Buscar

Alimentos concentrados para animais domesticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alimentos concentrados 
SORGO: 
 Composição química:
 Formas de utilização: Forragem para todos os herbívoros; silagem; grão que pode substituir todo milho para vacas leiteiras, desde que moídos.
 
 Limitações: Algumas variedades de sorgo contêm em seu pericarpo substâncias amargas denominadas taninos um composto fenólico que, ligado à proteína, diminui a digestibilidade e a palatabilidade. Essas substâncias são responsáveis por inibição de algumas enzimas no sistema digestivo, interferindo no metabolismo de proteínas e carboidratos, e diminuindo sua digestibilidade e, consequentemente, a resposta animal. 
MANDIOCA
 
 Composição química: 
 Formas de utilização: Pode ser oferecida na forma de planta inteira ou só a raiz picada e secada na forma de raspas, além do uso na forma de farelos e farinhas. A parte vegetativa, in natura ou na forma desidratada e moída e ainda para produção de concentrado proteico. 
 Limitações: nas mandiocas bravas, existe o ácido cianídrico (HCN) com teores variando de 0,02 a 0,03%. Todas as plantas apresentam princípio tóxico, devido à presença de glicosídeos cianogênicos conhecidos como Linamarina e Lotaustralina, o HCN constitui-se como um produto que inibe a cadeia respiratória de seres vivos e reduz a palatabilidade do alimento (aproximadamente 70%).

Outros materiais