Buscar

Comunicação e Expressão Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Primeiramente a coesão existe quando há uma harmonia entre as duas partes obtendo um texto claro e compreensivo. Coerência é quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Para ser coerente o assunto precisa está esclarecido sem deixar dúvidas para o leitor. Na canção Bye, Bye, Brasil composição de: Chico Buarque, Roberto Menescal e Dominguinhos, música composta para o filme Bye, bye, Brasil de 1979.
O texto acima apresenta coerência, porém, não há coesão. 
Como já estudado, vimos que a coesão proporciona a harmonia, a ligação entre frases ou períodos, colaborando para uma leitura melhor; e o uso dos conectivos como: conjunções, pronomes e advérbios facilitam a relação de significados entre as partes do texto. Já a coerência é o entendimento da mensagem, mantendo uma relação lógica das ideias do texto; o conhecimento de mundo de quem transmite a mensagem é um fator bastante relevante, pois traz consigo arquivos na memória que auxiliam na hora de desenvolver um texto lógico. Mas, não é preciso necessariamente, que haja a presença de coesão no texto para que seja entendido, um conteúdo pode apresentar coerência sem ter coesão, porém, um texto precisa ser compreendido para ser coerente. 
O texto acima mostra claramente que isso é possível; podemos entender que se refere a uma conversa ao telefone com uma pessoa que ele tem uma cesta intimidade, mesmo sem vermos a outra parte dialogando. O texto não apresenta conectivos, mas, a compreensão da leitura não é prejudicada, pois há sentido no texto com entendimento da mensagem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes