Buscar

Trabalho de Topicos Especiais da Contrucao Civil III V2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questionário 1
O que Determina a Lei n°6400 de 05 de março de 2013?
Resp. Determina a realização periódica por auto vistoria, a ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo poder público, nos prédios públicos, incluindo estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encosta bem como todas as suas instalações e cria laudo técnico de vistoria predial (LTVP) no estado do Rio de Janeiro e da outras providências.
O que deverá conter o laudo de Vistoria?
Resp. II - O laudo conterá a identificação do imóvel e de seu responsável, a metodologia utilizada, as informações sobre anomalias, suas características e prováveis causas, o prazo dentro do qual estarão garantidas as condições de segurança e estabilidade e, sendo o caso, as medidas reparadoras ou preventivas necessárias.
O profissional emitirá o laudo técnico acompanhado de qual documento? E onde deve ser entregue o documento caso seja um Engenheiro e caso seja um Arquiteto?
 
Resp. I - O profissional emitirá o respectivo laudo técnico, acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, junto ao CREA/ RJ, quando se tratar de engenheiros; e de Registro de Responsabilidade Técnica – RRT junto ao CAU/RJ, quando se tratar de arquitetos. 
Os devido documentos terão que ser entregues na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) /do respectivo município.
Se o profissional verificar a existência de risco imediato ou iminente, qual atitude ele deve tomar?
Resp. III - A qualquer momento, a partir do início da realização da vistoria, sendo verificada a existência de risco imediato ou iminente para o público, o profissional responsável deverá informar imediatamente ao órgão municipal competente, para que sejam tomadas providências para o isolamento do local, quando cabível, em até vinte e quatro horas, dando conhecimento do fato ao responsável pelo prédio, por escrito.
Como deve ser elaborado o LTVP pela prefeitura e o que deve esta constatada no documento?
	
Resp. Art. 3º As Prefeituras elaborarão o modelo do Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVT), que deverá ser sucinta, exata e de fácil preenchimento e leitura, dela constando o item "providências", no qual o síndico indicará as iniciativas a serem tomadas para a segurança do prédio e instalações, consoante recomendação do laudo.
Questionário 2
Em se tratando de vistoria predial quais são as ações e responsabilidades do condomínio?
 Resp.
- Contratar vistoria técnica
- Enviar comunicado a Secretaria Municipal de Urbanismo – SMU.
- Contratar a execução das obras de reparo quando necessárias.
- Contratar nova vistoria para elaborar novo laudo.
- Dar conhecimento do teor do laudo aos condôminos e arquivá-los por 20 anos.
- Renovar o comunicado a SMU no prazo de 5 anos do último comunicado.
Em se tratando de vistoria predial quais são as ações e responsabilidades do profissional responsável?
Resp.
- Fazer vistoria e elaborar laudo.
- Recolher a ART.
- Elaborar o projeto e acompanhar a obra.
- Comunicar o resultado do laudo.
Em se tratando de vistoria predial quais são as ações e responsabilidades do CREA RJ?
Resp.
- Fiscalizar o exercício da profissão.
- Aplicar as sanções decorrentes do exercício profissional irregular.
- Disponibilizar cadastro de profissionais.
- Aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais.
- Elaborar campanhas educativas.
Em se tratando de vistoria predial quais são as ações e responsabilidades dos Locatários e dos ocupantes?
Resp.
- Fiscalizar a atuação do sindico ou administrador.
- Comunicar previamente ao responsável pelo prédio qualquer pretenda executar.
- Não iniciar obras sem acompanhamento de um profissional habilitado.
 Ao que os engenheiros devem estar atentos em relação à realização do Laudo Técnico de Vistoria Predial.
Resp.
- A inspeção predial deve verificar as condições da edificação e os riscos, e apresentar uma lista de prioridades técnicas, com orientações e recomendações para a sua correção.
- Para a realização do Laudo Técnico de Vistoria Predial e fundamental que não se perca de vista as normas e legislação especificas disponíveis. Os engenheiros contratados devem ser legalmente habilitados e ter atribuição técnica para o desenvolvimento do serviço contratado.
