna é a parte mais interna da cápsula sendo bastantevascularizada e enervada, sendo responsável pela sinóvia(liquido sinovial) contendo ácido hialurônico que conferea viscosidade necessária para sua função lubrificadora.
12. citar os componentes da cápsula articular:  Membrana conjuntiva ou manguito, e membranasinovial.
13. citar as diferenças entre ligamentos capsulares,extra-capsulares e intra-capsulares:  Os ligamentos capsulares têm a finalidade de aumentar aresistência da cápsula articular e manter a união dosossos. Os ligamentos extra-capsulares ou acessórios estabilizar e impedir o movimento em planosindesejáveis. Os intra-capsulares, dar melhor suporte eproteção durante os movimentos bruscos que ocasionamforte pressão sobre as superfícies dos ossos.
14. identificar cápsula articular e ligamentos extra-capsulares e intra-capsulares em peças preparadas:  A cápsula articular e feita de duas camadas: a parteexterna é composta pela membrana fibrosa, que seapresenta na forma de um manguito prendendo aspartes em contato do osso em toda a sua extensão,inclusive, protegendo o meio interno do meio externo; aparte interna é amplamente vascularizada e édenominada de membrana sinovial responsável pelaprodução da sinóvia ou líquido sinovial que, tem afinalidade de, lubrificar as partes em contato naarticulação dando maior mobilidade e protegendo contrao desgaste pelo atrito dos ossos em contato; osligamentos extra-capsulares de composição fibrosaexistente na cápsula articular externa, tem a finalidadede reforçar o contato dos ossos na articulação e osligamentos internos ou intra-capsulares (estudo no joelho), ficam dispostos de forma a reforçar o contadodos ossos e os meniscos, que apesar de função discutida,parece ter finalidade bem definida, pois, por sua própriaforma parece desempenhar realmente sua função, ouseja, amortecer os inpactos e dar maior segurançainclusive quanto aos ricos de torção.
15. classificar morfológica e funcionalmente, as junturassinoviais, definindo cada tipo:  As junturas sinoviais encontram-se interpostas assuperfícies articulares e tem por finalidade a melhoradaptação das articulações.
16. classificar morfologicamente as junturas sinoviais doombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo,observando um esqueleto articulado: A juntura sinovial do ombro tem a forma esferóide quepermite movimentos em 3 eixos (flexão, extensão,adução, abdução e circundação) sendo tri-axial; a junturasinovial do cotovelo, tem as formas de gínglimo tambémdenominado de dobradiça onde podemos observar asuperfície do úmero em contato com a ulna em forma decarretel fazendo movimentos de flexão e extensão e asformas de trocóide na articulação rádio-ulnar proximalresponsável pelos movimentos de pronação e supinaçãodo antebraço sendo portanto bi-axial; a juntura sinovialdo punho, tem a forma condilar com superfície elípticaou elipsóide que permitem flexão, extensão, abdução eadução mas não a rotação sendo portanto bi-axial; a juntura sinuvial do quadril, tem a forma esferóide quepermite movimentos em 3 eixos (flexão, extensão,adução, abdução e circundação) sendo portanto, tri-axial;a juntura sinuvial do joelho tem a forma de gínglimotambém denominado de dobradiça onde podemosobservar a superfície do femur em contato com a tíbiafazendo movimentos de flexão e extensão sendoportanto mono-axial; a juntura sinuvial do tornozelo, tema forma condilar com superfície elíptica ou elipsóide quepermitem flexão, extensão, abdução e adução mas não arotação sendo portanto bi-axial.
17. definir eixo de movimento:
 É a forma com que este movimento é obrigatoriamenterealizado. Ex. Antero-posterior (Ventral-dorsal), latero-lateral (direito-esquerdo) e longitudinal (crânio-caudal)
18. definir flexão, extensão, abdução, adução, rotação,pronação, supinação e circundação:
 Flexão, quando neste movimento há um aumento oudiminuição do ângulo das partes que se desloca e a quefica fixo. Extensão, quando a um aumenta no ângulo daspartes. Abdução ou adução, são movimentos nos quais osegmento é deslocado em direção ao plano mediano ouem direção oposta afastando-se dele para os dedos,prevalece os plano mediano do membro. Rotação, é omovimento em que o segmento gira em torno de um eixolongitudinal. Pronação, movimento na horizontal.Supinação, é o movimento no sentido vertical (paracima). Circundação, é o movimentoque inclui a adução,extensão, abdução e flexão.
19. determinar a direção do eixo de movimento na:Flexão do braço, abdução da mão, rotação do membrosuperior, extensão da perna, flexão da coxa, flexão dotronco, extensão da cabeça e flexão do pé, realizandoestes movimentos:
 Flexão do braço - latero-lateral; abdução da mão -antero-posterior; rotação do membro inferior - antero-posterior, latero-lateral e longitudinal; extensão da perna- latero-lateral; extensão da coxa - longitudinal; flexão dotronco - longitudinal; extensão da cabeça - latero-lateral;flexão do pé - latero-lateral.
20. citar as razões da menor mobilidade da juntura doombro (escápula-umeral) dos quadrúpedes quandocomparada com a do homem, baseando-se nos aspectosmorfológicos e funcionais da mesma:
 Enquanto os quadrúpedes só podem se movimentar noeixo latero-lateral, o homem é capaz de movimentar nos3 eixos ou seja, latero-lateral, antero-posterior elongitudinal motivado pelo menor desenvolvimento deseu endosqueleto

Outros materiais

Perguntas Recentes