Buscar

Avaliação I Sociedade, Educação e Cultura 6705265

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Redação Individual
Sociedade, Educação e Cultura
 Prova: 6705265
QUESTÃO:
1. A palavra “sociologia” aponta para um sentido que retrata uma investigação sobre o funcionamento da sociedade, explicando o fenômeno humano de agrupamento. Esta postura está em concordância com a cultura científica da modernidade, uma proposta diferente do pensamento medieval sobre sociedade. Nesse contexto, escreva uma redação com o tema: ASPECTOS HISTÓRICOS DA MODERNIDADE QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA.
RESPOSTA ESPERADA:
A Sociologia é uma das áreas do conhecimento científico que surgiu paralelamente ao começo da modernidade, com o intuito de investigar a sociedade como uma organização ou um grande mecanismo.
Mesmo tendo influência do mesmo período histórico, a sociologia teve pensadores e teóricos diferentes, com posturas, métodos e entendimentos diferenciados.
A mudança da sociedade do período medieval para o moderno é uma das causas que motivaram a preocupação em entender melhor sobre como funciona e se organiza as sociedades e os povos.
As transformações da modernidade que possibilitaram o surgimento da sociologia são: Renascimento Cultural, Reforma Protestante, Grandes Navegações, Surgimento da Burguesia, Revolução Científica.
As grandes navegações, como um evento histórico, contribuíram com destaque para o surgimento da modernidade, em especial, por fomentar a ideia de que o homem deve ser norteador de seu próprio destino.
O período anterior à modernidade é a Idade Média, tempo em que o homem estava mais voltado a questões de ordem ideológica voltadas para a questão da igreja, alma, fé. Trata-se da mentalidade cristã medieval. A organização social estava voltada a conquistar outro espaço, que era a salvação da alma e não habitar no inferno.

Outros materiais