Buscar

Caso 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO I
Professor Marcus Vinicius Filgueiras
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso concreto 1
É correto afirmar que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais? Discorra a respeito, identificando na Constituição de 1988 os artigos que refletem o pensamento dos principais articuladores da Revolução Francesa de 1789.
Resposta.: Sim é verdadeiro que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais, pois o Direito Administrativo decorre das decisões do Conselho de Estado, que por meio dos princípios fundamentais inscritos na Constituição Federal Brasileira de 1988, e, define as regras para o próprio Estado obedecer.
Isso se dá a partir da Revolução Francesa de 1789, que foi o marco inicial, dando fim ao Estado Absolutista e estabelecendo a tripartição de funções, ou seja, legislar, revisar e executar, consagrando a separação dos poderes conformes os artigos. 1º ao 4º da Constituição Federal; passando pelos direitos e garantias dos cidadãos no âmbito social, político e econômico nos moldes dos artigos. 5º ao 17, da Constituição Federal; até chegarmos à proteção do meio ambiente e de nossas crianças e adolescentes, que são o futuro do país conforme dispõe os artigos. 225 a 230 da Constituição Federal.

Outros materiais