Buscar

AULA 4 HISTORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 4 HISTORIA
INTRODUÇÃO
A luta constante pela manutenção da hegemonia capitalista e socialista fez com que Estados Unidos e União Soviética criassem formas de exportar e manter seus modelos políticos e econômicos, utilizando planos de ajuda, intervenções diretas, sabotagem, espionagem.
Os Estados Unidos intensificou sua influência sobre as Américas, principalmente depois da Revolução Cubana em 1959, que deu força para a União Soviética, pois conseguiu estabelecer um governo socialista “no quintal” do inimigo.
Política externa norte-americana e soviética
Estados Unidos e União Soviética criaram o Plano Marshall, Comecon, a OTAN, o Pacto de Varsóvia, entre outros, como forma de conter a expansão um do outro e evitar que seus aliados se revoltassem, garantindo seus interesses econômicos.
Com a Revolução Cubana em 1959 e a instauração de um governo socialista nas Américas, as relações se tornaram turbulentas e os Estados Unidos passaram a intervir diretamente nas Américas para impedir que o sistema socialista avançasse.
Com o intuito de melhorar as relações durante a Guerra Fria, no final dos anos de 1960 e início de 1970, surge a détente. 
Sobre Détente assinale a frase verdadeira e confirme:
É mais utilizado para referir-se a redução da tensão entre EUA e URSS durante a guerra fria.
É uma palavra francesa que significa distensão ou relaxamento.
O termo pode ser empregado para se referir a qualquer situação internacional em que nações que tem um relacionamento hostil passam a restabelecer relações diplomáticas e culturais.
Todas são verdadeiras.
José Flávio Saraiva, sobre esse período, destaca quatro pontos: A détente, consubstanciada no concerto americano-soviético, a tomada de consciência da “diversidade de interesses” no sistema internacional e da generalização da percepção, particularmente na Europa, na Ásia e na América Latina. Assim, a bipolaridade já não se aplicava no campo econômico; o esforço de construção da “nova ordem econômica internacional” pelos países do terceiro mundo; a “crise econômica”, especialmente a energética e a financeira, responsável por um período de grande intranquilidade para as relações internacionais. 
Com as crises no período de 1973 a 1979, o clima de confiança mútua ficou abalado. A União Soviética, que enfrentava uma instabilidade política mais intensa do que os Estados Unidos vai receber reclamações ligadas à liberdade política, pois a URSS interferia diretamente nos partidos comunistas das outras nações e com a sucessão de crises, perde forças para reprimir as reclamações.
A propaganda, a espionagem e o terrorismo foram extremamente utilizados na Guerra Fria. No caso norte-americano, até mesmo o cinema foi utilizado como forma de exportar seus valores para o mundo. 
As agências CIA, norte-americana, e a KGB, soviética exerciam o treinamento de agentes para sabotagem, assassinatos, chantagens e coleta de informações. 
Reflexos na América Latina: os anos de chumbo
Os Estados Unidos, desde 1823, com a doutrina Monroe defendiam a “América para os americanos”, porém, com a Guerra Fria, tiveram que ampliar esse conceito para impedir que o sistema socialista se expandisse. Embora estivessem firmes na Europa, não mediram esforços para afastar o socialismo das Américas, principalmente após a Revolução Cubana
Voltaram suas atenções para a América, intervindo nos governos e depondo chefes de estado com tendências socialistas, como no caso da Guatemala, apoiando a instalação de uma ditadura, e até mesmo Cuba, embora não tenha derrubado o regime, criou uma série de embargos para prejudicar o país.
Ação americana na Guatelama
Em 1954, Os Estados Unidos, articularam um golpe para depor o presidente da Guatemala, Jacobo Arbenz, que fora eleito com o apoio dos comunistas. 
Obtendo êxito, foi instaurada uma ditadura que atendia aos interesses norte-americanos, já que o governo anterior fez a reforma agrária e expropriou terras de empresas norte-americanas.
Ação americana no Chile
Com a ideia de que as ditaduras militares eram necessárias à América naquele momento, os Estados Unidos vão ajudar a formar o golpe militar que depôs o presidente socialista Salvador Allende.
Ditadura na Argentina
Com a crise que ocorreu no final dos anos de 1960, o país passou por um período em que os líderes políticos ficavam pouco tempo no poder.
Em 1976, houve o golpe que ficou conhecido como “Guerra Suja”, liderado pelo general Jorge Rafael Vindela, colocando no poder do país uma junta militar, fechando o congresso e perseguindo oposicionistas.
O Brasil no contexto internacional: Golpe civil-militar
Ditadura no Brasi
A década de 1960 no Brasil representa um período de crise e instabilidade política. 
O presidente eleito em 1961, Jânio Quadros, renuncia, após sete meses de governo, buscando aumentar seus poderes políticos, porém a renúncia é aceita, gerando mais um problema: os militares de direita não queriam a posse de seu vice, João Goulart pela identificação do mesmo com o trabalhismo de Getúlio Vargas. 
As crises são controladas e ele toma posse.

Outros materiais