Buscar

Pesquisa e Pratica Pedagogia E

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pesquisa e Pratica Pedagogia E
Questionário sobre o livro de Helena Leomir de Souza Bartnik.
Diferenças entre Gestão Autoritária: São dirigidas sobre regras rígidas, onde é impostos o dever de obedecer sem poder dar qualquer tipo de opinião, é basicamente uma relação de patrão e funcionário em um grupo empresarial, onde quem tem mais poder manda e quem tem menos obedece, a autoritariedade possui normas e procedimentos burocráticos.
Diferenças entre Gestão Democrática: Dentro da Democracia é ressaltada a importância da sociedade nas decisões tomadas, no funcionamento da escola, onde todos são resultados de uma boa concepção para garantir o melhor resultado, o diretor ao invés de se o detentor passa a ser o articulador das ações e interesses. 
Características Gestão Democrática: Compartilhamento de decisões, preocupação com a qualidade de ensino e uma avalição avaliação afetiva da educação.
Relações interpessoais em uma escola Democrática: São perspectivas da participação de todos envolvidos, motivação para discutir influencia na relação de trabalho no âmbito escolar visando um resultado satisfatório.
Relações interpessoais em uma escola Autoritária: Este modelo de gestão dificulta a participação causa desinteresse e gera desmotivação cujo interesse social se baseia na liberdade de expressão.
 Questionário sobre o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.
Gestão da academia Welton: O filme destaca uma gestão autoritária, onde o diretor tem total autoridade com os alunos e a sociedade. Destacando uma das cenas de autoritarismo é quando o diretor Nolan bate em Dalton com uma régua para que o mesmo não escondesse nada do que estava se passando no colégio, fatos que estavam acontecendo e que fugiam dos padrões tradicionais da escola. 
Outra evidencia clara de autoritarismo é que na academia de Welton apenas recebe alunos de classe social alta com mais evidencias é quando se mostra os alunos vestidos com trajes formais e brasoes ocorrido através da solenidade. 
Outro ponto é quando o professor Keating entra na sala para recolher suas coisas após ser demitido e um dos alunos sobe sobre a carteira e grita “capitão’, e os demais acabam fazendo o mesmo, deixando o diretor completamente sem autoridade naquele momento, o que não esta dentro das regras de seu colégio.
O Professor Keating é ex-aluno da tradicional academia de Welton e acaba levando a escola uma forma diferente de ensinar que acaba gerando conflitos com a gestão escolar, ao perceber que os alunos mostram-se empolgados com a arte, a literatura e poesias a ponto de reviver a Sociedade dos Poetas Mortos.
O filme é comovente e foi uma fonte de inspiração, pois mostra um professor querendo ensinar mais do que as regras da escola, ele quer despertar em seus alunos a vontade de fazer aquilo que se gosta independente do que te digam para fazer e em busca de seus sonhos os alunos se reúnem em uma caverna para se descobrir, isso entra como uma afronta para a escola, pois ali seus alunos eram apenas preparados para a faculdade sem qualquer tipo intervenção. Neste proposito o professor Keating é a inspiração, o exemplo em que o aluno pode se espelhar por conduzi-los ao saber, vivenciando o conhecimento e auxiliando na autonomia da busca do conhecimento e do desenvolvimento. Ao final do filme o professor se vê obrigado a deixar a escola por acreditarem que seu método seria uma influencia negativa para os alunos da academia de Welton.

Outros materiais