Buscar

aves- tratogastrointestinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FARINGE
A faringe é a região posterior a cavidade oral, possui glândulas salivares, tem continuidade com teto apresentando a fenda infundibular, que é a abertura comum entre o ouvido e a faringe. Na faringe está inserida a língua, a entrada da traquéia e a entrada do esôfago. 
ESÔFAGO E PAPO
O esôfago é a porção do trato digestivo que fica entre a orofaringe (junção de cavidade oral e faringe) e o pró-ventrículo. Suas paredes são finas e dilatáveis, com glândulas mucosas responsáveis por lubrificação. Uma de suas porções da parede, sofre uma dilatação com formato de saco, denominado PAPO, que permite a distensão durante o armazenamento do alimento. 
PAPO
A parede externa do papo está fortemente unida à pele e possui musculatura resistente, além de glândulas mucosas que auxiliam na secreção de enzimas digestivas. Este papo é muito mais pronunciado nos filhotes. No papo ocorre armazenamento de alimentos, pequena digestão de carboidratos por ação enzimática e ação fermentativa de microorganismos. 
O estômago das aves é dividido em duas estruturas bem diferenciadas, o pró-ventrículo e a moela, com as funções de digestão químicas e mecânica, respectivamente. Esta diferenciação já ocorre no 5º quinto dia de incubação de embriões de galinha, e a atividade secretora está presente no 9º dia de incubação. Entre a incubação e a maturidade, o peso do pró-ventrículo aumenta 14,5 vezes e o peso da moela pode aumentar até 25,1 vezes.
PRÓ-VENTRÍCULO
O pró-ventrículo está posicionado a esquerda do corpo, abaixo do lobo esquerdo do fígado e ao lado direito do baço, e não pode ser observado através da pele fina abdominal da maioria das aves. O pró-ventrículo só exerce função de órgão armazenador de alimento, nas aves que não possuem papo.
MOELA
A moela, sendo o estômago mecânico, possui a parede extremamente grossa na maioria das espécies de aves. Na superfície interna existe a membrana, com fixação moderadamente firme, periodicamente substituída, sendo mais espesso nas espécies que alimentos duros, em relação àqueles que ingerem alimentos macios. A função desta membrana é de proteção da parede contra pressão dos grãos e alimentos, e efeitos corrosivos das secreções gástricas. Apesar da secreção gástrica ocorrer no pró-ventrículo, é na moela que ocorre a maior parte da lise de proteínas.
INTESTINO
Nas aves encontramos o intestino delgado, com subdivisões de duodeno, jejuno e íleo, e o intestino grosso, que em algumas aves pode apresentar dois cecos. O comprimento das partes está relacionada com o tipo de alimento ingerido. Apresentam tecidos linfóides importantes para defesa local.
A primeira porção intestinal denominada de duodeno, são alças em formato de "U", que envolvem o pâncreas. Nesta porção há a abertura dos ductos pancreáticos e biliares. A luz do duodeno é mais larga que outras partes do duodeno, responsável ainda por parte da digestão de alimentos ingeridos e preparados nos estômagos. 
O jejuno é a porção seguinte, e está delimitado em sua porção final pelo divertículo de Meckel (resquício de regressão do saco e pedículo da gema, que ocorre na primeira fase da vida da ave). Sua parede é mais grossa e com grande quantidade de tecido linfóide.
O íleo apresenta continuidade com o jejuno, e para algumas espécies, em sua porção final se pronunciam dois cecos.
O intestino grosso é curto, e se divide em ceco, cólon/reto e cloaca.
A digestão de alimentos e a absorção de nutrientes derivados ocorrem na luz do intestino delgado em sua maioria. 
CLOACA
A cloaca das aves consiste em três compartimentos, o coprodeo, o urodeo e o proctodeo, que acolhem a saída do intestino, dos ureteres, do oviducto das fêmeas e dos ductos espermáticos nos machos. O coprodeo apresenta epitélio semelhante ao intestino, com funções absortivas de água. No urodeo estão a desembocadura dos ductos urinários e genitais. O proctodeo alberga a abertura da bolsa cloacal, típica das aves, e a abertura para o exterior. Nas aves imaturas existe a bolsa cloacal, um órgão imune, que inteiramente desenvolvida é mais volumosa do que a cloaca do adulto, e que tende a regressão semanas após o nascimento da ave. A bolsa cloacal ou Bursa de Fabricius será descrita com maiores detalhes no capítulo de sistema imunológico. Qualquer patologia no sistema digestivo altera todas as suas funções da cloaca.

Outros materiais