Buscar

AVS FUNDAMENTOS SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AVS_ » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AVS 
	Aluno: 
	Professor:
	LAURA EUGENIA PEREZ FREITAS
	Turma: 
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 03/04/2014 14:19:08 
	
	 1a Questão (Ref.: 201305041708)
	10a sem.: Novos padrões morais e culturais na sociedade brasileira. Novas configurações identitárias. Novos estilos de vida.
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Leia atentamente ao texto abaixo: 
"Casamento entre homossexuais foi aprovado ontem na Argentina. A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou a reforma do Código Civil, permitindo o casamento entre casais homossexuais no país. Caso o projeto de lei seja aprovado também no Senado, a Argentina passará a ser o primeiro país da América Latina a permitir este tipo de união." O fato significou uma vitória para os homossexuais do país. (...) Fonte: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=47572 
Marque a alternativa que corresponda ao texto acima:
		
	
	O preconceito existente contra os homossexuais.
	
	O preconceito dos homossexuais contra os heterossexuais.
	
	Os modelos contemporâneos de família.
	
	As questões de homossexualidade na Igreja.
	
	A globalização de ideias.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201305048097)
	9a sem.: A contribuição da análise marxista à análise social.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marque a única alternativa certa. De acordo com a teoria de Karl Marx, a desigualdade social se explica pela(s)
		
	
	enriquecimento decorrente de intervenções de entidades divinas e/ou sobrenaturais.
	
	apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contexto histórico, marcado pela igualdade de oportunidades
	
	distribuição de riqueza de acordo com esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
	
	divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
	
	diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201305043942)
	2a sem.: Objeto e método das ciências sociais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201305043947)
	2a sem.: Objeto e método das ciências sociais.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No que tange às diferenças entre Ciências Sociais e Ciências Naturais é correto afirmar que: 
		
	
	O cientista social faz uso do laboratório para realizar as suas pesquisas.
	
	O cientista natural é o único que faz uso de hipóteses em seu trabalho de investigação.
	
	As ciências naturais podem ter resultados iguais provados por dois pesquisadores distintos em locais diferentes.
	
	As Ciências Sociais não conseguem ser objetivas por conta da subjetividade do pesquisador.
	
	As Ciências Naturais possuem um grau de dificuldade de elaboração superior às Ciências Sociais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201305276937)
	sem. N/A: A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Durkheim (Divisão do trabalho social) distingue dois tipos de solidariedade e dois tipos sociais correspondentes. E que um tipo regride regularmente na medida em que o outro progride. E o que predomina se define pela divisão do trabalho social. 
Seguem algumas afirmações. 
1.      Na solidariedade mecânica a personalidade individual é absorvida pela personalidade coletiva; 
2.      Na solidariedade orgânica, a unidade do organismo é tanto maior quanto a individuação das partes seja mais acentuada.
3.      As condições de manutenção da coesão social na solidariedade orgânica dependem da autoridade que emana da consciência comum.
Marque abaixo a opção certa:
		
	
	Apenas 1 e 3 estão corretas.
	
	1,  2 e 3 estão corretas. 
	
	Apenas uma está correta. 
	
	Apenas 1 e 2 estão corretas.
	
	Apenas 2 e 3 estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201305103755)
	10a sem.: A análise marxista
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segundo Karl Marx, "o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral". A partir desta afirmação, Marx resume sua teoria da história, também denominada de: 
		
	
	materialismo histórico.
	
	individualismo metodológico.
	
	fenomenologia do espírito.
	
	socialismo científico.
	
	racionalismo cartesiano.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201305274192)
	sem. N/A: A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO E AS QUESTÕES BÁSICAS DA CIÊNCIA POLÍTICA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia o fragmento abaixo e faça o que se pede: "Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje. Para Rousseau, o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. O indivíduo se tornaria escravo de suas necessidades e daqueles que o rodeiam, o que em certo sentido refere-se a uma preocupação constante com o mundo das aparências, do orgulho, da busca por reconhecimento e status. Mesmo assim, acreditava que seria possível se pensar numa sociedade ideal, tendo assim sua ideologia refletida na concepção da Revolução Francesa ao final do século XVIII. " http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm A partir da concepção contratualista de Rousseau, sobre a sociedade e o Estado Político do homem, é correto afirmar que:
		
	
	o Estado Político moderno encontra seu fundamento de legitimidade na teocracia, uma vez que decorre do contrato social entre Deus e os homens.
	
	o Estado Político encontra seu fundamento de legitimidade no patriarcalismo, uma vez que os costumes determinam a origem do poder racional.
	
	a teocracia é o fundamento moderno do poder político, pois explica a organização social como sendo determinada por Deus.
	
	o Estado Político encontra seu fundamento de legitimidade na teocracia, uma vez que se explica pela origem divina dos reis.
	
	o Estado Político moderno encontra seu fundamento de legitimidade na democracia, uma vez que decorre de um acordo racional de vontades.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201305276205)
	sem. N/A: MODELOS CLÁSSICOS DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo o filósofo marxista Georg Lukács, "com justa razão se pode designar o homem que trabalha, ou seja, o animal tornado homem, através do trabalho, como um ser que dá respostas. É inegável que toda atividade laborativa surge como uma solução de respostas ao carecimento que provoca. Todavia, o núcleo da questão se perderia caso se tornasse aqui como uma relação imediata. Ao contrário, o homem torna-se um ser que dá respostas precisamente na medida em que ele generaliza transformando em perguntas seus próprios carecimentos e suas possibilidades de satisfazê-los."
 
Segundo
Lukács é correto afirmar:
		
	
	Que todo animal que trabalha um dia pode vir a ser um homem.
	
	Que o trabalho humano é uma resposta às necessidades naturais, porém uma resposta pensada que possibilita sua generalização sob a forma de pensamento.
	
	Que os animais não trabalham porque não são humanos, embora alguns animais possam trabalhar, como os cavalos.
	
	Que o ser humano é um animal e por isso os trabalhadores são tratados como animais por seus patrões capitalistas.
	
	Que o núcleo da questão é que o homem se torna um ser quando responde de forma imediata às suas necessidades naturais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201305277882)
	sem. N/A: A formação do pensamento político moderno e as questões básicas da Ciência Política
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Descrever a concepção weberiana de dominação e poder, explicando três tipos puros de dominação:
		
	
Resposta: Dominação tradicional é aquela em que o povo segue as tradições, crenças e costumes ( ex: Papa) Dominação carismática é aquela em o povo é conquistado através do carisma(ex: Hugo Chavéz) Dominação racional -Legal é aquela em que consiste na autoridade.
	
Gabarito: A dominação deve ser entendida, segundo Weber como uma probabilidade de mando e de legitimidade deste. A crença é condição fundamental para que a relação entre aquele que manda (domina) e aquele que obedece (dominado) se realize. Portanto, não é toda e qualquer relação de poder que é legitimada, é preciso que aquele que obedece acredite que voluntariamente naquele que tem poder de mando. Dominação racional-legal, dominação tradicional e dominação carismática.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201305211087)
	9a sem.: A sociologia de Max Weber
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Estudo realizado por Max Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, identifique e explique que tipo de dominação corresponde a apresentada no texto seguinte: ¿¿Os políticos controlam ¼ das emissoras comerciais de televisão do Brasil: 60 de um total de 250. Esse número se refere apenas aos veículos que detêm concessão governamental para reger programação. A Rede Globo tem 21 filiais pertencente a políticos, o SBT tem 17,a Bandeirantes 9. E há ainda as redes menores, todas com sua coleção de políticos. (Folha de São Paulo, 15/08/2005). 
		
	
Resposta: Dominação tradicional, pois a população segue um tradição.
	
Gabarito: Dominação tradicional, baseada na força dos costumes, das tradições, da força do poder local.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais