Buscar

apol psicomotricidade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Psicomotricidade
Leia a seguinte passagem:
" É fundamental que a criança possa vivenciar o mundo da fantasia, o que, entre outros benefícios, contribuirá para o seu desenvolvimento e aprendizado. Nesse sentido, o jogo, a brincadeira e o brinquedo assumem um papel central, pois o conhecimento de mundo da criança depende das relações que ela estabelece com os outros e com os objetos"
Após esta avaliação, caso queira ler trecho do texto integralmente, ele está disponível em:  CARMO, Gonçalo Cassins Moreira do. DISTEFANO, Fabiane. Jogo: ludicidade, corpo e movimento. P-15-43. IN: FINCK, Silvia Christina Madrid. Educação Física escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação. Curitiba: InterSaberes, 2013. p. 38.
O livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade apresenta a perspectiva defendida por Freire (1989) de uma "educação de corpo inteiro". Sob a ótica deste autor, esse tipo de educação abrange três dimensões. Sendo assim, enumere, na ordem sequencial, as definições que se relacionam a cada uma das dimensões apresentadas a seguir:
1. Educação da sensibilidade.
2. Educação da motricidade.
3. Educação do símbolo.
(    ) Tipo de educação na qual seria utilizado o universo da fantasia.
(    ) Tipo de educação que aconteceria  pela entrada de estímulos.
(    ) Tipo de educação que se daria e seria expressa pelo movimento.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	2 - 3 - 1
	
	B
	3 - 1 - 2
	
	C
	2 - 1 - 3
	
	D
	3 - 2 - 1
	
	E
	1 - 3 - 2
Questão 2/5 - Psicomotricidade
Considere a seguinte citação:
" [...] existem certas atitudes e comportamentos (de emissor) que têm sentido para outras pessoas (receptores), sendo entendidos e compreendidos. Depreendemos disso que todos os nossos gestos e atitudes (comportamentos) representam uma ideia, mesmo que não correspondam a uma intenção prévia nossa".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARINHO, Regina Bugeste. Et. al Pedagogia do Movimento: universo lúdico e psicomotricidade. - Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 63.
Conforme os conteúdos do livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade os comportamentos comunicativos podem ser de três formas. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos comportamentos a seguir
1. Inatos.
2. Adquiridos.
3. Socioculturais.
(   ) Todas as reações primitivas às estimulações externas ou internas que a criança manifesta sob várias formas, desde o nascimento.
(   ) São os que se relacionam à psicomotricidade e referem-se à gestualidade associada à nossa adaptação aos vários grupos dos quais participamos.
(   ) São aqueles que aprendemos durante a nossa vida.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	2 - 3 - 1
	
	B
	1 - 2 - 3
	
	C
	2 - 1 - 3
	
	D
	3 - 2 - 1
	
	E
	1 - 3 - 2
Questão 3/5 - Psicomotricidade
Leia o trecho do texto a seguir:
"As atividades lúdicas são elementos que contribuem, de forma significativa e fundamental, para o processo de formação social, afetiva e intelectual da criança. Ao brincar, está em contato direto com o outro, vivenciando uma relação de trocas, tanto afetivas como também de experiências [...] aos poucos, vão amadurecendo-a para a vida adulta".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, M. J. E. Ludicidade e educação emocional na escola: limites e possibilidades. Temática: Educação, arte e ludicidade. IN: Revista FAEBA: Educação e contemporaneidade. Salvador, v. 15, n. 25, p. 27-42, jan./jun., 2006. p. 29.
Considerando o trecho de texto anterior e os conteúdos abordados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, analise as alternativas a seguir. Assinale a opção que apresenta, corretamente, a atividade lúdica como forma de mediação:
	
	A
	Entre o mundo inconsciente e consciente.
	
	B
	Somente com do mundo simbólico.
	
	C
	Somente do mundo relacional.
	
	D
	Somente com o mundo consciente.
	
	E
	Entre o mundo relacional e o mundo simbólico.
Questão 4/5 - Psicomotricidade
Considere a seguinte citação:
"A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade mais expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência [...] ".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.p. 39.
Conforme apresentado no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, o ser humano organiza suas ações em quatro planos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos planos apresentados a seguir:
1. Plano físico.
2. Plano emocional.
3. Plano mental.
4. Plano espiritual.
(   ) É o plano que trata da nossa conexão com o universo.
(   ) É o plano dos sentimentos, das emoções, dos relacionamentos, da vida social e afetiva.
(   ) É o plano no qual acontece tudo o que se refere ao nosso corpo e à nossa energia vital.
(  ) É o plano das ideias, dos pensamentos, do que iremos planejar para o futuro e onde tentamos encontrar a solução para os nossos problemas.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	2 - 1 - 3 - 4
	
	B
	1 - 3 - 2 - 4
	
	C
	3 - 2 - 1 - 4
	
	D
	3 - 1 - 2 - 4
	
	E
	4 - 2 - 1 - 3
Questão 5/5 - Psicomotricidade
Leia o excerto de texto a seguir:
"Os conceitos de corporeidade, corpo-sujeito e consciência corporal são abordados e trazem também contribuições para o entendimento do ser humano enquanto corpo situado num contexto histórico e para a compreensão de suas diversas maneiras de se movimentar e atuar no mundo em que vive".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. O corpo humano: objeto de intervenções e sujeito da existência. In: Estudos de Psicologia.  2008, 13(2). p. 185.
Conforme os conteúdos do livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade alguns pensadores influenciaram a compreensão do conceito de movimento. Sendo assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
	
	A
	Aristóteles defendia que o corpo era desconectado dos desejos da alma.
	
	B
	Descartes formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência.
	
	C
	Descartes deixou à parte de seus estudos a questão do conceito de movimento humano.
	
	D
	Descartes defendia que o conceito de movimento excluía a relação com as vontades da consciência.
	
	E
	Platão formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes