Buscar

BIOQUIMICA HUMANA 1 ATIVIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOQUIMICA HUMANA 2 ATIVIDA
As enzimas são proteínas conhecidas por atuarem como catalisadores nos sistemas biológicos. Ou seja, são biomoléculas que aumentam a velocidade de uma determinada reação química em nosso organismo. Em relação à cinética enzimática, marque a alternativa INCORRETA.
	
	a.
	Uma enzima com um Km elevado indica que possui alta afinidade pelo substrato
Nas proteínas, os aminoácidos são unidos covalentemente por ligações peptídicas. Considerando a ligação peptídica e suas características, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	d.
	Por ser uma ligação muito fraca, pode ser quebrada em condições desnaturantes
A membrana plasmática é constituída de proteínas, assim como de lipídeos. Tais proteínas desempenham varias funções, como por exemplo, o transporte de íons e moléculas pela membrana.  Considerando que a OmpX é uma proteína que atravessa totalmente a membrana de E. Coli, qual das alternativas apresenta a melhor disposição dos aminoácidos que compõe a proteína OmpX?
	
	c.
	As cadeias laterais hidrófobas harmonizam-se no exterior da porção proteica que está totalmente embutida na membrana plasmática.
Os inibidores enzimáticos são substancias químicas que diminuem a velocidade da reação enzimática. Qual o tipo de inibição enzimática que pode ser revertida com o aumento da concentração de substrato?
	
	d.
	Inibição Competitiva
Em relação aos aminoácidos, assinale a única alternativa FALSA.
	
	b.
	A união de aminoácidos, através dos grupos ionizáveis presentes nas cadeias laterais, formando as ligações peptídicas, dá origem às moléculas de proteínas, componentes essenciais para a manutenção estrutural e para a funcionalide das diferentes espécies de seres vivos.
As enzimas sofrem intenso controle de sua atividade catalítica, de acordo com as necessidades metabólicas. Por exemplo, algumas enzimas do metabolismo da glicose são estimuladas durante digestão de carboidratos. Sobre os mecanismos de controle enzimático, qual é a alternativa FALSA?:
	
	d.
	O controle hormonal pouco impacta na atividade de uma enzima, seu efeito é local e de curta duração.
As proteínas são polímeros de aminoácidos, com estrutura complexa e elevada massa molecular, que desempenham várias funções biológicas. Em relação à estrutura protéica, assinale a alternativa CORRETA.
	
	a.
	A α-Hélice e a Folha β são as principais estruturas secundárias da proteína, que são mantidas por ligações hidrogênio
As enzimas são proteínas com função catalítica. Marque a alternativa CORRETA sobre o mecanismo de ação da enzima.
	
	b.
	As enzimas atuam diminuindo a energia de ativação; com isso, mais substrato será transformado em produto.
A desnaturação, modificação na estrutura nativa da proteína com consequente perda de função, pode ser desencadeada por diversos fatores. Os detergentes são considerados agentes desnaturantes por provocarem o rompimento das:
	
	b.
	interações hidrofóbicas que estabilizam as proteínas
As estruturas terciárias das proteínas são mantidas, principalmente, por interações químicas entre cadeias laterais dos aminoácidos que compõem o polipeptídio. Selecione a alternativa que relaciona todas as interações.
	
	d.
	Ligações Hidrogênio, Pontes Dissulfetos, Interações Hidrofóbicas e Interações iônicas.
BIOQUIMICA HUMANA 3 ATIVIDA
O metabolismo pode ser definido como um conjunto que reações enzimáticas, que envolvem reações de degradação de moléculas grandes em compostos menores. Essas reações liberam energia livre, assim como reações de síntese de biomoléculas a partir de compostos menores, durante o emprego da energia livre. Em relação ao metabolismo, marque a alternativa CORRETA.
	
	e.
	O catabolismo é caracterizado por um conjunto de reações de degradação, com liberação de energia livre. Uma parcela dessa energia é armazenada quando o ADP + Pi é convertido em ATP. No anabolismo, o ATP é hidrolisado e a energia armazenada é empregada na biossíntese.
 Em condições aeróbicas, o piruvato formado na etapa final da glicólise é oxidado a acetil-CoA, que entra no ciclo do ácido cítrico e então é oxidado a CO2 e H2O. Entretanto, em situações de hipóxia (pouco oxigênio), o piruvato em tecidos animais pode ser convertido a lactato, enquanto as leveduras e outros micro-organismos convertem o piruvato em etanol. Tal processo é designado como:
	
	b.
	Fermentação
O composto ______________________ armazena, em suas ligações fosfato, parte da energia desprendida pelas reações exergônicas. Além disso, ele tem a capacidade de liberar, por hidrólise, a energia armazenada para promover reações endergônicas. Assinale a alternativa que completa o espaço. 
	
	e.
	Trifosfato de adenosina
 	A oxidação da glicose é a principal forma de obtenção de energia livre para a maioria das células. De fato, esse carboidrato ocupa a posição central no metabolismo energético de vegetais, animais e muitos microorganismos. Qual das alternativas melhor descreve a via glicolítica no metabolismo humano?
	
	a.
	 Na glicólise, uma molécula de glicose é oxidada a duas moléculas de piruvato, com saldo energético de duas moléculas de ATP. Essa via metabólica ocorre no citosol
Normalmente, a via glicolítica é separada em duas fases: uma fase de investimento energético (necessita de ATP) e outra fase de compensação energética (produção de ATP e NADH). O fluxo de glicose, através dessa via, é regulado para manter constantes a concentração de ATP e dos intermediários glicolíticos. Portanto, a glicólise pode ser regulada:
X Pela ação das enzimas alostéricas hexoquinase, fosfofrutoquinase e piruvato-quinase, porém é um controle de curto prazo. Quando é necessário um efeito mais pronunciado e com duração maior, a via pode ser regulada por atuação de dois hormônios peptídicos: a insulina e o glucagon
A respiração celular ocorre em três estágios: No primeiro, compostos energéticos como glicose, ácidos graxos e alguns aminoácidos são oxidadas para produzirem acetil-CoA. No segundo momento, o acetil-CoA entra no ciclo de Krebs, que é oxidado a CO2 e a energia é conservada através das coenzimas reduzidas NADH e FADH2. Só então ocorre a oxidação das coenzimas, e os elétrons são disponibilizados na cadeia respiratória. O ciclo de Krebs é fundamental no metabolismo gerador de energia, porém o ciclo dos ácidos tricarboxílicos tem a função de:
	
	c.
	Síntese de importantes intermediários da biossíntese.
Ao passo que moléculas ricas em energia como NADH e o FADH2 são oxidadas à NAD+ e FAD nos complexos I e II da cadeia transportadora de elétrons, respectivamente, os elétrons são direcionados para o complexo IV (citocromo oxidase), que em contato com o oxigênio molecular, forma a H2O. Durante o transporte dos elétrons pela cadeia respiratória, é produzido o ______________________, necessário na fosforilação oxidativa para produção de ATP. Assinale a alternativa que completa o espaço
	
	b.
	Gradiente de prótons
Os carboidratos podem ser classificados como poli-hidroxialdeídos ou poli-hidroxicetonas, ou substâncias que geram esses compostos quando degradadas. Existe ainda outra classificação para os açúcares, que leva em consideração o nível de complexidade estrutural deles. Em relação à classificação dos carboidratos, assinale a alternativa CORRETA.
	
	c.
	 Os polissacarídeos são polímeros de açúcares que contêm mais de 20 unidades de oses ligadas por ligações O-glicosídicas
Os carboidratos são compostos orgânicos mais abundantes na Terra. O açúcar e o amido são dois exemplos de glicídeos presentes em nossa alimentação. Todas as alternativas abaixo representam funções dos carboidratos, EXCETO:
	
	c.
	Síntese de Proteínas
Os precursores da gliconeogênese são moléculas que podem ser empregadas para a produção de glicose. Logo, todos os intermediários da glicólise e do ciclo do ácido cítrico podem ser considerados como precursores da glicose. Entretanto, o glicerol, o lactato e os α-cetoácidos são os mais importantesprecursores gliconeogênicos. Em relação aos precursores da gliconeogênese, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	O glicogênio é um importante precursor do gliconeogênese, visto que ele é composto por várias unidades de glicose, que são mantidas por ligações glicosídicas.
BIOQUIMICA HUMANA 4 ATIVIDA
Os lipídeos constituem um grupo de compostos orgânicos bem diversificados. Entretanto, a insolubilidade em água é uma característica em comum a todos os integrantes do grupo. Assim como a diversidade estrutural, os lipídeos apresentam uma variedade de funções biológicas. Todas as funções abaixo são atribuídas aos lipídeos EXCETO:
	
	e.
	Função imunológica: os lipídeos são determinantes na composição dos anticorpos.
O colesterol é um composto orgânico que possui o núcleo esteroide, pertencendo a um dos principais grupos lipídicos. Com aparência e textura de uma cera macia, o colesterol é de fato essencial à vida. Os níveis de colesterol devem ser rigorosamente regulados, pois sua falta ou seu excesso acarretam problemas de saúde. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é INCORRETO afirmar que:
	
	a.
	O colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal.
As pessoas são acometidas pela osteoporose têm uma redução do nível de cálcio no organismo, causando a fragilidade óssea. O tratamento consiste em uma dieta à base de alimentos ricos em cálcio, medicamentos, nos casos mais sérios, e exercícios físicos. Mas, para o tratamento surtir efeito, é necessário que o paciente tome sol diariamente para uma melhor absorção do cálcio. A necessidade de exposição ao sol está relacionada à atividade da:
	
	a.
	Vitamina D
Durante o jejum prolongado, quando não há glicose disponível da dieta e as reservas de glicogênio se esgotaram, vários tecidos empregam os ácidos graxos como combustível energético. Todavia, o cérebro não utiliza os ácidos graxos como combustível energético, uma vez que, eles não ultrapassam a barreira hematoencefálica. Quais vias metabólicas são utilizadas para o suprimento energético no cérebro?
	
d.
	Gliconeogênese e glicogenólise
As propriedades físicas dos ácidos graxos, e dos compostos que o contêm, são determinadas em grande parte pelo comprimento e pelo grau de insaturação da cadeia hidrocarbonada. Por exemplo, os pontos de fusão, à temperatura ambiente, dos ácidos graxos saturados de cadeia longa são maiores do que os valores observados para os ácidos graxos insaturados de mesmo comprimento. Marque a alternativa que explica esse fenômeno.
A diferença dos pontos de fusão é explicada pelos diferentes graus de empacotamento das moléculas dos ácidos graxos. De modo que, os ácidos graxos saturados são sólidos, apresentando-se como gorduras, enquanto que os insaturados são líquidos oleosos.
A degradação de ácidos graxos é uma forma de se obter energia livre. Nos adipócitos, os triglicerídeos são hidrolisados, por ação de lipoproteínas lípases, sensível a hormônios, a glicerol e a ácidos graxos livres. Os ácidos graxos se ligam a albumina sérica e são carreados para tecidos-alvo. O glicerol liberado é fosforilado e oxidado a de-hidroxiacetona fosfato, que pode entrar na via glicolítica ou na gliconeogênica, enquanto que os ácidos graxos nos tecidos-alvos são submetidos imediatamente à:
	
b.
	β-Oxidação
As vitaminas são substancias orgânicas, quimicamente, diversificadas. A principal característica das vitaminas está relacionada com a quantidade que deve ser ingerida na dieta: são requeridas pequenas quantidades. A RDC 269, de 22 de setembro de 2005 recomenda, por exemplo, a ingestão diária de 45 mg do ácido ascórbico para adultos, enquanto que a ingestão recomendada de proteínas é de 50g. Todavia, a carência das vitaminas (avitaminose) está associada ao mau funcionamento do organismo. Sobre as avitaminoses assinale a alternativa CORRETA:
	d.
	A cegueira noturna é um quadro clínico em consequência da deficiência da vitamina A
As vitaminas atuam, em sua maioria, como cofatores enzimáticos nas mais diversas reações bioquímicas do nosso organismo. Entretanto, existem vitaminas que têm a função de estabilizar radicais livres. Por exemplo, a vitamina E está envolvida na proteção das membranas biológicas contra a ação do oxigênio. Logo, pode-se concluir que essa vitamina atua como um:
	c.
	Antioxidante
As apoliproteínas são proteínas que se ligam aos lipídeos no sangue, sendo responsáveis pelo transporte de triacilgliceróis, fosfolipídeos, colesterol e ésteres de colesterol. Quando as apoliproteínas interagem com os lipídeos formam estruturas esféricas denominadas de lipoproteínas. Entre os diferentes tipos de lipoproteínas podemos destacar os (as) ________________, que são responsáveis pelo transporte dos triglicerídeos da dieta, do intestino delgado até os diversos tecidos. Além disso, são as maiores lipoproteínas, entretanto apresentam menor densidade.
	
	a.
	Quilomícrons
A característica central na organização das membranas biológicas é uma dupla camada lipídica. Dentre os diferentes tipos de lipídeos de membrana, destacam-se os fosfolipídeos. Quando colocados em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura.
	
	e.
	Anfipática, ou seja, uma extremidade na molécula é hidrofóbica enquanto a outra é hidrofílica.
BIOQUIMICA HUMANA 5 ATIVIDA
Os minerais estão presentes no corpo humano em diferentes órgãos e tecidos, representando aproximadamente 4% do valor da massa corporal total.. Alguns minerais são essenciais para a manutenção da atividade celular, pois participam direta ou indiretamente de muitas funções celulares. Abaixo estão relacionados alguns desses minerais e a função exercida por eles. A alternativa INCORRETA é:
	
	b.
	O cálcio é necessário ao mecanismo de contração muscular e ao processo de coagulação sanguínea
A primeira etapa no catabolismo dos aminoácidos é segregar o grupo amino do arcabouço carbônico. Na maioria dos aminoácidos, o grupamento amino é transferido para o α-cetoglutarato formando o glutamato. Essa reação de transaminação é catalisada pelas aminotransferases (ou transaminases) e requer a coenzima piridoxal-fosfato. Caso não sejam reutilizados para a síntese de novos aminoácidos ou outros compostos nitrogenados, os grupos aminos são destinados para o:
	
	a.
	Ciclo da Ureia
Após uma refeição rica em calorias, a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos são direcionados para o fígado. Todas as alternativas abaixo são respostas bioquímicas ao estado alimentado, EXCETO:
A insulina, embora seja liberada em resposta a elevada quantidade de glicose no sangue, não tem impacto no metabolismo energético, visto que não faz mecanismo de regulação por retroalimentação.
Os seres humanos conseguem extrair uma pequena fração de energia a partir do catabolismo dos aminoácidos tanto da degradação das proteínas da dieta quanto das proteínas celulares (turnover). Além disso, durante o jejum ou em pacientes com diabetes melito não controlado ocorrer também à degradação de proteínas teciduais no lugar de outros combustíveis. Em relação à degradação e absorção das proteínas identifique a alternativa CORRETA:
A absorção das proteínas pode ocorrer na forma de aminoácidos ou de pequenos peptídeos (di e tripeptídeos). A absorção ocorre nos enterócitos, que são células do tecido do intestino delgado que apresentam microvilosidades.
A obesidade se transformou em um grave problema de saúde pública, pois além de seu impacto sobre a qualidade de vida, se observa também comprometimentos das funções fisiológicas normais, por exemplo, a massa de gordura se torna uma barreira na expansão dos pulmões e o coração tem que trabalhar mais forte para o sangue circular através do corpo maior. Sobre a obesidade assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	A obesidade pode ser entendida como o resultado da ingestão de menos calorias na dieta do que as gastas pelas atividades corporais que utilizam como combustível.Para manter os níveis de glicose sanguínea o mais próximo possível de 4,5 mM, são realizados ajustes constantes que envolvem as ações de alguns hormônios, principalmente, da insulina e do glucagon. Sobre a ação desses dois hormônios peptídicos marque a alternativa CORRETA:
	.
	A insulina sinaliza para os tecidos que a glicose sanguínea está mais alta que o necessário, como resultado, as células captam o excesso de glicose do sangue e o convertem em glicogênio e triacilgliceróis.
A alanina funciona como transportadora de amônia (tóxica) e do esqueleto de carbono do piruvato do músculo esquelético para o fígado. No fígado, o piruvato é produzido pela desaminação da alanina, é convertido em glicose através da gliconeogênese, disponibilizando a glicose novamente para o fígado.  Essa via metabólica é conhecida como:
	b.
	Ciclo da Glicose-Alanina
Duas horas após uma refeição, o nível de glicose no sangue está levemente diminuído, e os tecidos são alimentados energeticamente pela glicose oriunda do glicogênio hepático. Quatro horas após a refeição, a glicose sanguínea está bem menor, o que ocasiona a diminuição da secreção de insulina, enquanto ocorre o aumento da liberação de glucagon. Todas as alternativas são respostas bioquímicas ao jejum prolongado, EXCETO
Formação de glicogênio no fígado e nos músculos.
As vias catabólicas dos 20 aminoácidos representam apenas 10 a 15% da produção de energia no organismo humano, sendo menos ativas que a glicólise e a β-oxidação. As 20 vias metabólicas convergem para formar apenas seis produtos principais que podem entrar no ciclo de Krebs. Dependendo do intermediário formado no catabolismo, os aminoácidos são classificados em.
	d.
	Cetogênicos, Glicogênicos e Glicocetogênicos
É um quadro clínico que se desenvolve lentamente (geralmente pessoas mais velhas e obesas). É caracterizada pelo desenvolvimento de resistência à insulina. Entretanto os estudos mostram que três fatores aumentam a saúde dos indivíduos portadores da doença: Restrição alimentar, exercícios regulares e fármaco que aumentam a produção de insulina ou a sensibilidade ao hormônio. O texto se refere à:
	
c.
	Diabetes tipo II

Outros materiais

Outros materiais