Buscar

QUESTIONARIO 2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	A juventude e a vida adulta jovem estão divididas em três estágios. Assinale a alternativa abaixo que corresponde a essa classificação:
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “a”. De acordo com nossos estudos, estes são os três estágios contínuos em que se dividem a juventude e a vida adulta jovem: saída do lar, ingresso no mundo adulto, transição para a quarta década.
	
	
	
Pergunta 2
	
	A juventude ou vida adulta jovem costuma ser denominada de segunda adolescência, adolescência superior ou período de amadurecimento adolescente. É uma etapa de transição até o indivíduo chegar à autonomia e à responsabilidade plena. De acordo com isso, leia as afirmativas a seguir e responda a questão:
I. Do ponto de vista físico, é a época da plenitude, caracterizada pela junção de força, energia e resistência.
II. Nessa fase, o jovem começa a sentir o peso do passado e sente a lenta aproximação do declínio.
III. Durante esse período, as estruturas intelectuais e morais atingem o auge, diminuem as mudanças fisiológicas, há a estabilização afetiva, ingresso na vida social plena, início do trabalho ou estudos superiores e também da vida matrimonial.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “c”. Na fase adulta jovem ou juventude, com relação aos aspectos físicos, a pessoa se encontra no auge das estruturas intelectuais e morais. Por volta dos 25 anos, há uma diminuição das mudanças fisiológicas, pois as funções do corpo já estão todas desenvolvidas. Na realidade, pode-se afirmar que as funções corporais se encontram plenas, a força muscular está no seu ponto máximo, bem como a agudeza sensorial. Quanto à estatura, os homens costumam atingir sua estatura máxima por volta dos 21 anos e as mulheres, em torno dos 18 anos. Como já foi afirmado anteriormente, esse período se caracteriza pelo auge das estruturas intelectuais. Além disso, geralmente se dá o início do trabalho e dos estudos superiores. Nesse momento, muitas pessoas começam a modelar seu projeto de vida, sua vocação, colocando suas decisões à prova ou alterando seu plano de vida.
	
	
	
Pergunta 3
	
	Analise com atenção o relato abaixo e responda a questão: Amanda, 14 anos, relata que está muito infeliz: acha que nunca vai conseguir um namorado porque se percebe como a garota mais feia da escola. Diz que suas amigas não são perfeitas: “... sempre tem alguma coisa que está fora: ou é o peito, ou tem celulite, estrias." Mas o caso dela é diferente, afirma que não tem nada de bom: "o meu cabelo é ridículo, a pele cheia de espinhas, o meu corpo, nada de frente, nada de lado...” Amanda chora. Como compreender as dúvidas e angústias de Amanda em relação ao seu corpo?
I – Na adolescência, as transformações físicas são marcantes, e a sua ocorrência interfere diretamente na estrutura emocional.
II – As mudanças deste período não têm um significado importante no desenvolvimento.
III – Na adolescência, há a redefinição da imagem corporal, consubstanciada pela perda do corpo infantil e da consequente aquisição do corpo adulto.
IV – A estrutura da imagem corporal é determinada pelo ingresso na universidade. É correto afirmar:
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “d”. Apenas a I e a III estão corretas, porque realmente, na adolescência, as transformações físicas são marcantes, e a sua ocorrência interfere diretamente na estrutura emocional. Um exemplo disso é a necessidade de se observar no espelho como forma de internalização da imagem (signo do espelho). Este processo leva a uma redefinição da imagem corporal, consubstanciada pela perda do corpo infantil e da consequente aquisição do corpo adulto, sendo de fundamental importância no desenvolvimento do sujeito. A estrutura da imagem corporal é determinada na adolescência, e não na juventude (ingresso na faculdade), período posterior a esta fase.
	
	
	
Pergunta 4
	
	De acordo com os autores estudados, por que o vestuário, os ornamentos, os calçados e outros itens que compõem a moda jovem apresentam-se como um meio de identificação para adolescentes?
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “b”. São símbolos através dos quais os adolescentes se inserem numa cultura coletiva, ou seja, será por meio de signos diferentes do mundo adulto (utilização de vestuário, ornamentos, calçados, corte de cabelo, linguagem etc.) que o adolescente se diferenciará e constituirá uma personalidade própria - como em um rito de passagem -, sair da infância e entrar no mundo adulto, com características próprias, favorecendo a sua inserção neste mundo. Mais do que agredir os pais, esta é uma importante maneira de constituir-se como adulto.
	
	
	
Pergunta 5
	
	Em relação à adolescência, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “e”. A adolescência é um período marcado pelas transformações físicas e emocionais, e isso irá determinar a construção da personalidade, com a substituição do vínculo de dependência simbiótica com os pais por relações objetais de autonomia plena. O grupo de amigos tem extrema importância neste processo de transição pelo qual o adolescente passa.
	
	
	
Pergunta 6
	
	Em relação à juventude, pode-se afirmar:
I - Corresponde a uma época estável, sem grandes mudanças. O sujeito possui a capacidade generativa, ou seja, a preocupação de orientar as novas gerações.
II - É marcada por períodos de estabilidade. É um momento de avaliar as decisões tomadas na vida e de verificar se as decisões foram certas.
III. A intimidade significa a capacidade de intimidade sexual, pois agora nesta fase da vida, a genitalidade desenvolve-se com vista à maturidade genital (ou seja, íntima mutualidade sexual).
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “b”. A intimidade significa capacidade de intimidade sexual, pois agora, a genitalidade desenvolve-se com vista à maturidade genital (ou seja, a íntima mutualidade sexual), mas significa também “a capacidade para desenvolver uma autêntica e mútua intimidade psicossocial com outra pessoa, seja na amizade, em encontros eróticos ou em inspiração conjunta”. As afirmativas I e II correspondem à fase adulta, e não à juventude.
	
	
	
Pergunta 7
	
	Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão: Dudu é goleiro e Nenão, zagueiro. Ambos jogam futebol em times rivais, mas têm um relacionamento bastante cordial fora do campo, saindo juntos mensalmente para tomar umas cervejas e trocar amenidades. Moacir, que é árbitro, às vezes se junta à dupla. Em campo, brigam, chutam um ao outro, falam mal. Moacir, contudo, mantém sua neutralidade e aplica aos dois as penalidades previstas. Conforme o estudo sobre as relações interpessoais na juventude, o relacionamento entre Dudu, Nenão e Moacir no jogo de futebol é característico de:
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “c”. Quando estão jogando bola, o relacionamento é de nível 1 – mediatizado pela tarefa; mas como estabelecem um relacionamento também fora do jogo, o relacionamento de ambos deixa de ser mediatizado pela tarefa e passa a ser regulado por um sistema de normas - desempenho de papéis para ser aceito no grupo.
	
	
	
Pergunta 8
	
	Leia com atenção o trecho abaixo e responda a questão: Quando estamos falando de adolescentes, na verdade apenas estamos considerando os jovens cuja preocupação com a sobrevivência imediata é secundária. Quem sabe incorrendo em certo exagero, poder-se-ia dizer que a adolescência é um privilégio de classes abastadas. De que forma podemos considerar a adolescência nas diferentes camadas sociais?
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “d”. Podemos considerar a adolescência como um fenômeno universal; o que ocorre é que, nas classes sociais desfavorecidas, sua vivência é diferente, porque a luta pela sobrevivência torna-se fundamental. Em outras palavras, a adolescência não é um privilégio de classes abastadas, todos os sujeitos humanos passampor todas as etapas do ciclo vital, o que irá diferir será o contexto sócio-histórico no qual o sujeito está inserido e a maneira como este meio irá propiciar (ou não) seu desenvolvimento.
	
	
	
Pergunta 9
	
	Podemos dizer que o período no qual a pessoa começa a modelar seu projeto de vida é:
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “B”. Na juventude, o jovem deve iniciar toda a estruturação de sua vida posterior: a escolha de uma profissão, o estudo técnico ou superior, a escolha do parceiro com quem irá constituir uma família. Nesse sentido, estará modelando sua vida para vivenciá-la nas fases seguintes.
	
	
	
Pergunta 10
	
	Qual a relação entre puberdade e adolescência? Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Feedback da resposta:
	Resposta: “c”. A puberdade está ligada às modificações biológicas assinaladas por dois tipos gerais de mudanças físicas: o primeiro é relativo ao aumento no peso, na altura, na gordura e nos músculos corporais, e o segundo está ligado à maturação sexual e ao desenvolvimento das características sexuais secundárias (como pelos faciais e corporais e o crescimento dos seios nas meninas, entre outros). A adolescência diz respeito às transformações psicossociais que acompanham o processo biológico.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes