Buscar

APOL ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
T. Adorno identifica duas manifestações cotidianas de barbárie, a primeira, na prática do esporte, que, em muitas de suas modalidades, pela exacerbação da competitividade, pode gerar agressões, crueldade, fanatismo tanto dos participantes quanto dos torcedores; a segunda, na utilização do princípio de competição na educação escolar, como um método pedagógico por excelência, que pode se tornar, por sua vez, um instrumental reprodutivo da intensa competição presente no sistema capitalista, que transforma os homens em inimigos dos próprios homens, privilegiando, na lei da sobrevivência, o domínio dos mais fortes, dos mais ricos, dos mais armados”.
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, assinale a alternativa que apresenta corretamente o paradigma da barbárie na sociedade presente na escola. 
B - Uma visão formativa indenitária, determinada e autoreferenciada sobre modelos de comportamento hierarquização e classificação.
Questão 2
Leia o texto a seguir: 
Muitos autores estudiosos da educação revisaram as ideia s de Durkheim, criticando a sua aplicação e funcionalidade. Entre eles: Libâneo, que propõe um conceito ampliado de educação no qual vários fatores contribuem para a formação e amadurecimento dos indivíduos. 
De acordo com as aulas e o livro- base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos da conceituação de Libâneo: 
A - A educação é um processo dialético que acontece fora e dentro da escola envolvendo fatores como família, amigos, trabalho, igrejas, clubes, escola, internet. (p. 39).
Questão 3 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Tratar da diversidade cultural, reconhecendo- a e valoriz ando-a da su peração das 
“Tratar da diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais plenamente democrática. É um imperativo do trabalho educativo, voltado para a cidadania uma vez que tanto a desvalorização cultural -traço b em característico de pais colonizado -quanto à discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos, portanto, para a própria nação.
nação.
De acordo com o livro -base da disciplina no que diz respeito a pluralidade cultural nas escolas, assinale a alternativa que expressa a visão contida nos PCN’s: 
B - O espaço escolar se compõe de diferentes grupos e sujeitos em convivência. (p.126/127).
Questão 4
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Somos altamente cultivados no domínio da arte e da ciência. Somos civilizados ao ponto de termos sido fatigados para aquilo que é da urbanidade e da decência de toda ordem. Mas quanto a considerar-nos como já moralizados, é preciso ainda muito para isso. Pois a ordem da moralidade pertence ainda à cultura ( Cultur): por outro lado, a aplicação daquela ideia, que redunda apenas em uma aparência de moralidade na honra e na decência exterior, constitui simplesmente a civilização (Civilisirung).
Com base nos estudos sobre cultura contidos no livro-base, indique os elementos que formam a oposição entre cultura e civilização, marcando a alternativa correta
C - Na perspectiva antropológica clássica, concebia-se cultura como um conceito analítico para estudar os povos primitivos. (p. 56).
Questão 5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
Somos igualmente diferentes e diferentemente iguais. O que significa dizer que, enquanto seres humanos, somos herdeiros da diversidade cultural que abunda o planeta. Contudo, apesar dessas diferenças e das diferenças naturais em relação à condição física de cada um, existe uma igualdade intrínseca que nos define enquanto seres de uma mesma espécie. 
Considere o que traz o livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre o entendimento de escola como instituição democrática e igualitária e assinale a alternativa correta: 
A - Igualdade não significa um tratamento homogêneo por parte da escola em relação às diferenças entre os indivíduos, mas o acolhimento de cada um em sua singularidade. (p. 94-99)

Outros materiais