Buscar

Serviço Social e Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desde do início da profissão o serviço social encontra-se no meio do antagonismo de classes, e tinha como objetivo amenizar os conflitos entre classes trabalhador e a burguesia. Após a ditadura militar, na sociedade destacou um forte movimento de reforma sanitária que lutou pela universalização da saúde como direito universal e dever do estado, a luta da sociedade resultou na conquista da constituição de 1988 que instaurou direitos sociais e construiu a Seguridade Social comtemplando políticas universais, sendo composta através de seu tripé: saúde, previdência social, e assistência social. 
 A adoção do neoliberalismo caracteriza em uma drástica redução dos direitos e gastos sociais do pais, com um desmantelamento da proteção social através da focalização das políticas, estratégias de empreendedorismo e responsabilização do indivíduo pela sua situação de pobreza, reafirmando o estilo clientelista nas políticas; e assim trazendo o enfraquecimento nas lutas sociais. A agenda neoliberal adota pelo Brasil, no âmbito da saúde, incentivou em diversas ações a privatização na prestação dos serviços de saúde, agravou-se então uma forte tensão entre o projeto privatista e o projeto de reforma sanitária. 
O trabalho do assistente social na área da saúde, deve-se compreender os aspectos sociais, econômicos e culturais que sempre interferem no processo saúde/doença e cabe ao Serviço Social a busca de ações estratégicas como uma necessidade para a superação reforçando o direito social à saúde. O assistente social deve se apropriar-se do Parâmetro da atuação do assistente social na política de saúde (CFESS, 2010), que serve como um guia na atuação do assistente social na saúde, e nele está explicito o que pode e não pode dentro da sua atuação na saúde, em conjunto com o Código de Ética da profissão. .
O trabalho em equipe merece ser refletido e as atribuições do profissional de Serviço Social precisam ficar especificadas e divulgadas para os diversos profissionais. O assistente social tem tido, muitas vezes, dificuldades de dialogar com a equipe de saúde para esclarecer suas atribuições e competências face à dinâmica de trabalho imposta nas unidades de saúde.
É de suma importância que o Assistente Social apropria-se das contradições que perpassam a política de saúde para que engaje no processo de defesa do SUS, através da sua atuação como fomentadores do debate da luta pela efetivação do direito à saúde, ações socioeducativas que não se limita no coletivo, e o incentivo da sociedade civil no controle social, que se constitui por conselhos e conferências.

Outros materiais