- Se o engenheiro contratado exceder os limites de suas atribuições profissionais determinadas pela Lei 5.194/66 e pela Resolução 218 do Confea (que discrimina as atividades das diferentes modalidades profissionais da engenharia e agronomia) será autuado e, se comprovada à imprudência ou imperícia, poderá sofrer sanções do Código de Ética Profissional, que vão desde a censura pública à cassação de seu registro profissional.
Questionário 3
Na elaboração do laudo técnico de vistoria predial cite três inspeções que devem ser feitas.
R: Armadura exposta; Baixo cobrimento da armadura; Corrosão da armadura; Formação de trincas por infiltração.
Na cobertura, marquise e nos últimos pavimentos, o que deve ser verificado?
R: Existência de calhas, número de coletores pluviais; Condições físicas do telhado, telhas e madeiramento, principalmente em relação a fixação das telhas e pontos de infiltração; Condições do sistema de impermeabilização;
O que deve ser inspecionado nas juntas de dilatação?
R: Verificar as condições atuais do elastômero (proveniente da seringueira); Verificar obstruções com acabamento;
O que deve ser relatado no laudo sobre as fundações e tubulações?
R: A fundação deverá ser investigada sempre que houve anomalias relacionadas á trincas e manifestações típicas de recalque. É obrigatória a inspeção de pilares quer tenham tubulações hidráulicas anexadas ou embutidas, bem como próximos de caixas de passagem de águas pluviais.
O que deve conter no laudo sobre as intervenções posteriores?
R: E preciso investigar a ocorrência de intervenções posteriores a construção original, principalmente as que se referem aos serviços relacionados a qualquer tipo de reparo que resultem em carregamento adicional á estrutura.
Questionário 4
O que deve conter a petição inicial ou folha de rosto de um laudo de perícia?
Resp. Deve conter cabeçalho indicando a quem e dirigido o trabalho, contemplando a vara cível onde o perito foi nomeado, o número do processo, ação, nomes do autor e do réu, data, nome e qualificação do profissional.
O que deve ser descrito nas considerações iniciais de um laudo técnico de uma perícia?
Resp. Descrever o objetivo e a finalidade do laudo, além de apresentar informações consideradas relevantes, como normas seguidas para o desenvolvimento do trabalho, nome de assistentes do perito se houver data da vistoria, etc.
Como deve ser descrita a conclusão dos resultados de uma perícia?
Resp. A apresentação dos resultados da perícia de forma conclusiva, fundamentais, clara e objetivas a respeito da matéria que deu origem ao parecer e essencial mencionar a data de referência dos resultados apresentados.
Como devem ser apresentados os anexos do laudo técnico de uma perícia?
Resp. Os anexos são apresentados após o laudo e devem conter os documentos utilizados e citados na perícia, além de plantas, croquis, fotos de satélites, mapas, cálculos gráficos, demonstrando as referenciais bibliográficas e demais elementos considerados relevantes e elucidativos.
Quais as propriedades fundamentais do laudo técnico de uma perícia?
Resp. 
Clareza: E a capacidade de ser fazer entendido por todos, mesmo que sejam leigos no assunto. A coerência e coesão são as grandes responsáveis para que um texto se torne compreensível por todos.
Coerência: Consiste na relação entre as ideias e os significados e o que dá sentido ao texto. A coerência é obtida através da correção na escolha, disposição e combinação dessas ideias. E resultados da não contradição entre os segmentos do texto.
 Questionário 5
Como será a nomeação do perito de acordo com o CPC?
Resp.
Art.421 – o Juiz nomeará o perito,
fixando de imediato o prazo para entrega do laudo;
Art.426 – Compete ao juiz: indeferir quesitos impertinentes e formular os que entender necessários para entendimento da causa;
Art.422 – o perito cumprira escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido independentemente do termo de compromisso. Os assistentes são de confiança da parte, não sujeitos a impedimento ou suspenção;
Como o perito pode ser substituído?
Resp.
I - Carecer de conhecimento técnico e cientifico;
II – Sem motivo legitimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que lhe foi assinado;
Parágrafo único – No caso previsto no inciso II, o Juiz comunicará a ocorrência a corporação profissional respectiva, podendo ainda impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possível imprevisto decorrente a atraso ao longo do processo.
Quando o juiz poderá dispensar a prova pericial?
 Resp.
Art. 427 – O juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem sobre as questões de fato pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.
Quais os motivos o juiz venha a indeferir a perícia?
Resp.
I - A prova de fato não depender do conhecimento especial técnico;
II – For desnecessário em vista de outras provas produzidas;
III – A verificação for impraticável;
Relacionado a nomeação, quais são as considerações sobre o perito?
Resp.
- Quem nomeia o Perito e o Juiz Titular e ou substituto;
- Não a concurso para ser perito do juiz;
- O perito será de um profissional de confiança do juiz.
- As qualificações básicas para a um perito são: Formação profissional universitária; idoneidade moral, capacidade técnica e experiência profissional. A pratica forense também e um aspecto muito importante;
- Não existe carteira especifica de perito de engenharia reconhecido no mercado. A habilitação do perito de engenharia e o CREA e condição de perito é comprovada nos Autos do processo com despacho com a nomeação.
- O perito não pode ter nenhuma inclinação pessoal em relação à matéria envolvida no laudo, nem contemplar, tanto no momento atual, quanto no futuro, qualquer interesse nos bens relativos a perícia.
 Questionário 6 
1 ) Quais principais meios necessários que o períto deve utilizar para construir o laudo principal?
R: O perito e os assistentes técnicos utilizam de todos os meios necessários , ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder das repartições públicas, bem como instruir com plantas, desenhos, fotografias e outros recursos.
2) O que acontecerá com o perito que apresentar informações inverídicas no laudo pericial?
R: O perito por dolo (fraude) ou culpa, prestar informações invertidas, responderá pelos prejuísos que causar á parte, ficará inabilitado, por dois anos, a funcionar em outras práticas e incorrerá na sanção que a lei penal estabelecer. 
3) O que significa diligências no tocante a perícia judicial?
R: Ato judicial que os empregados da justiça, peritos e assistentes técnicos devem praticar fora dos respectivos tribunais e cartórios com o objetivo de buscar provas esclarecidas.
4) O que deve ter sempre em mãos o perito no momento da vistoria?
R: No momento da vistoria o perito deve ter sempre : o processo , máquina fotográfica, caneta, caderno (nunca escrever no processo, nem a lápis) e trena além dos equipamentos específicos de cada perícia. 
5) em relação ao resultado da perícia o que o períto deve proceder?
R: O perito não deve antecipar futuros resultados da perícia para as partes no momento da vistoria.
O laudo pericial deve ser elaborado com estrita observancia dos postulados constantes do código de ética proficional
Questionário 7
O que significa terreno encravado e imóvel aloidal?
Terreno encravado: Aquele que não se comunica com via pública.
Imovel alodial: Aquele livre de quaisquer ônus.
O que significa idade aparente e idade real de um imóvel numa perícia?
Idade Aparente: Idade Atribuída ao imóvel de modo a refletir a sua utilização, funcionalidade, materiais empregados entre outros.
Idade Real: tempo decorrido desde a conclusão de fato da construção até a data de referência.
 
Como podemos classificar o conceito de depreciação física de um imóvel?
Perda do valor em função ao desgaste das partes construtivas de benfeitorias, resultante da decrepitude, deterioração ou mutilação. 
No tocante a avaliação como podemos definir domínio?
Direto real, que submete a propriedade, de maneira geral, absoluta e exclusiva ao poder de vontade de alguém.
O que significa fração ideal e frente real quando se trata de uma avaliação de imóvel?
Fração ideal: percentual pertencente a cada um dos compradores (condôminos) no terreno e nas partes comuns da edificação.
Frente real: Projeção real da linha divisória do imóvel com a via de acesso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais