Buscar

Só a educação será capaz de permitir o exercício da cidadania

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA A CONCRETIZAÇÃO DA CIDADANIA
 A educação é de fundamental importância para a concretização da cidadania e promoção da dignidade da pessoa humana. Uma pessoa só pode ser considerada um verdadeiro cidadão, ao se estar completamente integrada a sociedade e é também beneficiada pelas prestações positivas do Estado. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas. E é com base nos direitos fundamentais a educação, trazidos na constituição de 1988, que se deve buscar a efetivação e promoção da educação de qualidade, universal e gratuita, oferecendo-se assim a igualdade de oportunidades, buscando-se assim a justiça social.
 O artigo 205 da constituição inicia proclamando que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Esse é o tipo de educação que visa formar indivíduos integrados a sociedade através da sua qualificação para o trabalho e para o exercício da cidadania. A Constituição Federal exige que a educação seja promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Não se trata de mera escolarização, mas de algo maior, mais abrangente e que leve aos objetivos propostos. Portanto, desde logo se afirma: educação não se faz exclusivamente em escola, mas em casa e no seio da própria sociedade. 
 Além do mais, qualificar o ser humano para o trabalho deve ser sem dúvida, uma finalidade da educação, pois vem se notando que o setor produtivo está passando por radicais mudanças, extinguindo um elevado número de funções e exigindo profissionais com capacitação adequada.
 A educação através do exercício da cidadania ter o poder de fazer com que os brasileiros eliminem as grandes desigualdades, das mais variadas ordens, que insistem em nos atingir. As desigualdades econômicas, sociais, intelectuais, raciais, entre sexos, enfim, qualquer delas, devem ser enfrentadas e vencidas, se conseguirmos levar a educação a todos os brasileiros. A ignorância aprisiona o ser humano nas trevas da miséria e do preconceito. A educação, ao contrário, liberta. Leva o ser humano a não só viver, mas fazê-lo com dignidade, essa dignidade que deve ser respeitada, protegida e promovida pelo Estado brasileiro com fulcro na CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 1988.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais