Buscar

Pesquisa e Pratica Pedagogica B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Vantagens e Desvantagens sobre o tradicionalismo
O Tradicionalismo é baseado na insistência e na memorização de conteúdos sendo assim o principal dono do saber se predomina o autoritarismo onde há muitas vantagens.
No Construtivismo o aluno participa do saber, passa sua sabedora a diante, com isso o professor é o transmissor de todo o conhecimento. Porem cada aluno tem seu tempo de aprender e se adaptar as transformações que ocorre no dia-a-dia de cada aluno.
Boa pratica se deve a Jean Piaget, que acreditou que toda criança se relaciona segundo a logica própria, assim analisados pelo vídeo e texto, onde são adotados três procedimentos de novos conhecimentos que são, interação, assimilação e acomodação.
No Construtivismo Sócio-Interacionalista, Vygotsky fala que os elementos biológicos e sociais não podem ser dissociados e exercem influencia mutua.
Na interação continua a criança desenvolve todo um repertorio onde são fixados suas habilidades, é quando a interatividade dos alunos são estabelecidas pouco-a-pouco, criando assim um vinculo onde todos constroem um laço de cooperação e confraternidade.
Roberto Accioly rompe o padrão tradicional de ensino, usando o método construtivista, viveu duas etapas de métodos diferentes, uma como aluno e outra sendo professor. Ainda como aluno ele via como os colegas de classe se escondia por trás de seus educadores, com o objetivo de passar despercebido se contorcendo para que o professor não os enxergassem, essa era visão tradicional sempre os mesmo assuntos repetitivos sem nenhum sabor diferente.
Já como professor, começou a viver uma realidade diferente, com metodologias de ensino favorecendo o crescimento e o desenvolvimento.
Completando o vídeo de Roberto Accioly podemos entender de forma clara e enriquecedora é que o método do tradicionalismo no ensino não completava as ações dos alunos nos temas expostos, pois não se sentiam a vontade paras se relacionarem, foram percebidas essas ações pelos educadores através do método construtivista, com isso o método trouxe estimulo aos alunos para expor suas ideias e experiências.
Rubem Alves fica admirado ao conhecer o método de uma escola totalmente diferente, onde não existia professores, classes separando as series, sem nenhum programa oficial a se cumprir.
Rubem questionou a uma garotinha que lhe apresentada a escola diferenciada, como tudo aquilo era possível, como poderia funcionar uma escola sem padrões e planejamentos.
As crianças não eram separadas pelas faixas etárias e tinham duas semanas para se relacionar com um professor, “que cujo este era diretor da escola”, para poder buscar fontes de conhecimentos, incluindo pesquisas na internet, depois de mais duas semanas voltavam a se reunir para avaliar o que haviam aprendido ou não.
Demerval Saviani aborda o tema Ciência e Educação na Sociedade Contemporânea, um artigo com referencia no significado da expressão “ Sociedade Contemporânea”, são dois aspectos, o grau em que a educação se constituiu como uma atividade cientifica e o objeto que é a ciência como algo a ser assimilado e compreendido pelas crianças e jovens através do processo educativo.
No primeiro aspecto em analise evidencia-se o caráter problemático da educação e reconstroem a trajetória da relação entre ciências e educação no Brasil distinguindo dois momentos. As ciências como objetivas de desejo dos educadores e a ciência como objetivo de suspeita.
O Pedagogo Newton Duarte fala sobre o sistema apostilado de ensino, o qual ele chama de tecnicismo, ou seja, um processo todo planejado por supostos especialistas onde planejam o que será ensinado e como será ensinado, passando para as apostilas.
Aponta Newton em que hora o professor entra na historia, pois o processo de ensino esta todo planejado, assim o professor é apenas um executor com base nesta critica.
Newton relata que não precisa pagar muito ao professor, uma vez que as apostilas os representam na maior parte, sendo fácil também ser substituído por outro profissional a qualquer momento, pois não depende do professor a qualidade do processo de ensino onde esta tudo estabelecido nas apostilas.
Newton defende uma educação onde o livro seja algo essencial na formação, fazendo criticas aos métodos apostilados.
Fhellipe Perrenoud Doutor em Sociologia e Antropologia atuam como professor na Universidade de Genebra Suíça, relata que a critica esta citada em todos os países e com um fundamento, aponta ele que é importe para marcar a diferença entre conceito de competência que a escola desenvolve, assim como o da evolução do mercado de trabalho de um mundo econômico onde a noção de “Competência” tomou o lugar da noção de “Qualificação” individualizou o tratamento das pessoas criando desigualdades, precariedade, flexibilidade em prejuízo do trabalhador.
Esta é a realidade onde se pode usar o termo de conceitos de competência, gestão de recursos humanos contra as pessoas e ao mesmo tempo até no mundo das empresas desde a inteligência no trabalho até todos os trabalhadores, mesmo aqueles que controlam os portões e estacionamentos, de um modo geral todos fazem escolhas, julgamentos, constroem algo, são avaliadores de situações que não estão nos manuais, juntos todos se arriscam a apensar mesmo sendo algo que se julgue simples, contudo devemos reconhecer que a competência no trabalho é uma forma de valorização ao que o sujeito pensa.
A escola segue o mesmo objetivo nisso, pois não é responsável pelas relações de forças que se travam no mundo, a escola de modo geral não pode mudar o capitalismo, a sociedade mais não se pode pedir-lhe para aumentar o problema. Dai é crucial que competências desenvolvidas nas escolas não sejam habilidades para funções de trabalho, mais que seja de competência de alto nível gerando capacidade para compreender de onde vêm essas situações, estratégias a serem tomadas, onde há recursos e principalmente com quem contar descobrir riscos e vantagens.
Phellipe discute temas complexos a atuais, como formação, avalição pedagógica diferenciada e desenvolvimentos de competência, seus ciclos de aprendizagem levam ao um caminho para combater o fracasso escolar, onde ensinar é agir na urgência e decidir na incerteza, assim são as dez novas competências desenvolvidas por ele, para ensinar que são formados pelo conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores, e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação.

Outros materiais