A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
sociedade e cultura prov 1 uniasselvi

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	O sociólogo Max Weber (1864-1920), em seus estudos, identificou que a ação dos indivíduos em sociedade é regulada pelas relações de dominação, e entre as relações ele identificou a dominação legal, carismática e tradicional. Qual delas representa a dominação legitimada pela legalidade e pelo direito?
	 a)
	Legal.
	 b)
	Oficial.
	 c)
	Tradicional.
	 d)
	Carismática.
	2.
	Um dos principais problemas que os sociólogos clássicos precisaram resolver foi a relação que existe entre os fatos sociais e os indivíduos. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que indica o que o sociólogo Emile Durkhein (1858-1917) defendeu com relação a este aspecto:
	 a)
	Os fatos são resultantes diretos das ações dos indivíduos.
	 b)
	Os fatos são resultantes das escolhas feitas pelos indivíduos.
	 c)
	Os fatos ocorrem independentemente da vontade dos indivíduos.
	 d)
	Os fatos estão intimamente relacionados aos indivíduos.
	3.
	Os autores Karl Marx (1818-1883), Max Weber (1864-1920) e Émile Durkheim (1858-1917) são  considerados os responsáveis pelo reconhecimento e legitimação da disciplina sociologia como uma ciência, área e disciplina do conhecimento. Sobre as principais teorias destes sociólogos, analise as afirmativas a seguir:
I- Karl Marx pretendia constituir uma sociologia neutra e imparcial que deveria estar distante das lutas sociais sem se envolver nas militâncias políticas.
II- Émile Durkheim constituiu uma teoria de que a representação da vida social tem suas raízes na sociedade e não no indivíduo.
III- Para Max Weber, a sociedade, os sistemas e instituições não são superiores ao indivíduo.
IV- Para Max Weber, a análise sociológica deveria ser neutra de juízos de valor, isenta de questões morais ou políticas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	4.
	Karl Marx (1818-1883) propôs diversas reflexões e críticas sobre as relações de trabalho constituídas no interior do sistema capitalista, assim como defendeu diversos conceitos que foram e são amplamente utilizados tanto em sua época como nas subsequentes. Entre eles, estão os conceitos de “reificação”, “superestrutura”, “infraestrutura” e “mais valia”. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mais valia.
II- Infraestrutura.
III- Reificação.
IV- Superestrutura.
(    ) Consiste no conceito que diz respeito ao modo de produção material, seja a economia ou a tecnologia, que permite a produção de bens (usando ferramentas, máquinas, terra, matéria-prima, dentre outros).
(    ) Corresponde às instituições jurídicas, aspectos políticos, normas, leis, que conservam a organização da sociedade.
(    ) Significa a transformação dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que se comportam de acordo com as leis das coisas.
(    ) Constituído pelo lucro obtido através do aumento e o excedente da jornada de trabalho e da produtividade como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	II - IV - III - I.
	5.
	O início do estudo sobre a sociedade, em outras palavras, o surgimento da sociologia, está profundamente ligado à construção da modernidade. As grandes transformações da modernidade levaram o ser humano a ocupar o centro da existência. Uma palavra que traduz tal movimento é o antropocentrismo, formado depois da Idade Média. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- O Renascimento cultural caracterizou uma das transformações da modernidade.
II- A Reforma Protestante foi um movimento que marcou a Pré-modernidade.
III- As grandes navegações somaram-se aos eventos da modernidade.
IV- O antropocentrismo elevou a ideia de que o homem é senhor do seu próprio destino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	6.
	Durante a história das sociedades as pessoas aprenderam a se organizar em grupo, a partilhar soluções técnicas e políticas, bem como desenvolver linguagens. Assim, o estudo sobre a sociedade envolve diferentes tipos de informação, seja informação quantitativa ou qualitativa que possa descrever como ocorre o fenômeno social. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas conversas do cotidiano, é normal as pessoas opinarem sobre a vida em sociedade.
II- O senso comum também é uma fonte de debate sobre a vida política e social.
III- As pessoas podem ter, em alguma área, uma opinião mais crítica sobre a sociedade.
IV- Temas como família e poder ficam de foram do estudo sobre a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	7.
	Segundo Karl Marx (1818-1883), o trabalho foi o elemento essencial que manteve a estrutura e favoreceu o desenvolvimento da sociedade ao longo da história. O pensador observou que gradativamente se estruturaram diferentes formas de trabalho, ao que chamou categoricamente de modos de produção, atribuindo para cada época um nome específico. Os modos de produção propostos por Marx foram:
I- Modo de produção feudal.
II- Modo de produção antigo.
III- Modo de produção liberal.
Agora, assinale alternativa CORRETA que apresenta a sequência cronológica da estrutura dos modos de produção:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	8.
	O escritor Pierre Bourdieu é um dos mais expressivos teóricos da sociologia contemporânea, também conhecido como o criador da sociologia da educação. Intelectual argelino, sua crítica face às problemáticas sociais é de importante ajuda para os pesquisadores da realidade escolar enquanto instituição. O escritor deixou um grande legado literário para a sociologia da educação. No contexto da sociologia da educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pierre Bourdieu, ao pensar a escola como um aparelho ideológico de Estado, copiou a ideia dos clássicos medievais.
(    ) Bourdieu, em suas teorias da educação, centralizou a ideia de cuidado com a infância, utilizando a metáfora da flor do jardim.
(    ) Bourdieu é considerado o criador da sociologia da educação, valorizando a análise crítica do funcionamento social da escola. 
(    ) Para Bourdieu, a função da escola pode tanto legitimar as desigualdades sociais quanto assumir uma postura libertadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	O castelo e a catedral são símbolos arquitetônicos da Idade Média, além disso, outros símbolos fizeram parte da cultura medieval em vários locais do mundo. Assim, todas as transformações que ocorreram na Idade Moderna ou são rupturas com o pensamento medieval ou são lentas reestruturações das qualidades culturais, como no caso da passagem do teocentrismo para o antropocentrismo. Na Idade Média, diferentemente da Idade Moderna, o homem não se preocupou com tanta ênfase em prolongar sua vida na Terra, fazendo estudos e buscando soluções e remédios para doenças e epidemias. Sobre o que objetivava o homem no contexto da cultura medieval, analise as afirmativas a seguir:
I- Salvar a alma da possibilidade do inferno.
II- Defender a ciência diante das teorias religiosas.
III- Conciliar fé e razão como conhecimentos de igual valor.
IV- Afirmar a existência de