Buscar

APS SUCESSÕES 2017 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APS 2017/2
3
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
DIREITO NOTURNO
Atividade prática supervisionada – APS-2017/2
Código da atividade – 968 V
Problema apresentado
Elaboração de parecer jurídico à luz do Direito das Sucessões
Professora: Eleonora Calvo
Problema apresentado:
Suares Rocha Porto é casado e tem três filhos com sua esposa, Samira Rocha Porto, todos maiores de idade. Recentemente, ele descobriu que tem um tumor cancerígeno em estado muito grave, deve sofrer uma cirurgia bastante séria e com grave risco de morte. Ele resolveu contar para a família que tem outro filho, que mora em outra cidade, cuja mãe já é falecida e que no momento está com 14 anos.
Também decidiu que seu patrimônio, uma casa, um carro e um apartamento pequeno, serão divididos da seguinte forma: casa e carro em partes iguais para Sabrina e os filhos maiores; e o apartamento pequeno ficará inteiramente para o filho menor, porque ele não conviveu com o pai e, por isso, deve ser compensado de alguma maneira.
Suares pretende fazer um testamento deixando sua intenção formalizada, para não haver problema após sua morte. Os filhos maiores de Suares e Sarina não estão muito convencidos de que a intenção do pai seja melhor solução. Eles procuram o escritório de advocacia do qual o grupo é sócio e pedem um parecer.
Um testamento é a última vontade daquele que não está mais aqui e deve ser seguido rigorosamente. Isso significa que antes de falecer, Suares Rocha Porto deixou determinado, por meio de documento escrito, para quem vai cada um de seus bens ou cada parte de seu patrimônio, artigo 1.857, CC “toda pessoa capaz pode dispor por testamento, da totalidade dos seus bens, ou parte deles, para depois de sua morte”. Herança, universalidade de bens (incluídos direitos e obrigações) – Tanto ativo como passivo é transmitido aos sucessores. 50% é a parte do patrimônio do qual o testador pode dispor em seu testamento.
Segundo o Código Civil Brasileiro, os outros 50% compõem a chamada “legítima”, que deve obrigatoriamente ser repassada aos herdeiros necessários, no qual estamos tratando neste momento. Por outro lado, o que puder ser disposto no testamento, poderá ser distribuído a qualquer pessoa ou instituição que o testador escolha. A totalidade dos bens de uma pessoa somente poderá ser disposta em testamento caso ela não tenha herdeiros necessários, o que não é o caso.
No caso, estamos tratando de herdeiros testamentários, legado individualizado. O testador, Suares Rocha Porto, deixa um bem específico para cada herdeiro legal, existiria também a possibilidade de instituir pensão para o filho de 14 anos, incapaz, se não for estipulado será o mínimo para sobreviver. 
De acordo artigo 1.845, CC, são herdeiros necessários: os descendentes; os ascendentes; e o cônjuge. O cônjuge só competirá com os descendentes pela legítima se o falecido tiver bens particulares e for casado em regime de comunhão parcial de bens ( em comunhão universal, o cônjuge tem direito a 50% do patrimônio , em separação total de bens, o cônjuge não é herdeiro). Não havendo herdeiros necessários, parte-se para os herdeiros colaterais (irmãos, tios, primos), porém eles não têm direito à legitima e podem ser excluídos do testamento.
Portanto concluímos que o testamento está em acordo com o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 1.905. No caso Soares nomeou certos herdeiros individualmente a herança que será dividida, as quotas de cada herdeiro. No caso do herdeiro incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.
Alessandro dos Santos Barbosa
R.A. – B76AGA-3
Turma – DR10S40

Outros materiais